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Programação.

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Apresentação em tema: "Programação."— Transcrição da apresentação:

1 Programação

2 Objetivo da disciplina
Saber programar usando a Técnica de Programação Estruturada e uma Linguagem de programação estruturada. Saber usar ferramentas para a implementação e teste de programas simples.

3 Definições

4 Técnicas de Programação Estruturada
Técnicas de Programação Estruturada (Niklaus Wirth) é uma técnica de programação baseada no princípio de que todo algoritmo pode ser desenvolvido usando-se certas estruturas fundamentais de controle.

5 Linguagem de Programação Estruturada
É uma linguagem composta por um conjunto finito de palavras, comandos e instruções. Sendo que, seu objetivo é orientar o computador a realizar as ações no cumprimento de uma tarefa. Ex: Linguagem Pascal

6 Ferramentas de Implementação e Testes
Turbo Pascal  Ferramenta que irá traduzir o programa escrito em uma linguagem de programação estruturada para uma linguagem de máquina.

7 Resumindo: O objetivo é desenvolver programas de computador.

8 Como desenvolver um Programa?
Início de um programa Descrição das soluções no papel na qual chamamos de algoritmo Análise do Problema Codificação do algoritmo em uma linguagem de programação. Fim de um programa Estas duas etapas serão realizadas na disciplina de Algoritmos Esta etapa será realizada na disciplina de Programação (Aqui!!!!!)

9 Obter a multiplicação de dois números.
Início Algoritmo Análise Codificação Fim Problema: Obter a multiplicação de dois números. Análise: Ler o enunciado e montar a resolução do problema de maneira lógica (raciocínios lógicos).

10 Descrever a resolução do problema. Existem três tipos de resoluções:
Início Algoritmo Análise Codificação Fim Algoritmo: Descrever a resolução do problema. Existem três tipos de resoluções: Descrição Narrativa Fluxograma Pseudocódigo

11 Algoritmo: Descrição Narrativa Passo 1 – Receber o primeiro número;
Início Algoritmo Análise Codificação Fim Algoritmo: Descrição Narrativa Passo 1 – Receber o primeiro número; Passo 2 – Receber o segundo número; Passo 3 – Multiplicar o primeiro número pelo segundo; Passo 4 - Mostrar o resultado da multiplicação.

12 Algoritmo: Fluxograma Início Análise Algoritmo N1 Codificação N2 Fim
M  N1*N2 M

13 Algoritmo: Pseudocódigo Algoritmo Multi; Var N1,N2,M: Inteiro; Início
Análise Codificação Fim Algoritmo: Pseudocódigo Algoritmo Multi; Var N1,N2,M: Inteiro; Início Leia(N1); Leia(N2); M  N1*N2; Escreva(M); Fim.

14 Codificação: Program Multi; Uses wincrt; Var N1,N2,M:integer; Begin
Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação: Passar o algoritmo para uma linguagem de programação, de modo que o computador entenda o que deve ser processado. Nesta disciplina iremos usar a Linguagem de programação Pascal. Program Multi; Uses wincrt; Var N1,N2,M:integer; Begin Writeln(‘Entre com o primeiro número:’); Readln(N1); Writeln(‘Entre com o segundo número:’); Readln(N2); M := N1*N2; Writeln(‘O Resultado da multiplicação é ’,M); End.

15 Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação: Código-fonte

16 Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

17 Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

18 Início Algoritmo Análise Codificação Fim Codificação:

19 Tradutores Para que um computador possa "entender" um programa escrito em uma linguagem de programação, torna-se necessário um meio de tradução entre a linguagem utilizada no programa e a linguagem de máquina (do computador). Este meio pode ser de dois tipos: compilador e interpretador.

20 Interpretador Traduz e envia para execução, instrução por instrução e o programa permanece na forma fonte. ( .pas) ( .exe)

21 Compilador Traduz o programa escrito em linguagem de alto nível (programa-fonte) para um programa equivalente escrito em linguagem de máquina (programa-objeto). Código fonte Compilação Código Ajustável Link-edição Código Executável ( .pas) ( .obj) ( .exe)

22 Possibilidades de Erros no Programa:
Erros de Compilação : erros de digitação e de uso da sintaxe da linguagem. Erros de Link-Edição: erro no uso de bibliotecas de sub-programas necessárias ao programa principal. Erros de Execução : erro na lógica do programa (algoritmo).

23 Faça a 1ª Produção!!!!

24 Siga os procedimentos abaixo:
Abrir o TPW  Inicio>Programas>TPW1.5; Abrir um arquivo novo e salvar com o nome de ativ1.pas; Digitar o código abaixo neste arquivo; Program ativ1; Uses wincrt; Var x: integer; begin x := 10; writeln(‘Valor de x = ‘,x); end. Clicar em Compile e submenu Compile; Clicar em Run e run. Resultado: Será aberta uma janela que chamamos de janela de execução. Aparecerá a mensagem: Valor de x = 10. Verifique também no diretório que salvou o código fonte e verá que terá os seguintes arquivos: ativ1.pas e ativ1.exe.

25 Critérios de Qualidade de um Programa
Integridade: refere-se à precisão das informações manipuladas pelo programa, ou seja, os resultados gerados pelo processamento do programa devem estar corretos, caso contrário o programa simplesmente não tem sentido;

26 Clareza: Escrever um programa que permita ao autor ou a qualquer outro programador realizar manutenções. Importante: identação e comentários.

27 Simplicidade: Muitas vezes torna-se necessário sacrificar alguma eficiência de processamento, de forma a manter a estrutura do programa mais simples;

28 Eficiência: refere-se à velocidade de processamento e a correta utilização da memória para solucionar o problema.

29 Modularidade: consiste no particionamento do programa em módulos menores, com funções específicas de forma que a interação entre eles permite a resolução do problema de forma mais simples e clara;

30 Generalidade: é interessante que um programa seja tão genérico quanto possível de forma a permitir a reutilização de seus componentes em outros projetos.


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