A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIBRAS LIBRAS Professora: Fátima Freire Contatos: (85)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIBRAS LIBRAS Professora: Fátima Freire Contatos: (85)"— Transcrição da apresentação:

1 LIBRAS LIBRAS Professora: Fátima Freire Contatos: (85) 98867-0447

2 Mas afinal, o que é LIBRAS?
LÍNGUA BRA BRASILEIRA S DE SINAIS

3 Alguns conceitos fundamentais...
O povo surdo é grupo de sujeitos surdos que tem costumes, história, tradições em comuns e pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constrói sua concepção de mundo através da visão. A comunidade surda, na verdade não é só de surdos, já que tem sujeitos ouvintes junto, que são família, intérpretes, professores, amigos e outros que participam e compartilham os mesmos interesses em comuns em um determinado localização que podem ser as associação de surdos, federações de surdos, igrejas e outros.”

4 Surdinho? mudinho? SURDO

5 Definindo a surdez A surdez consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons. Verifica-se a existência de vários tipos de pessoas com surdez, de acordo com os diferentes graus de perda da audição. Surdez parcial Surdez leve Surdez moderada Surdez Surdez severa Surdez profunda

6 Quanto maior for a perda auditiva, maior será o tempo em que o aluno precisará receber atendimento especializado para o aprendizado da língua portuguesa oral. Tal perda, no entanto, não traz nenhum problema linguístico para o desenvolvimento e aquisição da língua brasileira de sinais.

7 E como surgiu a LIBRAS? Não existem relatos específicos sobre a origem da Língua de Sinais, porém destaca-se o início de seu uso no ano de 1760 na cidade de Paris na França, onde o abade L’Epée de aproximadamente sessenta anos fundou a primeira escola pública para surdos.

8 No Brasil a Língua de Sinais ganhou espaço a partir de quando Eduard Huet, um francês que ficou surdo aos doze anos veio ao país a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para meninos surdos primeiramente chamada Imperial Instituto de Surdos Mudos, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). A partir da fundação da escola, os surdos brasileiros puderam então criar a Língua Brasileira de Sinais, que se originou da Língua de Sinais Francesa e das formas de comunicação já utilizadas pelos surdos de vários locais do país. É importante ressaltar que nem sempre houve a aceitação pelo uso da Língua de Sinais, que muitas foram às tentativas em torno da discussão sobre como educar os surdos, pois alguns se mostravam favoráveis ao método oralista (Uso da fala).

9 VOCÊ CONCORDA COM O PROPOSTO NO CONGRESSO DE MILÃO?
No ano de 1880 em um Congresso Mundial de Professores Surdos ocorrido em Milão na Itália decidiu-se que todos os surdos deveriam ser educados pelo método oral puro, ou seja, sem o uso de qualquer sinal. VOCÊ CONCORDA COM O PROPOSTO NO CONGRESSO DE MILÃO?

10 Somente no ano de 1896 a pedido do Governo brasileiro, A. J
Somente no ano de 1896 a pedido do Governo brasileiro, A.J. de Moura e Silva, que atuava como professor de surdos no INES foi ao Instituto Francês de Surdos com a missão de avaliar esta decisão e chegou à conclusão de que o método oralista não era eficiente para todos os surdos.

11 No Brasil, só em 2002 a LIBRAS foi reconhecida como uma língua oficial, a nossa L2, pelo decreto de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei de 22 de abril de Esses suportes legais oficializam a LIBRAS, a sua inclusão como disciplina curricular e trata da formação dos profissionais instrutor e intérprete de LIBRAS.

12 INCLUSÃO Portanto quero que você saiba que assim como o povo ouvinte tem suas lutas e glórias em busca de liberdade, de uma sociedade democrática onde se possa viver bem e fazer uso de seus direitos, o povo surdo, que sempre esteve presente nesta mesma trajetória histórica também, pois é parte da sociedade e, além disso, ainda teve que lutar uma luta desleal e quase solitária. Sob o domínio de uma cultura da maioria (cultura ouvinte) que sempre tomou as decisões e dificilmente se colocou na posição do surdo para saber o que de fato era melhor para ele, o sujeito surdo conviveu com o preconceito, o isolamento social e a falta de oportunidades por não poder expressar de fato sua opinião.

13 OS CINCO PARÂMETROS DA LIBRAS

14 1. CONFIGURAÇÃO DE MÃOS São as diversas formas que uma ou as duas mãos tomam na realização do sinal. Podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor.

15 2. PONTO DE ARTICULAÇÃO (P.A.)
É o espaço em frente ao corpo ou uma região do corpo, onde os sinais são articulados. Os sinais articulados no espaço são de dois tipos: os que se articulam no espaço neutro ou tocam alguma parte do corpo.

16 3. MOVIMENTO Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais RIR, CHORAR E CONHECER tem movimento, como os sinais AJOELHAR, EM-PÉ, SENTAR não tem movimento.

17 4. ORIENTAÇÃO Orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ex: para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda, os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição QUERER E QUERER-NÃO; IR e VIR.

18 5. EXPRESSÃO FACIAL Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração tem como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO, ATO- SEXUAL.

19 CONTEXTUALIZANDO... Vejamos, por exemplo, o sinal “TRISTE”.

20 O ALFABETO EM LIBRAS

21 NÚMEROS EM LIBRAS

22 CONFIGURAÇÃO DAS MÃOS

23

24 PARA CASA... Pesquisar sobre as identidades surdas e trazer um trabalho escrito. O que aprendemos hoje? Definição de LIBRAS História da LIBRAS Importância da inclusão Aparatos legais Os cinco parâmetros da LIBRAS Alfabeto na LIBRAS Números em LIBRAS

25 REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação. Educação infantil – Saberes e práticas da inclusão. Brasília: MEC, 2006; STROBEL, Karin. História da Educação de Surdos. Florianópolis: UFSC, 2009. BRASIL, Presidência da República. DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. BRASIL, Presidência da República. LEI Nº , DE 24 DE ABRIL DE 2002. origem-e-historia


Carregar ppt "LIBRAS LIBRAS Professora: Fátima Freire Contatos: (85)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google