A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Literatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Literatura"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Literatura
Professor: Cesar Alunas: Franciele Soares Caseres Laís Aguiar Aryanne Ruiz Ávila 2 ano matutino

2 Obras de Machado de Assis
Realismo naturalismo Obras de Machado de Assis Características literárias de Machado de Assis Acrécimos Machado de Assis

3 Realismo _ Naturalismo
O REALISMO tem inicio em 1881, com a publicação de MEMORIAS POSTUMAS DE BRAS CUBAS, de Machados de Assis. Paralelamente ao realismo, caminha o NATURALISMO, que principia no mesmo ano, com a publicação de O MULATO, de Aluísio de Azevedo. O realismo-naturalismo tem seu termino em 1902, com o surgimento de OS SERTÕES, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha, obras que marcam o principio de um novo período literário: o pré-modernismo. Os escritores desse período procuram descrever com maior realidade os costumes e as relações entre os seres humanos.

4 O Naturalismo O naturalismo pode ser considerado como o realismo levado ate as ultimas consequência. Procura dar explicações cientificas para o comportamento e as atitudes dos personagens. Estes são encarados como produtos de fatores externos, biológicos ou sociais: meios físicos, raça e hereditariedade. Os escritores analisam as consequências das doenças, taras, vícios na formação da personalidade. Somado a isso, observam a influencia da natureza, meio social, família e educação nos personagens.

5 Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis ( ). Machado de Assis nasceu no morro do Livramento, Rio de Janeiro, e faleceu, também no Rio, aos 69 anos. Filho de um pintor e de uma lavadeira, ambos muito pobres, ficou órfão muito cedo. Mulato, tímido, gago e epilético, fez carreira como funcionário publicou e escritor. Autodidata, conquistou vasta cultura literária e, embora escrevesse criticas teatrais e literárias, crônicas, artigos públicos, contos e peças de teatro, a principio ganhou nome como poeta. Aos 30 anos, casou-se com Carolina Xavier de novais e desde então fez burocracia, na qual ascendeu e permaneceu ate a morte. Foi um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras; ao longo de mais de 50 anos de vida literária, colaborou em inúmeros jornais e revistas.

6 Principais obras de Machado de Assis
Poesia ( em que desenvolve o estilo parnasiano): Crisálidas (1864); Falenas (1869); Americanas (1875); Poesia completas (1901). Romance; Fase romântica: Ressurreição (1872); A mão e a luva (1874); Helena (1876); Iaiá Garcia (1878). Fase realista: Memorias póstumas de Brás Cubas (1881); Quincas Borba (1891); Dom Casmurro (1899); Esaú e Jacó (1904); Memorial de Aries (1908). Conto: Contos fluminenses (1869); História da meia-noite (1873); Papéis avulsos (1882); Histórias sem data (1884); Várias histórias (1896); Paginas recolhidas (1899); Relíquias da casa velha (1906). Teatro: Desencantos (1863); Quase ministro (1866); Os deuses de casaca (1870); Tu, só tu, puro amor (1896).

7 Características de Machado de Assis
Antecipação da modernidade literária: Enredo não linear. Presença constante de digressões. Metalinguagem. Diálogos com o leitor e com a tradições literárias. Analise psicológica/psicanalítica dos personagens. Humor sutil e permanente. Ironia fina e corrosiva. Visão metafisica relativista dos valores humanos (pessimismo).

8 Acrécimos

9 Resumindo Machados de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, que cultivou prosa de ficção (romance, teatro, critica, polemica, jornalismo, etc). Criador de um Realismo psicológico sem precedentes nem continuadores, que antecipam a modernidade literária, seu estilo é marcado sobretudo por enredo não linear, presença constante de digressões metalinguísticas, diálogos com o leitor e com as tradições literárias, humor sutil e permanente e análise psicológica/psicanalítica dos personagens, por meio de ironia fina e corrosiva. A visão machadiana sobre o ser humano é chamada de pessimista por relativizar sistematicamente todos os valores instituídos, entre os quais se destacam o Romantismo e as ideias positivistas e deterministas vigentes na época.

10 O Realismo Machadiano É unânime o reconhecimento de Machado de Assis como um dos maiores escritores brasileiro de todos os tempos. Além de inaugurar em nosso pais um realismo psicológico sem precedentes nem continuadores, anunciou a modernidade literária, por meio de obras que ate hoje se mantem novas e desafiadoras. Essas obras instigam, provocam e estimulam tanto o leitor comum quanto a critica literária, seja pela riqueza de seus procedimentos expressivos, seja pela densidade de sua temática. As principais características do estilo machadiano são as combinações irônica entre riso e melancolia; a criação de enredos não lineares, com a matéria narrada atravessada por digressões de vários tipos; os diálogos com o leitor e a tradição literária nacional e internacional; a ironia sarcástica, fina e corrosiva; o humor sóbrio e desencantado; a penetração nos recônditos mais profundos da alma humana universal e intemporal. Escritor múltiplo, inventivo e desconcertante, Machado de Assis exercitou todos os gêneros literários (poesia, conto, romance, teatro), produziu crônicas jornalística e ensaios teóricos, dialogou criticamente com o Romantismo e também com as doutrinas positivistas e deterministas, sempre numa perspectiva adiantada em relação a sua época. A visão metafisica relativista de todos os valores_ e por isso considera pessimista_, a linguagem repleta de ambivalências e de ambiguidades e a compreensão aguda das contradições sociais do pais constituem outras marcas do escritor, cuja produção mais amadurecida passaremos a analisar.

11 Obrigado... A todos...


Carregar ppt "Trabalho de Literatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google