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Geografia. Aula É fácil orientar outras pessoas? Introdução à cartografia Mafalda e seus amigos discutem sobre a orientação que a humanidade deve.

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1 Geografia. Aula 01 1.1 É fácil orientar outras pessoas? Introdução à cartografia Mafalda e seus amigos discutem sobre a orientação que a humanidade deve seguir. Qual a direção correta? Por quê?orientação

2 Como orientar e ser compreendido? 1.2 As pessoas percebem o espaço de diferentes formas. A cartografiacartografia facilita a compreensão espacial de pessoas diferentes. “É o esplendor dos mapas, caminho abstrato para a imaginação concreta. Letras e riscos irregulares abrindo para a maravilha” (Pessoa, 1969: 386)

3 FRENTE, COSTAS, DE QUEM? 1.3 A importância dos pontos de referência  Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. pontos de referência  Através deles é possível localizar qualquer lugar sobre a superfície da Terra, são eles: a) o Norte e o Sul que apontam na direção dos pólos terrestres; b) o Leste e o Oeste que apontam para o lado do nascer e do pôr do Sol, cruzando a linha Norte-Sul. NORTE SUL LESTEOESTE

4 Como precisar mais uma orientação? 1.4 Orientando com mais precisão: Rosa dos ventos  A Rosa dos Ventos é construída a partir da identificação dos pontos cardeais.pontos cardeais.  Os pontos colaterais são identificados entre dois pontos cardeais.  Os pontos sub-colaterais são identificados entre um ponto cardeal e um ponto colateral.  A Rosa dos Ventos é a base de orientação de todos os instrumentos atuais de navegação e localização.

5 É possível orientar através de outras referências? 1.5 Como identificar os pontos cardeais de maneira prática?  Identificar a posição que o Sol aparece.  Identificar o horário ou período da posição do Sol naquele instante.  Período da manhã (aproximadamente entre 05:30 e 11:59) estender o braço direito para onde o sol nasce identificando o LESTE.  Período da tarde (aproximadamente entre 12:01 e 18:00) estender o braço esquerdo para onde o Sol se põe identificando o OESTE.  Na verdade, a cada dia do ano, o Sol nasce e se põe num ponto diferente. Por isso, se tomarmos o Sol como referência para nos orientarmos a cada dia, tomaremos uma direção diferente ou por exemplo, apontaremos o braço direito para o lado leste, o braço esquerdo para o lado oeste, a frente para o lado norte e as costas para o lado sul.

6 1.6 Cuidados na orientação utilizando o “movimento aparente do Sol” como referência  Observe o horário representado na situação descrita;  Observe o deslocamento e o tamanho das sombras produzidas pelos objetos descritos na situação;  Identifique o lado leste em relação ao local onde você está;  Identifique os outros pontos cardeais.

7 É possível acertar alvos tão pequenos utilizando a orientação? 1.7 Coordenadas geográficas: localizando com exatidão.  São os elementos geográficos que nos dão condições para localizar qualquer ponto sobre a superfície terrestre.  As coordenadas geográficas foram determinadas por meio de observações astronômicas e satélites geodésicos. Suas informações são expressas em graus, minutos e segundos.  A coordenada geográfica é indicada através de duas variáveis: a longitude e a latitude.coordenada geográfica longitude latitude

8 1.8 Como identificar a longitude?  Identifique sua referência: meridiano de Greenwich, que divide o planeta em dois hemisférios: ocidental e oriental;  Identifique a distância em graus do ponto em relação ao meridiano de referência;  Identifique o hemisfério no qual o ponto se localiza: leste ou oeste;  As linhas imaginárias posicionadas verticalmente (meridianos) determinam a longitude;  A longitude varia de 0° ( no meridiano de Greenwich ) a 180° para leste e 180° para oeste. voltar

9 1.9 Como identificar a latitude?  Identifique sua referência: linha do Equador, que divide o planeta em dois hemisférios: setentrional e meridional;  Identifique a distância em graus do ponto em relação ao paralelo de referência;  Identifique o hemisfério no qual o ponto se localiza: norte ou sul;  As linhas imaginárias posicionadas horizontalmente (paralelos) determinam a latitude;  A latitude varia de 0° ( na linha do Equador ) a 90° para norte e 90° para sul. voltar

10 2.0 Como identificar um ponto no planisfério?  Para localizar um ponto na superfície terrestre, identificamos primeiro a latitude e depois a longitude, ou seja, suas coordenadas geográficas.  É o cruzamento de um paralelo com um meridiano que nos dará sua posição exata.

11 2.1 Podemos confiar nas distâncias expressas nos mapas?  A escala é uma proporção matemática, ou seja, uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa.  A escala pode ser expressa de diferentes modos, por exemplo: escala numérica e/ou gráfica. numéricagráfica

12 2.2 ESCALA NUMÉRICA  É representada por uma fração na qual o numerador representa a distância no mapa, e o denominador, a distância correspondente no terreno.  Em uma escala 1/100.000, por exemplo, qualquer medida linear no mapa (d) é, no terreno (D), 100.000 vezes maior.  A escala numérica pode ser representada por qualquer uma das seguintes formas: 1:100.000 ou 1/100.000. voltar

13 2.3 ESCALA GRÁFICA  Representa as distâncias do terreno sobre uma linha graduada. Normalmente, uma das porções da escala está dividida em décimos, para que se possa medir as distâncias com maior precisão.  É mais indicada para se visualizar a escala e para medir distâncias.  Podemos tomar qualquer comprimento no mapa e lê -lo na escala gráfica em quilômetros, metros, etc.  Necessitando-se medir ao longo de uma estrada curva, podemos utilizar por exemplo um cordão. voltar

14 DECIFRANDO OS MAPAS: AS LEGENDAS 2.4 Entendendo as legendas :  São elementos informativos do mapa que traduzem as informações gerais do título.  Detalham a informação do mapa.  A legenda transforma seu ponto de referência abstrato em uma referência concreta.

15 MAPAS: TEXTOS CHEIOS DE ESTILOS 2.5 Elementos básicos dos mapas: Título  informa o tema, local, tempo. Legenda  detalha as informações do título. Escala  permite visualizar a proporção entre o real e o abstrato. Orientação  indica as referências internas. Fonte  credencia a informação do mapa.

16 Tipos de mapas 2.6 Mapas políticos:  Enfatizam elementos humanos;  Destacam os limites e fronteiras;  Representam cidades, estados, países e continentes;  Indicam meios de transportes

17 Tipos de mapas 2.7 Mapas físicos:  Enfatizam elementos naturais;  Destacam fronteiras naturais;  Representam altitudes, profundidades, rios, lagos, oceanos, relevos.

18 Tipos de mapas 2.8 Mapas temáticos:  Enfatizam temas específicos;  Destacam múltiplas informações;  Expressam interesse particular;  Detalham o tema abordado.

19 Agora acho que orientar ficou mais fácil... 2.9 Vamos aplicar o que aprendemos:  Faça uma representação espacial do caminho da sua casa até a sua escola. Lembre-se: a orientação correta de uma localização depende das referências, proporções e indicações legendadas.

20 Alguns conceitos importantes Conceitos básicos para localização cartográfica: CARTOGRAFIA: é uma ciência que tem por objetivos a construção e a interpretação de cartas ou mapas geográficos.CARTOGRAFIA: ORIENTAÇÃO: busca do oriente. Determinar a posição de um lugar em relação ao oriente. Guiar, informar, esclarecer, determinar o caminho a seguir.ORIENTAÇÃO PONTOS CARDEAIS: são pontos que servem de referência básica para orientação no espaço.PONTOS CARDEAIS PONTO DE REFERÊNCIA: é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um espaço ou lugar que permite sua identificação individual.PONTO DE REFERÊNCIA ORIENTE: parte do céu onde o sol nasce; leste.


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