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UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOFTWARE DE APOIO AO PROCESSO DE REVISÃO POR PARES APLICADO NUM SISTEMA COMERCIAL Camila Kleine Prof. Everaldo A. Grahl, Orientador

2 ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO
1. Introdução e Objetivos 2. Fundamentação teórica 3. Desenvolvimento e Especificações do sistema 4. Operacionalidade do sistema 5. Resultados e Discussões 6. Conclusão 7. Extensões

3 INTRODUÇÃO Devido a preocupação das empresas de software em garantir a qualidade do seu produto, a procura de apoio para gerenciar o seu desenvolvimento vem aumentando. O CMMI é um modelo desenvolvido pelo Software Engineering Institute (SEI), que possui como objetivo principal guiar as organizações a conhecerem e melhorarem seus processos de software.

4 A empresa Senior Sistemas situada em Blumenau – SC, percebeu essa necessidade em seus processos e implantou o CMMI. Ao obter o nível 3 de maturidade, surgiu a necessidade de padronizar e definir procedimentos e métodos. Padronizar a codificação do sistema Sapiens através de revisão por pares.

5 OBJETIVO Desenvolver um software de apoio ao processo de revisão por pares que permita o gerenciamento na codificação do Sistema Sapiens. * Disponibilizando uma lista de verificações; * Relatórios de acompanhamento das revisões; * Atendendo as metas estabelecidas pelo CMMI.

6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O CMMI é um modelo de orientação que tem como objetivo eliminar as inconsistências durante o processo de desenvolvimento de software. - Dividido por 4 categorias: Gerência de processo, Gerência de Projeto, Engenharia e Suporte.

7 - Metas: resultado que deve ser alcançado
- Práticas: atividades devem ser realizadas para atingir essa meta. - Representação Estagiada: 5 níveis, conjunto áreas. - Representação Contínua: 6 níveis, seleciona ordem.

8 O objetivo da verificação é garantir que o software, ou um determinado processo do mesmo, esteja sendo implementado ou aplicado corretamente.

9 Revisões são focadas em especificações de requisitos, projetos e código fonte e podem variar em grau de formalidade do informal ao formal.

10 Metas e práticas da Verificação

11 No processo de revisão por pares deve ser definido:
Papéis: autor dos artefatos, revisor e o coordenador. CheckList: focar a atenção do revisor num conjunto pré-definido de questões. -Critérios de Saída: resultados e ações devem ser monitorados com os dados gerados. *Sugestões de Melhorias e Não Conformidades.

12 Sistema Atual - Lista de verificação mantida em planilhas Excel.
- Ambiente de revisão executado em um sistema Help-Desk sem recursos para gerenciamento. - Sem compartilhamento de informações.

13 Fluxo Atual

14 CheckList e Sugestão de Melhorias

15 Trabalhos Correlatos Ebertz desenvolveu o “Protótipo de Apoio ao Processo de Verificação Baseado na Norma ISO/IEC 12207”, que é um sistema de apoio ao processo de verificação. Junkes desenvolveu o “Software de Apoio ao Processo de Auditoria Segundo Normas de Qualidade”, que tem como objetivo auxiliar o processo de auditoria de sistemas. Filappi desenvolveu um modelo de avaliação de qualidade de abrangência ampla. E um estudo sobre as técnicas de inspeções e revisões de software, destacando um estudo sobre a ferramenta web IBIS.

16 DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA
Principais Requisitos Funcionais Manter: usuário; itens de verificação; tipos de defeito; não conformidade; sugestão de melhoria; tarefa de revisão; consulta da revisão efetuada; revisão. Emissão: relatório de itens de verificação; relatório mensal de revisões. .

17 Requisitos Não Funcionais

18 Diagrama de Caso de Uso

19 Diagrama de Atividades

20 Técnicas e Ferramentas Utilizadas
Ferramenta desenvolvimento: Delphi 7 - linguagem Object Pascal. Banco de dados: MySQL Gerenciador do Banco de Dados: MySQL-Front 5.1

21 OPERACIONALIDADE DO SISTEMA
Tela inicial com a opção de login

22 Tela inicial com perfil de administrador

23 Tela de revisão

24 Informações extraídas do sistema Help-Desk

25

26 Consulta da Revisão efetuada

27 Relatório dos Itens de Verificação

28 RESULTADOS E DISCUSSÕES

29 CONCLUSÃO A melhoria da qualidade de um produto de software é obtida quando se elimina as causas que geram os defeitos, e a redução destes defeitos vem acompanhado da redução de custos e de re-trabalhos. Disseminação do conhecimento; A padronização alcançada; O gerenciamento e controle de informações; Adoção de um processo com base em um modelo que já é aplicado na empresa, o CMMI. Objetivos atingidos; Conhecimentos pessoais agregados;

30 EXTENSÕES controle do tempo nas revisões; adaptação para novos tipos de revisões e grupos de trabalho; versão em ambiente web; abrangência nos itens de verificação; anexar figuras e texto na revisão; envio de instruções por .

31 DEMONSTRAÇÃO DA FERRAMENTA


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