A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A poesia romântica Objetivos: Introduzir a poesia romântica no Brasil em suas três principais vertentes: a nacionalista; a egotista, do mal do século;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A poesia romântica Objetivos: Introduzir a poesia romântica no Brasil em suas três principais vertentes: a nacionalista; a egotista, do mal do século;"— Transcrição da apresentação:

1 A poesia romântica Objetivos: Introduzir a poesia romântica no Brasil em suas três principais vertentes: a nacionalista; a egotista, do mal do século; e a condoreira. Perspectiva: historiográfica e analítica. Atividades: exposição, leitura e estudo de poemas. Leitura para a aula: CANDIDO, Antonio. O romantismo no Brasil.

2 ROMANTISMO: O PRINCÍPIO DO MODERNO
O primeiro e maior círculo (do romantismo) contorna a civilização no Ocidente que vive as contradições próprias da Revolução Industrial e da burguesia ascendente. Definem-se as classes: a nobreza, a pouco apeada do poder; a grande e pequena burguesia, o velho campesinato, o operariado crescente. Precisam-se as visões da existência: nostálgica, nos decaídos do Ancien Régime; primeiro eufórica, depois prudente, nos novos proprietários; já inquieta e logo libertária nos que veem bloqueada a própria ascensão dentro dos novos quadros (Alfredo Bosi, História Concisa da Literatura Brasileira, p. 91)

3 O romantismo Brasileiro, contexto de produção*
Início do século XIX – pré-romantismo franco-brasileiro; vinda da família real – imprensa, teatro, música erudita, publicação de livros; 1822 – independência do país + independência literária. *CANDIDO, Antonio. Cap. VIII – Resquícios e prenúncios in Formação da literatura brasileira: momentos decisivos Rio de Janeiro. Ouro sobre azul,2013

4 UM PRINCÍPIO FUNDAMENTAL*
O romantismo pode ser considerado como o início do período da lírica moderna. A liberdade de criação. No Brasil, essa liberdade, inicialmente, gerou um sentimento NACIONALISTA, seguido posteriormente de uma poesia de inspiração byronista, e de outra de vontade de libertação e senso de justiça. *vídeo completo disponível em:

5 O NACIONALISMO O GRUPO DE PARIS – a revista Niterói:
Gonçalves de Magalhães, Manuel de Araujo Porto-Alegre.  uma poesia incipiente, entretanto, já direcionando caminhos: os temas da liberdade na construção poética e a temática indígena e da natureza.  o olhar particular do romântico brasileiro sobre esses dois elementos.

6 Gonçalves Dias “O canto do guerreiro” – In Primeiros Cantos: o paradoxo da representação: MUSICALIDADE: a redondilha menor e o ritmo do verso; A temática indígena / o olhar do IDEAL  o guerreiro forte e invencível que chama sua tribo para a guerra (guerreiro europeu ou indígena?); O uso de elementos da cultura indígena: a mescla da linguagem erudita e do léxico do guerreiro.

7 O EGOTISMO e A MÁSCARA ROMÂNTICA*.
Românticos ficaram sendo os rapazes que morrem cedo; que imaginamos ao mesmo tempo castos nos suspiros e terrivelmente carnais nos desregramentos; rapazes que a lenda se apossou, deformando-os sob um jogo às vezes admirável de máscaras contraditórias. (ANTONIO CANDIDO) *CANDIDO, Antonio. Cap. XII – Avatares do egotismo in Formação da literatura brasileira: momentos decisivos Rio de Janeiro. Ouro sobre azul,2013. (p.465)

8 Álvares de Azevedo Traços da tradição na forma, o verso decassílabo indeciso, as quadras. A dramaticidade do tema: o desejo da morte para o derradeiro encontro final com a amada – morta ou inexistente? A natureza como um espaço de encontro da angústia do eu-lírico Mas... o reconhecimento tímido das alegrias da vida (a mãe, os amigos, e a própria lembrança da morte – o falso desejo)

9 A LIBERDADE E A JUSTIÇA*
“(...)há inicialmente em Castro Alves o sentimento da história como fluxo. Por isso logrou uma visão larga e humana do escravo, que não é para ele apenas caso imediato a ser solucionado, mas símbolo de uma problemática permanente, termo e episódio do velho drama da alienação do homeme, que ele sente, como bom romântico, em termos da luta perpétua entre o bem e o mal” (ANTONIO CANDIDO) *CANDIDO, Antonio. Cap. XII – Avatares do egotismo in Formação da literatura brasileira: momentos decisivos Rio de Janeiro. Ouro sobre azul,2013. (p.465)

10 Castro Alves O novo olhar sobre os homens negros;
A característica do amor materno – a aproximação da figura do Cristo e, por extensão do amor de Maria. A dramaticidade: escolhas lexicais relacionadas à morte para melhor demonstrar o sofrimento causado pela escravidão. As metonímias para a escravidão.

11 Recapitulando: Romantismo como o espírito da liberdade criativa.
No Brasil: NACIONALISMO, EGOTISMO, LIBERDADE. Características individuais dos autores. O ideal e o subjetivo como foco central da poesia.

12 BIBLIOGRAFIA ALVES, Castro. Os escravos. (versão em domínio público: ) AZEVEDO, Álvares de. "Lira dos Vinte Anos". São Paulo: Martins Fontes, 1996. CANDIDO, Antonio. Cap. IX, X, XII e XIV in Formação da literatura brasileira: momentos decisivos Rio de Janeiro. Ouro sobre azul,2013. DIAS, Gonçalves. Poesia. Coleção "Nossos Clássicos". São Paulo, Agir, 1969


Carregar ppt "A poesia romântica Objetivos: Introduzir a poesia romântica no Brasil em suas três principais vertentes: a nacionalista; a egotista, do mal do século;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google