Profa. Consuelo Holanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Consuelo Holanda"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Consuelo Holanda
Teoria das Cores Profa. Consuelo Holanda @consueloholanda

2 Espectro de Cores O arco íris, além de ser um lindo fenômeno da natureza, nos ajuda a entender a composição das cores. Ao incidir nas gotas de água da chuva pelas quais passa, os raios da luz solar, atravessando as nuvens, se decompõem em várias cores. A luz solar é composta de radiações de ondas de diferentes comprimentos.

3 Espectro de Cores Isaac Newton, físico do século XVIII, utilizando-se de um prisma transparente, reproduziu um arco-íris dentro de casa para provar que essas radiações de ondas diferentes são coloridas e compõem-se de sete cores básicas: -Vermelho, Laranja, Amarelo - ondas longas; Verde - intermediário; Azul ciano, Azul Anil e Violeta - ondas curtas. -A faixa colorida que Isaac Newton obteve ao separar as cores é chamada de "espectro solar". -Nem todas as cores podem ser vistas por nossos olhos. O infra-vermelho e o ultra- violeta por exemplo, não são cores visíveis no arco-íris.

4 Teoria das Cores Leonardo da Vinci formulou a Teoria das Cores, que são formulações históricas contidas em seus escritos e reunidas no livro Tratado da Pintura e da Paisagem - Sombra e Luz. Sua primeira edição só foi publicada 132 anos após sua morte. A publicação trata das anotações recolhidas pelo artista ao longo de anos de observação e é a teoria mais corrente, sendo um legado do Renascimento para as artes visuais. @consueloholanda

5 Cor é vida As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na verdade, composta pelas sete cores do arco-íris. Quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem. É esse fenômeno que nos permite dizer qual a cor dos objetos.

6 Monet e a impressão luminosa
"Somente para uma pequena minoria a cor constitui apenas um elemento de satisfação estética. Geralmente cores representam expressões da mente humana e sentimentos da alma. É assim que a grande massa popular as interpreta.” Simão Goldman

7 As Cores As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano. Aparentemente, damos um peso às cores. Na realidade, olhando para cada cor damos um valor-peso que é somente psicológico. A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia das pessoas, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto. Através da combinação de diferentes cores descobrimos efeitos surpreendentes.

8 Disco de Cores

9 O círculo das cores Ao lado a representação do círculo com as 12 famílias de matizes das cores pigmento. 1 - Amarelo 2 - Amarelo alaranjado 3 - Laranja 4 - Vermelho alaranjado 5 - Vermelho 6 - Vermelho violeta 7 - Violeta 8 - Azul violeta 9 - Azul 10 - Azul esverdeado 11 - Verde 12 -Amarelo esverdeado

10 Disco de Cores Criado por Johannes Itten, permite descobrir combinações harmoniosas de cores. Itten percebeu que havia um certo senso comum entre as cores utilizadas pelos diversos pintores famosos. Eles faziam instintivamente diversas combinações harmônicas de cores, sem recorrer aparentemente a nenhuma teoria pré-concebida. Foi observando o modo como esses pintores combinavam as cores em seus trabalhos ao longo dos séculos que ele criou uma teoria para isso e a publicou em um livro, chamado The Art of Color, The Subjective Experience and Objective Rationale of Color.

11 Disco de Cores Itten mostra que embora as pessoas possuam diferentes julgamentos em relação à harmonia das cores, é possível estabelecer algumas regras que fazem sentido para a quase a totalidade das pessoas. Ou seja: algumas cores sempre vão combinar melhor com determinadas cores do que com outras. Para mostrar como isso acontecia, ele desenhou um disco em forma de pizza e o repartiu em vários pedaços (fatias), dispostas de forma a que sempre havia uma cor diametralmente oposta a outra: o disco de cores.

12 As cores primárias Cores Primárias:
São as cores que não podem ser formadas por nenhuma mistura. São elas azul, amarelo e vermelho.

13 Cores Secundárias Cores Secundárias: São as cores que surgem da mistura de duas cores primárias.

14 Cores complementares Cores complementares são as cores opostas no disco de cores. Ex: o vermelho é complementar do verde. O azul é complementar do laranja. As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes. Assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um violeta. Combina cores quentes e frias. Em qualquer trabalho devemos escolher uma cor dominante e sua cor complementar será usada em menores proporções, apenas para dar equilíbrio à composição. ds

15 Disco de Cores Veja como Itten descobriu as cores complementares.
Observe fixamente a figura a seguir: Depois de alguns segundos olhe para uma folha ou parede branca.

16

17 Discos de Cores RYB e RGB
O disco da figura, criado por Itten, é do tipo RYB. Existem discos em outros sistemas de cores, como o RGB. O RYB é o melhor na indicação das cores harmônicas. O RGB , é o que forma as cores dos sistemas de comunicação visual, como a televisão e até mesmo o monitor do seu computador.

18

19 Cores Análogas Cores análogas ou adjacentes são as que aparecem lado-a-lado no disco de cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas são usadas para dar a sensação de uniformidade. Apesar de serem consideradas composições cansativas, também são reconhecidas como elegantes.

20 Cores Monocromáticas É a harmonia que emprega uma só cor, porém em tonalidades diferentes. Esta harmonia é muito interessante para pequenos espaços. A variação de texturas evita a monotonia. É depois da complementar, uma das composições mais usadas.

21

22 A temperatura das cores
A temperatura das cores, designa a capacidade que as cores têm de parecer quentes ou frias.

23 Aqui um exemplo do uso da cor preto para destacar as demais.
Contrastes Aqui um exemplo do uso da cor preto para destacar as demais. @consueloholanda

24 Contrastes de limite A cor central é uma mistura das duas cores laterais. Observe que a faixa central é clareada por cada uma das duas outras cores, mas do lado oposto. No limite com a faixa vermelha, o violeta é clareado pelo azul e, no limite com a faixa azul, o violeta é clareado pelo azul, o violeta é clareado pelo vermelho.

25 As cores primárias (indicadas por um 'P') são o vermelho, o amarelo e o azul. As secundárias (indicadas por um 'S') localizam-se entre cada duas primárias - na verdade são a soma das duas - e são o laranja, o verde e o magenta. Entre cada primária e secundária encontra-se a soma das mesmas: são as cores terciárias (indicadas por um 'T'), o vermelho-laranja, o laranja-amarelo, o amarelo-verde, o ciano, o violeta e o púrpura. Em relação ao disco do modelo RGB, as cores situadas entre o vermelho e o verde aparecem aqui "esticadas" de modo que do lado direito predominam cores de vermelho a verde e do lado esquerdo de azul a vermelho. RYB

26 RGB As cores primárias (indicadas por um 'P') são o vermelho, o verde e o azul. As secundárias (indicadas por um 'S') localizam-se entre cada duas primárias - na verdade são a soma das duas - e são o amarelo, o ciano e o magenta. Entre cada primária e secundária encontra-se a soma das mesmas: são as cores terciárias (indicadas por um 'T'), o laranja, o verde-amarelo, o verde-ciano, o ciano-azul, o violeta e o púrpura.

27 A combinação das cores-pigmento e seus efeitos visuais
CORES MONOCROMÁTICAS: São cores que pertencem a mesma família ( matiz ), mas tem luminosidade e saturação diferentes. Podem ocorrer contrastes acentuados, mas o resultado não é tão complexo como quando utilizado mais de um matiz.

28 A combinação das cores-pigmento e seus efeitos visuais
CORES COMPLEMENTARES: São pares de cores que se opõem no círculo das cores, como o vermelho e o verde. Pequenas quantidades de cores complementares, colocadas lado a lado, dão como resultado um efeito opaco. Imagem 2 no próximo slide. Grandes quantidades de cores complementares, lado a lado, intensificam uma à outra. Ver Imagem 1 no próximo slide.

29 CORES COMPLEMENTARES

30 Combinações Tríade É um esquema que usa três cores secundárias equidistantes. Por exemplo: verde, violeta, laranja ou então violeta azulado, laranja avermelhado, verde amarelado (RYB). A tríade é considerada como um dos esquemas mais harmoniosos na roda de cores. Forma um triângulo isósceles na Roda de Cores. Dica: Para encontrar a cor desejada nesta composição, pule três cores.

31 Combinações Esquema policromático
Usam-se muitas cores da roda de cores. É uma combinação charmosa e alegre.

32 Cores acromáticas ou neutras
Cores Acromáticas: São as cores chamadas neutras: o branco, o preto, as cinzas e os marfins. O branco é a soma de todas as cores primárias, o preto é a ausência delas. Ou seja, o preto é a ausência da luz.

33 Aspectos das cores As cores podem parecer diferentes em função da cor do fundo.

34 Qual dos círculos é maior?
Efeitos com as cores Qual dos círculos é maior? Resposta: eles são exatamente do mesmo tamanho

35 Para saber mais sobre as cores, consulte os seguintes sites:
Bibliografia Para saber mais sobre as cores, consulte os seguintes sites: Pesquisa sobre as cores e seus efeitos na vida das pessoas: Sobre mistura de cores (ed. artística): Assuntos diversos para pesquisa escolar: Cor luz/física: Cor luz:

36 Temos a arte para não morrer da verdade
Friedrich Nietzsche


Carregar ppt "Profa. Consuelo Holanda"
Anúncios Google