A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Transmissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Transmissão"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Transmissão

2 Conceito A transmissão de dados é a troca de informações através de qualquer suporte físico, adequado à velocidade de transmissão e quantidade de informação a trocar, de forma a que a degradação das informações seja evitada.

3 Para garantir a boa qualidade de transmissão há uma série de funcionalidades que devem ser realizadas, tais como a identificação dos equipamentos, o controle de fluxo da transmissão, a sincronização entre estações e a detecção de erros de transmissão, assim como a sua eventual correção.

4 As transmissões de dados referem-se a qualquer comunicação de um sinal eletromagnético:
Os sinais usados podem ser divididos em duas grandes categorias: analógicos ou digitais.

5 Um sinal digital possui um número finito de estados (níveis) com transições bruscas (descontinuas) entre estados. As operações de colocação e extração dos dados do sinal são conhecidas por codificação e descodificação. Os dispositivos que realizam estas operações são conhecidos por CODEC.

6 Um sinal analógico é por definição continuo podendo tomar qualquer valor intermédio, tipicamente são utilizadas ondas sinusoidas. As operações de colocação e extração dos dados do sinal são conhecidas por modulação e desmodulação. Os dispositivos que realizam estas operações são conhecidos por MODEM.

7 Tipos de Transmissão

8 A ligação simplex Caracteriza uma ligação na qual os dados circulam num só um sentido, ou seja do emissor para o receptor. Este tipo de ligação é útil quando os dados não têm necessidade de circular nos dois sentidos (por exemplo, do seu computador para a impressora ou do rato para o computador.

9 A ligação half-duplex (às vezes chamada ligação de alternância ou semi-duplex)
Caracteriza uma ligação na qual os dados circulam num sentido ou no outro, mas não os dois simultaneamente. Assim, com este tipo de ligação, cada extremidade da ligação emite por sua vez. Este tipo de ligação permite ter uma ligação bidirectiva que utiliza a capacidade total da linha.

10 A ligação full-duplex (chamada também duplex integral)
caracteriza uma ligação na qual os dados circulam de maneira bidirectiva e simultaneamente. Assim, cada extremidade da linha pode emitir e receber ao mesmo tempo, o que significa que a banda concorrida está dividida por dois para cada sentido de emissão dos dados, se um mesmo suporte de transmissão for utilizado para as duas transmissões.

11 O modo de transmissão designa o número de unidades elementares de informações (bits) que podem ser transmitidas simultaneamente pelo canal de comunicação. Com efeito, um processador (por conseguinte, o computador em geral) nunca trata (no caso dos processadores recentes) só uma bit de cada vez, permite geralmente tratar vários (na maior parte do tempo 8, ou seja um byte), é a razão pela qual a ligação básica num computador é uma ligação paralela.

12 Ligação paralela Designa-se por ligação paralela a transmissão simultânea de N bits. Estas bits são enviadas simultaneamente para N vias diferentes (uma via é, por exemplo, um fio, um cabo ou qualquer outro suporte físico). A ligação paralela dos computadores de tipo PC necessita geralmente 10 fios

13 Exemplo: Ligação Centronics A ligação Centronics é uma norma usada na transmissão de informação através de portas paralelas, para ligação de impressoras a computadores pessoais, e que foi desenvolvida pelo fabricante de impressoras Centronics. Apesar de não ser absolutamente correto, usam-se indiferentemente os termos “porta paralela” e “porta Centronics” para designar a mesma coisa.

14 Ligação em série Numa ligação em série, os dados são enviados bit a bit na via de transmissão. Contudo, já que a maior parte dos processadores trata as informações de maneira paralela, trata-se de transformar dados que chegam de maneira paralela em dados em série a nível do emissor, e contrariamente a nível do receptor

15 Numa comunicação em série o preço do hardware de comunicação é consideravelmente reduzido, contudo a transmissão de dados é lenta comparada com a transmissão paralela. A transmissão série resultou da necessidade de transferência de dados entre um computador e um terminal remoto.

16 Comparação de Rendimento

17 Modo de transmissão paralelo: rendimento de 100% alguns sinais de sincronização Modo de transmissão série assíncrono: rendimento de 65% muitos bits de sincronização Modo de transmissão série síncrono: rendimento de 95 % poucos bits de sincronização

18 A transmissão USB Inicialmente a transmissão USB (Universal Serial Bus) foi projetada para ligar equipamentos periféricos, tais como teclados e Mouses ao computador. Entretanto, a comunicação USB provou ser muito útil em diversas aplicações, incluindo medição e automação industrial.

19 Os meios de transmissão mais comumente utilizados são:
Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Ótica Radiodifusão Ligação ao Meio


Carregar ppt "Técnicas de Transmissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google