A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MALÁRIA. O QUE É A MALÁRIA? A MALÁRIA É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA E SE MANIFESTA ATRAVÉS DE ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM APARECER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MALÁRIA. O QUE É A MALÁRIA? A MALÁRIA É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA E SE MANIFESTA ATRAVÉS DE ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM APARECER."— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MALÁRIA

2 O QUE É A MALÁRIA? A MALÁRIA É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA E SE MANIFESTA ATRAVÉS DE ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM APARECER ISOLADAMENTE OU EM CONJUNTO TAIS COMO: Mosquito Anopheles

3 HISTÓRIA MALÁRIA É UMA DAS DOENÇAS PREVALENTES NO MUNDO TODO, OCORRENDO EM CERCA DE 101PAÍSES. 40% DA POPULAÇÃO MUNDIAL ESTÁ SOB ALGUM RISCO DE CONTRAIR MALÁRIA. ESTIMA-SE QUE CERCA DE 300 A 500 MILHÕES DE PESSOAS SEJAM INFECTADAS A CADA ANO,SENDO OS PAÍSES DA ÁFRICA RESPONSÁVEIS POR 90% DESSAS PESSOAS. A MORTALIDADE É BASTANTE EXPRESSIVA E CHEGA A OCORRER MAIS DE UM MILHÃO DE ÓBITOS PRINCIPALMENTE EM CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS E GESTANTES.

4 MALÁRIA  O TERMO MALÁRIA É DE ORIGEM ITALIANA, OS MÉDICOS AFIRMAVAM QUE A MALÁRIA ERA ADQUIRIDA AO SE RESPIRAR O AR PESTILENTO DOS PÂNTANOS (MAL ÁRIA OU MAU AR)  NOMES POPULARES: PALUDISMO,IMPALUDISMO, SEZÃO, FEBRE PALUSTRE, MALEITA, TREMEDEIRA.  O TERMO MALÁRIA É DE ORIGEM ITALIANA, OS MÉDICOS AFIRMAVAM QUE A MALÁRIA ERA ADQUIRIDA AO SE RESPIRAR O AR PESTILENTO DOS PÂNTANOS (MAL ÁRIA OU MAU AR)  NOMES POPULARES: PALUDISMO,IMPALUDISMO, SEZÃO, FEBRE PALUSTRE, MALEITA, TREMEDEIRA.

5 ESTIMA-SE QUE A MALÁRIA TENHA SURGIDO NO CONTINENTE AFRICANO. DE LÁ SE ESPALHOU POR VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA E DA ÁSIA E, TALVEZ, TENHA CHEGADO ÀS AMÉRICAS NOS NAVIOS DOS DESCOBRIDORES. EMBORA PAREÇA SER UMA DOENÇA TÃO ANTIGA QUANTO A HUMANIDADE, FOI SÓ NO SÉCULO V A.C. QUE HIPÓCRATES DESCREVEU-A DETALHADAMENTE. ANTES DELE, A MOLÉSTIA ERA ATRIBUÍDA AO CASTIGO DOS DEUSES OU AOS MAUS ESPÍRITOS. NO BRASIL, A AMAZÔNIA É A ÁREA MAIS SUJEITA À TRANSMISSÃO DA DOENÇA, ESPECIALMENTE DEPOIS QUE O HOMEM INVADIU O HABITAT DO MOSQUITO.

6 A EPIDEMIOLOGIA DA MALÁRIA  É O ESTUDO DOS PLASMÓDIOS, DO HOMEM DOENTE, DOS ANOFELINOS TRANSMISSORES E DO HOMEM SÃO, QUE PODEM CONTRAIR A MALÁRIA E TODO E QUALQUER FATOR QUE POSSA INFLUENCIAR NA SUA DISTRIBUIÇÃO E TRANSMISSÃO.

7 SINTOMAS Dor no corpo Fraqueza Dor na barriga Dor nas costas Tonteira Enjôo

8 O QUE CAUSA A MALÁRIA? O QUE CAUSA A MALÁRIA É A PRESENÇA NA PESSOA DE UM AGENTE INFECCIOSO, UM PARASITA CHAMADO PLASMÓDIO, TRANSMITIDO POR UM MOSQUITO CHAMADO ANOPHELINO. ESSE PARASITA É O AGENTE CAUSADOR DA MALÁRIA.

9 O QUE CAUSA A MALÁRIA? ESSE PARASITA É O AGENTE CAUSADOR DA MALÁRIA. EXISTEM QUATRO ESPÉCIES DE PLASMODIUM E SEUS NOMES CIENTÍFICOS SÃO: P. VIVAX, P. FALCIPARUM, P. MALARIAE E P. OVALE ( NÃO EXISTE NO BRASIL).

10 O MOSQUITO ANOFELINO TAMBÉM CONHECIDO COMO: MOSQUITO PREGO; PERNILONGO; MURIÇOCA; CARAPANÃ OU SUVELA. A EXPRESSÃO “MOSQUITO PREGO” É USADA EM ALGUMAS REGIÕES EM FUNÇÃO DA FORMA COMO ELE POUSA, CONFORME MOSTRA A ILUSTRAÇÃO ACIMA.

11 O AGENTE TRANSMISSOR AS ESPÉCIES MAIS COMUNS DA AMAZÔNIA SÃO ANOPHELES DARLINGI E ANOPHELES AQUASALIS. A. DARLINGI: EM GERAL COLOCAM SEUS OVOS EM ÁGUA PARADAS, LIMPAS E SOMBREADAS E COM PEQUENAS MOVIMENTAÇÕES. A. AQUASALIS: É O TRANSMISSOR DA FAIXA LITORÂNEA DA AMAZÔNIA E DEPOSITA SEUS OVOS EM ÁGUA SALOBRA.

12 COMPORTAMENTO DURANTE O DIA, OS MOSQUITOS PROCURAM ABRIGO EM LOCAIS ÚMIDOS, SEM MUITA LUZ. DO ENTARDECER AO AMANHECER OS MOSQUITOS FÊMEAS PICAM AS PESSOAS EM BUSCA DE SANGUE PARA AMADURECER OS OVOS. OS MACHOS SE ALIMENTAM DE SEIVA DE PLANTAS E FLORES. Mosquito Fêmea Mosquito macho

13 O AGENTE TRANSMISSOR Reprodução O mosquito anofelino tem um ciclo evolutivo que compreende as seguintes fases: Quando adulto os mosquitos abandonam a água e vão em busca de alimentação somente as fêmeas vão em busca de sangue para amadurecerem os ovos.

14 2 – 3 Dias 2 - 3 Dias 7 – 10 Dias 2 Dias 15 Dias Ovo larva pupa

15 O AGENTE TRANSMISSOR CRIADOUROS Pela exuberância da floresta amazônica, os seus rios, igarapés, lagoas, remanso dos rios, córregos, valetas, escavações, reservatório de águas salobras e riachos são inúmeros os criadores naturais do mosquito.

16 O AGENTE TRANSMISSOR CRIADOUROS

17 COMO A MALÁRIA É TRANSMITIDA A transmissão da malária depende da presença e da interação dos seguintes fatores:

18 COMO A MALÁRIA É TRANSMITIDA Existem varias modalidade de transmissão da malária: picada da fêmea do mosquito anophelino infectada, transfusão com sangue contaminado, perfuração acidental com estiletes agulhas e seringas, contaminação do filho pela mãe com malária, por ocasião do parto.

19 COMO A MALÁRIA É TRANSMITIDA DESSAS, A MAIS COMUM É A TRANSMISSÃO DA DOENÇA DE UMA PESSOA INFECTADA PARA UM PESSOA SADIA ATRAVÉS DA PICADO DO MOSQUITO ANOPHELINO FÊMEA. OBSERVE A CADEIA DE TRANSMISSÃO.

20 COMO INTERROMPER O CICLO DA MALÁRIA? PRIMEIRO, É NECESSÁRIO ESTAR CONSCIENTE QUE O PLASMÓDIO É O AGENTE CAUSADOR E O MOSQUITO É O AGENTE TRANSMISSOR. O PLASMÓDIO ESTÁ:

21 Por essa razão, a pessoa infectada e o mosquito são os pontos centrais do programa. A mudança de enfoque centrada no homem é um desafio que deve ser enfrentado.

22 Assim, se reduzirmos os casos tomando medidas preventivas essenciais, diagnosticando e tratando precocemente as pessoas, estaremos interrompendo o ciclo de transmissão.

23 EM QUANTO TEMPO A MALÁRIA SE MANIFESTA. Após a picada do mosquito fêmea, infectada pelo plasmódio, pode levar vários dias até aparecer o primeiro sintomas da malária.

24 MANIFESTAÇÃO O período de incubação: É o espaço de tempo entre a picada do mosquito e o aparecimento dos primeiros sintomas; Após o período de incubação, a pessoa começa a apresentar:

25 Agente infeccioso Período de incubação Média Plasmodium falciparum 8 a 12 dias 12 dias Plamodium vivax 13 a 17 dias 14 dias Plasmodium malariae 18 a 30 dias 30 dias

26 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL MALÁRIADENGUECHIKUNGUNYA FEBRENÃO Persistente, moderada Febre moderada persistente Febre Alta persistente DORCefaléia, tremor, cansaço, calafrios Cefaléia, Dor retroorbitária, Mialgia, Artralgia Cefaléia, dor retroorbitária, mialgia, artralgia bilateral FADIGACansaço EXANTEMA Sem exantemaCom exantema após 4 dias de sintomas Com exantema após 1 semana

27 DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL MALÁRIADENGUECHIKUNGUNYA TRATAMENTO Com tratamento específico Tratamento dos sintomas DIAGNÓSTICODiagnóstico clinico, epidemiológ ico e gota espessa Diagnóstico cliníco, epidemiológico e sorológico Clinico, sorológico ( fora de epidemia) epidemiológico

28 MALÁRIADENGUECHIKUNGUNYA Rural (periurbana)Urbana Transmissor : AnofelesAedes AegyptiAedes Aegypty Ambientes naturaisAmbientes artificiaisAmbientes Artificiais Prevenção: sim (mosquiteiros, repelentes) Sim, limpeza de quintais e agua parada, repelente

29

30

31 PERGUNTAS DE RESPOSTAS SOBRE A MALÁRIA É verdade que chás e plantas medicinais podem curar? Não. O tratamento só pode ser feito com medicamentos e tem que ser completo e adequado, caso contrário, a malária pode voltar ou ficar mais grave Se eu contrair malária, eu a terei pelo resto da vida ? Não. O tratamento da malária, quando realizado de maneira correta garante a cura da doença. Posso ter malária e não apresentar nenhum sintoma? Sim. Pessoas que tiveram epidódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos, ou nenhum sintoma, no caso de nova infecção

32


Carregar ppt "NOÇÕES BÁSICAS SOBRE MALÁRIA. O QUE É A MALÁRIA? A MALÁRIA É UMA DOENÇA INFECCIOSA AGUDA E SE MANIFESTA ATRAVÉS DE ALGUNS SINTOMAS QUE PODEM APARECER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google