A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informações Importantes para os vestibulandos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informações Importantes para os vestibulandos"— Transcrição da apresentação:

1 Informações Importantes para os vestibulandos
Tema elaborado pelo Prof. Alex Ferreira dos Santos utilizando a “Metodologia das Etapas” desenvolvida por este autor. Para saber mais acesse: ou envie um para:

2 1. Qual é a diferença entre Universidade e Faculdade?
Ambas são instituições de Ensino Superior, mas as universidades são caracterizadas pela indissociabilidade de atividades de ensino, de pesquisa e também de extensão. São reconhecidas como instituições pluridisciplinares de formação, é como se fosse um grupo de faculdade, possuindo um campus e toda a estrutura adequada. Já a faculdade cabe realizar um ensino e extensão, a pesquisa fica a critério de escolha da mesma. Entretanto, quanto à certificação não há diferença alguma, pois as duas emitem diplomas para seus cursos, apenas as Faculdades precisam registrar seus diplomas junto a uma universidade de sua região. Já as universidades podem registrar seus próprios diplomas.

3 2. Quais são os tipos de Universidades e Faculdades?
Públicas – São Universidades ou Faculdades municipais, estaduais e federais, mantidas pelos seus respectivos governos. O estudo é gratuito. Privadas – São Universidades ou Faculdades pertencentes a uma pessoa jurídica. O estudo é pago.

4 3. O que é graduação e pós-graduação?
Graduação - Corresponde a qualquer curso superior feito em uma faculdade ou universidade. É dividido em bacharelado, licenciatura e tecnologia. Pós-Graduação – Corresponde a qualquer curso superior feito após a graduação em uma faculdade ou universidade. É dividido em lato sensu e stricto sensu.

5 Graduação Pós-Graduação Lato Sensu Stricto Sensu Bacharelado
Licenciatura Tecnologia Mestrado Doutorado (PhD) Pós-Doutorado Especialização MBA

6 4. O que é o ENEM? O ENEM é uma avaliação que o estudante pode fazer ao concluir o ensino médio. Sua nota é utilizada para o ingresso em várias universidades ou faculdades espalhadas pelo país.

7 5. O que é o Prouni? O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). Para concorrer às bolsas, o candidato deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ser portador de deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

8 6. Quais são os tipos de bolsas oferecidos pelo Prouni?
Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

9 7. O que é Sisu? O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionarão novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

10 8. O que é o Fies? O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Além disso, para receber o financiamento, o estudante não pode ter sido previamente beneficiado nem pelo extinto Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem pelo FIES. É considerado curso com avaliação positiva, aquele que obteve conceito maior ou igual a 3 na edição mais atualizada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Os cursos não avaliados pelo ENADE poderão ser habilitados excepcionalmente para concessão do financiamento, a critério do MEC. Para estudantes matriculados em cursos com avaliação inferior a 3 no ENADE é vedada a concessão do financiamento até que o curso obtenha avaliação positiva, sem prejuízo de manutenção do financiamento regularmente concedido a estudantes já contemplados. A partir de 2005, o FIES passou a conceder financiamento também aos bolsistas parciais, beneficiados com bolsa de 50%, do PROUNI – Programa Universidade para Todos.

11 8. O que é o Fies? O prazo máximo de utilização do financiamento é igual ao período remanescente para a conclusão do curso pelo estudante, à época de seu ingresso no FIES, observada a duração regular do curso estabelecida pela IES. Para os contratos do FIES celebrados a partir de 1º de julho de 2006, a taxa efetiva de juros foi fixada pela Resolução CMN 3415/2006 em: I - 3,5% a.a. (três inteiros e cinco décimos por cento ao ano), capitalizada mensalmente, aplicável exclusivamente aos contratos de financiamento de cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos superiores de tecnologia, conforme definidos pelo Catalogo de Cursos Superiores de Tecnologia, instituído pelo Decreto nº , de 09 de maio de 2006; II - 6,5% a.a. (seis inteiros e cinco décimos por cento ao ano), capitalizada mensalmente, para os contratos do FIES não relacionados no item I. Os pagamentos ocorrerão em três etapas: Durante a utilização do financiamento (período de estudos), o estudante pagará, a cada 3 (três) meses, parcelas de juros limitadas ao valor máximo de R$ 50,00; Nos 12 (doze) primeiros meses, com um período de carência de 6 meses após a fase de utilização, o estudante pagará prestações mensais em valor equivalente à parcela que não era financiada pelo FIES no último semestre em que utilizou o financiamento. Essa etapa poderá ser antecipada por iniciativa do estudante ou inobservância das condições do financiamento; O saldo devedor restante será parcelado em até uma vez e meia o período de utilização do financiamento, sendo o valor das prestações calculado pela Tabela Price. A taxa de juros é de 3,5 ou 6,5% ao ano, dependendo do curso, ou seja, se o estudante utilizou o FIES em 3 anos de graduação, por exemplo, deverá quitar o saldo devedor em no máximo 6 anos.

12 9. O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.


Carregar ppt "Informações Importantes para os vestibulandos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google