A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DO BAIRRO JARDIM SANTARÉM, EM SANTARÉM - PA, A PARTIR DA PERPEÇÃO DOS MORADORES SANTARÉM PARÁ 2017

2 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tópicos abordados MATERIAIS E MÉTODOS INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO CONCLUSÕES OBJETIVOS

3 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
INTRODUÇÃO Saneamento básico conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana de águas pluviais, manejos de resíduos sólidos, e abastecimento de água (Lei nº /2007) O Sistema de Abastecimento Público de Água constitui-se na instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada à produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição, devendo ser oferecido em quantidade e qualidade suficiente para execução das atividades a que se destina, conforme a Portaria nº 2.914/ 2011. A existência de falhas no sistema de distribuição, tais como vazamentos, diminuição da pressão na rede, ausência de tratamento, interfere na qualidade de água fornecida à população, podendo comprometer a saúde pública através das doenças de veiculação hídrica, tais como gastroenterite, cólera, doenças de pele, febre tifoide, dentre outras (AMARAL et al., 2003).

4 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
OBJETIVO Este trabalho teve como objetivo diagnosticar o abastecimento de água no bairro Jardim Santarém, da cidade Santarém Pará, a partir da percepção dos moradores.

5 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
MATERIAIS E MÉTODOS Área de estudo O estudo realizou-se no bairro do Jardim Santarém no município de Santarém PA, latitude -2 ° 26 ' “N e longitude 54 ° 43'35.544"E. Figura Mapa da Localização da Área de Estudo: Bairro do Jardim Santarém – Santarém /PA

6 Perfil socioeconômico
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA MATERIAIS E MÉTODOS Coleta dos dados Os dados foram obtidos mediante visitas in loco e aplicação de 267 questionários estruturados à população, no período de 08 de julho a 08 de setembro de 2015, segundo os pressupostos teóricos de (Gil, 2014). Perfil socioeconômico Gênero Faixa etária Escolaridade Serviço de abastecimento de água tipo de fonte de abastecimento tipo de tratamento de água adotado nas econômias avaliação dos moradores quanto ao serviço realizado pela companhia de saneamento local localização e profundidade do poço nas residências que possuem poço doméstico particular

7 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Perfil dos entrevistados A maioria dos entrevistados é do sexo feminino, sendo mulheres 66% e homens 34%. O intervalo de idade de maior incidência ficou entre 31 e 40 anos correspondendo a 25,09% dos entrevistados. A Escolaridade predominante foi ensino fundamental incompleto com 31%.

8 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 2 Respostas dos entrevistados referente ao tipo de abastecimento de água Estes resultados estão abaixo dos encontrados nos estudos de Freitas et al., (2012) que constataram que 74% dos entrevistados eram abastecidos por rede publica . Para Guimarães (2014), o racionamento e o aumento tarifário no valor cobrado pela concessionária para prestação do serviço.

9 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 3 Respostas dos entrevistados referente a profundidade do poço Poços rasos aumentam o risco de contaminação da água por coliformes totais ou termo tolerantes (SILVA e ARAUJO, 2003).

10 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 4 Respostas dos entrevistados referente a localização do poço NBR 7229/93 da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas que determina uma distancia mínima de 15 metros entre fossa e poço.

11 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 4 Respostas dos entrevistados referente a pressão da rede de distribuição Estes resultados são semelhantes aos encontrados na pesquisa de (Villela, et al, 2013)

12 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 5 Respostas dos entrevistados referente ao tratamento que realizam na água que consomem

13 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
RESULTADOS E DISCUSÃO Percepção dos entrevistados Figura 5 Respostas dos entrevistados referente avaliação do sistema de abastecimento de água Estes resultados não estão distantes dos encontrados nos estudos de (Dias et al.,2013), em que apenas 4% da população de Bragança no Pará, avaliaram como bom o serviço de abastecimento de água.

14 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
CONCLUSÕES Diante do exposto, nota-se que o sistema de abastecimento público no bairro Jardim Santarém apresenta vários inconvenientes, necessitando assim, de um planejamento para melhorar os serviços de distribuição, como por exemplo a pressão da água em alguns pontos do bairro, visto que a água, em quantidade e qualidade adequada, é um elemento fundamental para vida de todos.

15 Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. AMARAL, L.A.; FILHO,A.N.; BARROS,L.S.S. água de consumo humano como fator de risco a saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde pública, v.37,n.4p 2. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7229: Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. Rio de Janeiro, 1993. 3. DIAS, E. C. DA S. SILVA, D. DA S. C. GUIMARÃES, V. C. SANTOS, S. DA C. Sistema de abastecimento de água no Município de Bragança- PA. Anis do IV Congresso de Gestão Ambiental. Salvador-BA 4. FREITAS, I. S.; FIGUEIREDO, B. L. ; VIEIRA, J. F.; ALMEIDA J. V.; BARBOSA, M. M. C.; PINTO, F. R. Percepção social acerca da qualidade da água de abastecimento público da comunidade do Planalto Renascer, Quixadá/Ce. VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e inovação. Palmas Tocantins, 2012. 5. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, p. 6. GUIMARÃES, E. F.; COUTINHO, S. M. V, Malheiros, T. F.; PHILIPPI, A. Os indicadores do saneamento medem a universalização em áreas de vulnerabilidade social. Eng. Sanit. Ambient | v.19 n.1 | jan/mar 2014, p 7. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em php?codmun= acesso em 06 de janeiro de 2016. 8. SILVA, R. C. A.; ARAUJO, T. M. Qualidade da água do manancial subterrâneo em áreas urbanas de Feira de Santana (BA). Rev. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. v 8, n4, 2003, p 9. VILLELA, A. C. A. S.; MARTINS, D. E. M.; REINALDO, R. S. OLIVEIRA, J. C. Avaliação do sistema de abastecimento de água dos moradores da classe alta de conceição do Araguaia-Pa. IV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental Salvador/BA, 2013.


Carregar ppt "Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google