A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 3 para 20 de janeiro de 2018

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 3 para 20 de janeiro de 2018"— Transcrição da apresentação:

1 Lição 3 para 20 de janeiro de 2018
DEUS OU MAMOM? Lição 3 para 20 de janeiro de 2018

2 Quem é Deus? O que nos criou. O que se encarnou. O que nos redimiu.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:24 Jesus, nosso Criador e Redentor, nos impele a decidir entre duas formas de viver: servir a Deus, ou servir às riquezas (Mamom). Para poder tomar uma decisão correta, devemos conhecer bem a nossos dois possíveis amos, e as consequências de servir a um ou a outro. Quem é Deus? O que nos criou. O que se encarnou. O que nos redimiu. Servir a Deus. Servir às riquezas.

3 NOSSO CRIADOR “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16) Toda a Deidade esteve envolvida na Criação (Gênesis 1:1; Isaías 45:11-12; João 1:3), sendo Jesus o principal originador. Ele criou todas as riquezas da Terra para que a humanidade pudesse desfruta-las (Gênesis 1:28-29; 2:8-13), inclusive depois do pecado (Deuteronômio 26:15). Não obstante, o homem perverteu as coisas naturais –que não são más em si mesmas–, usando-as para o mal em lugar de glorificar a Deus com elas (Eclesiastes 7:29; 1 Crônicas 29:14).

4 DEUS ENCARNADO “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16) O amor de Deus se mostra no fato que Ele mesmo (na Pessoa do Filho, Jesus) fundiu sua natureza divina com a natureza humana. Nasceu como um menino. Cresceu como qualquer outra pessoa. Nos revelou, por seu exemplo e ensino, o verdadeiro carácter de nosso Pai celestial. Deus fez todo o possível para que compreendêssemos sua preocupação e amor por nós. Não obstante, nos dá a liberdade para que escolhamos estar com Ele ou, como o jovem rico (Mat. 19:16-22), permitir que o amor pelas coisas materiais nos separem de Deus.

5 NOSSO REDENTOR “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:6-7) Ao tomar o que não lhe pertencia (o fruto do conhecimento do bem e do mal), a humanidade contraiu uma dívida que jamais poderia pagar (Sal. 49:7-8). Jesus nos redimiu dessa dívida pagando completamente seu preço na cruz (João 19:30). Do quê mais nos livrou? Da maldição da lei (Gál. 3:13). Da potestade das trevas (Col. 1:13). Da ira vindoura (1Ts. 1:10). Do diabo (Heb. 2:14). Do temor da morte (Heb. 2:14). De nossa maneira vã de viver (1Pe.1:18). De nossos pecados (Apo. 1:5).

6 NOSSO REDENTOR “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:6-7) Ao morrer na cruz, a missão de Jesus estava cumprida e nossa dívida paga em sua totalidade. Com a justiça divina quitada, Ele dirige sua atenção para nossa resposta ao seu sacrifício. “Não pode haver exaltação própria, jactanciosa pretensão à libertação do pecado, por parte dos que andam à sombra da cruz do Calvário. Sentem eles que foi seu pecado o causador da agonia que quebrantou o coração do Filho de Deus, e este pensamento os levará à humilhação própria. Os que mais perto vivem de Jesus, mais claramente discernem a fragilidade e pecaminosidade do ser humano, e sua única esperança está nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido.” E.G.W. (O grande conflito, p. 464)

7 SERVIR A DEUS “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.” (Deuteronômio 4:39) “Deus não é homem” (Núm. 23:19). Sua natureza e seus pensamentos são incompreensíveis para nós (Isa. 55:9). Ele é o Criador, nós suas criaturas (Sal. 100:3). Também é “Deus zeloso” (Deu. 4:24), que não tolera competição. Ele nos pede: “Dá-me, filho meu, o teu coração, E os teus olhos vejam os meus caminhos” (Prov. 23:26). Não quer um coração dividido, nem uma porção dele. Deseja uma resposta de amor e uma entrega completa. Não se conforma com menos. Por quê? Porque ele que nos criou e sustenta nossa vida e a vida de cada ser criado, quer o melhor para nós. E não encontraremos nada melhor do que viver a seu serviço.

8 SERVIR AS RIQUEZAS “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24) Antes de pôr teu coração em tuas posses, deverias perguntar-te: Sou realmente o dono do que possuo? “Eis que do Senhor teu Deus são o céu e o céu dos céus, a terra e tudo o que nela há” (Deuteronômio 10:14) “Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de outeiros.” (Salmos 50:10) “Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá” (Ezequiel 18:4 NVI) “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2:8) Dado que nem sequer somos donos de nós mesmos (1Co. 6:20), o que podemos fazer para proteger-nos de dar aos dons materiais de Deus o afeto que só Deus deveria receber?

9 “Entregando-nos a Deus, temos necessariamente que renunciar a tudo que nos separa dEle. Por isso, Ele diz: “Todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser Meu discípulo”. Lucas 14:33. Tudo que afasta nosso coração de Deus deve ser abandonado. O dinheiro é o ídolo de muitos. O amor ao dinheiro e o desejo de possuir riquezas são a corrente de ouro que os prende a Satanás. Há outros que idolatram a fama e a honra humana. A vida de comodidade egoísta e sem responsabilidades também funciona como um ídolo para outras pessoas. Mas essas amarras que escravizam devem ser cortadas. Não podemos ser metade do Senhor e metade do mundo. Não somos filhos de Deus a menos que o sejamos completa e inteiramente.” E.G.W. (Caminho a Cristo, p. 44)


Carregar ppt "Lição 3 para 20 de janeiro de 2018"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google