A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ano Santo da Misericórdia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ano Santo da Misericórdia"— Transcrição da apresentação:

1 Ano Santo da Misericórdia
“Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem”. (Jo 10,9)

2 O santo Padre declarou Bangui a capital espiritual do mundo.
O Papa Francisco inaugurou oficialmente o Ano Santo da Misericórdia no I Domingo do Advento - (29/11/2015)- durante visita Apostólica à África, quando abriu a Porta Santa da Catedral de Bangui. Essa é a primeira vez que um Papa abre um Ano Santo fora do Vaticano. O santo Padre declarou Bangui a capital espiritual do mundo. Oração de abertura da Porta da Misericórdia: “Senhor Deus, Pai de misericórdia, Tu concedes à tua Igreja Este tempo de penitência e perdão, para que ela tenha a alegria de se renovar interiormente pela obra do Espírito Santo e caminhar sempre mais fielmente pelos teus caminhos permanecendo no mundo como sinal de salvação e redenção; Digna-te responder às nossas esperanças; Abre-nos completamente a porta da tua misericórdia, para nos abrir um dia as portas da tua morada no céu onde Jesus, teu Filho e primeiro de entre os homens, nos precedeu, para te podermos, todos juntos, louvar por toda a eternidade. Por Cristo, nosso Senhor, Amém.

3 Na tradição católica, o Jubileu é o ano que a Igreja proclama para que as pessoas se convertam em seu interior e se reconciliem com Deus, por meio da penitência, da oração, da caridade, dos sacramentos e da peregrinação, “porque a vida é uma peregrinação e o homem é um peregrino” (MV 14). Em todos os anos santos é possível ganhar indulgências, graças especiais que a Igreja concede e que podem ser aplicadas à remissão dos próprios pecados e suas penas, ou também aos defuntos que estão no purgatório. O lema deste Ano Santo é “Misericordiosos como o Pai”, e a principal intercessora do Jubileu é Nossa Senhora de Guadalupe, Mãe de misericórdia. A cada 25 anos, a Igreja celebra um Ano Santo Ordinário. O próximo será em Fora dos anos santos ordinários, a celebração do Ano Santo é “extraordinária”.

4 O Papa quis que o tema fosse a misericórdia para nos unir mais ao rosto de Cristo, no qual se reflete a misericórdia do Pai, que é “rico em misericórdia. A misericórdia é superior à justiça. Deus é justo, mas vai muito além da justiça, com sua misericórdia e seu perdão. ” E é isso que podemos vivenciar neste Ano Santo. Quando o Ano Santo é proclamado em um espaço de tempo menor que 25 anos, para celebrar algum fato especial, como neste ano, o Ano Jubilar é considerado Extraordinário.  "Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia  (...) que trará o tema: ‘Sede misericordiosos como o Pai’”, enfatizou o Papa quando oficializou essa celebração, em abril deste ano, por meio da Bula Misericordiae Vultus

5 O Ano Santo começa no dia 8 de dezembro de 2015, com a celebração dos 50 anos do final do Concílio Vaticano II, e termina na festa de Cristo Rei, em 20 de novembro de 2016, o último dia do ano litúrgico. Uma Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo. Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e murada fora deste período especial.

6 O Papa aconselha que pratiquemos as obras de misericórdia, além de viver intensamente a oração, o jejum e a caridade na Quaresma (MV 17); também recomenda que nos confessemos, para poder receber melhor as graças do ano jubilar. E que cada um realize uma peregrinação, de acordo com suas capacidades, para atravessar a Porta Santa.

7 É preciso ir a Roma para atravessar a Porta Santa e ganhar indulgências?
Não. Você pode ir à catedral da sua diocese ou às igrejas e basílicas destinadas a isso. Em cada diocese haverá uma Porta Santa e, cruzando-a, você ganhará as indulgências do Ano Santo (quando a peregrinação for acompanhada de confissão, comunhão no dia da peregrinação, um ato de fé – recitação do Credo – e uma oração pelo Papa).

8 É necessário se confessar no Ano Santo?
Durante o Ano Santo, a reconciliação com Deus é vivida especialmente através do sacramento da confissão, muito unido ao da Eucaristia. É aconselhável confessar-se várias vezes ao longo do Jubileu, para experimentar mais profundamente a misericórdia de Deus.

9 Na Arquidiocese de Brasília, a abertura do Ano Santo acontece com a cerimônia de abertura da Porta Santa da Catedral Metropolitana no dia 13/12, às 08h30, pelo arcebispo dom Sergio da Rocha.

10 Outra Porta Santa, de Santuário pertencente ao Ordinariado Militar do Brasil, também será aberta em Brasília, no Santuário da Mãe Rainha de Schoenstatt, no dia 13/12, às 10h.

11 O Ano Santo é um ano especial, cheio de graças, e que proporciona conversão, evangelização profunda e a concretização das Palavras de Deus em gestos de perdão, de ajuda e de amor. Foi inspirado no Ano Jubilar celebrado pelos hebreus, a cada 50 anos, quando se concediam perdões de dívidas, devoluções de campos comprados, auxílio econômico aos miseráveis e a libertação dos escravos, como forma de melhorar a relação com o próximo, com a natureza e com Deus. O primeiro Ano Santo da história foi celebrado Papa Bonifácio VIII, em 1300, que estabeleceu que essa cerimônia deveria ser proclamada a cada 100 anos . O objetivo inicial era consentir que os fieis recebessem o perdão dos pecados e a indulgência. Em 1475, o Ano Jubilar passou a ser celebrado a cada 25 anos, sendo classificado como Ordinário. 

12 Porta Santa da Basílica de São Pedro, Roma

13 Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior, Roma

14 Basílica de São João de Latrão, Roma
Esta igreja de San Giovanni in Laterano, ao contrário do que se pensa, é a catedral de Roma, mãe de todas as igrejas do mundo. Foi fundada pelo imperador Constantino no início do século IV, sob o pontificado de São Silvestre ( ), com o título de "basílica do Salvador". Entretanto, até hoje, às quintas-feiras Santas, o Papa, que tem o título de bispo de Roma, reza missa nesta igreja.

15 Porta Santa da Basílica de São Paulo Extra-Muros, Roma

16 Texto – Google – diversos sites Imagens – Google
Música – Largo – Três Anjos Formatação – Graziela e Altair


Carregar ppt "Ano Santo da Misericórdia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google