A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Destruição da camada de ozono

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Destruição da camada de ozono"— Transcrição da apresentação:

1 Destruição da camada de ozono

2 O que é a camada de ozono? Ozono é uma molécula constituída por três átomos de oxigénio (O). Cerca de 90 % deste gás que existe na atmosfera, localiza-se na estratosfera, entre 10 a 50 Km da superfície terrestre, mas as maiores concentrações de ozono aparecem entre os 15 e os 35 Km, constituindo a chamada “ Camada do Ozono”.

3 Como se forma a camada de ozono?

4 Qual a sua importância para a existência de vida na terra?
Esta camada assume um papel fundamental na protecção de vida na Terra, pois o ozono estratosférico tem a capacidade de filtrar grande parte da radiação ultravioleta, impedindo que estas atinjam a superfície terrestre em quantidades elevadas, o que pode provocar efeitos nocivos nos seres vivos se estes se sujeitarem a uma exposição prolongada. No entanto, em pequenas quantidades, a radiação ultravioleta é útil à vida, porque contribui para a produção da vitamina D e é indispensável ao crescimento dos ossos.

5 O que está a acontecer à camada de ozono?
O ozono é destruído devido, à reacção das moléculas deste gás com os radicais livres de bromo ou cloro. Cada átomo de bromo ou cloro pode destruir cerca de cem mil moléculas de ozono, antes de regressar novamente à superfície terrestre.

6 As substâncias que destroem a camada de ozono são os: Halons, CFC’s , dióxido e monóxido nítrico, óxido de azoto, monóxido de carbono, brometo de metilo e os HCFC’s (hidrofluorcarbonetos). Todos estes produtos químicos têm propriedades comuns: são estáveis e contêm elementos de cloro ou bromo. A sua estabilidade permite-lhes atingir a estratosfera inalterados, sendo só então quebradas as suas moléculas por acção da radiação UV e libertados os radicais de bromo ou cloro. Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozono.

7 Esta destruição de moléculas de ozono, faz com que a espessura da Camada de ozono , diminua significativamente. “Buraco” do ozono, é um local da estratosfera, em que a espessura da camada está mais fina.

8 90% dos gases são emitidos para a atmosfera no hemisfério norte, mas foi na Antárctida que se verificou a primeira manifestação da redução da camada de ozono, em Porém, actualmente o perigo já não se restringe apenas à Antárctida. Em várias outras regiões do mundo, a camada está a ficar mais fina e mais “buracos” poderão surgir.

9 Consequências do “Buraco” do ozono
Como os Raios UV excedem os necessários para a existência de vida na terra, estes podem provocar efeitos nocivos na saúde humana, se os seres vivos se sujeitarem a uma exposição prolongada e sem protecção. Podem originar cancros na pele, enfraquecer o sistema imunológico, provocar cataratas , cegueira e pode mesmo levar até à morte.

10 Mas não é só o Homem que é afectado; a maior parte das espécies são também afectadas, directa ou indirectamente. As sementes não germinariam e o plâncton, que constitui a base das cadeias alimentares nos rios e nos oceanos, será parcialmente destruído com a intensificação da radiação. Consequentemente também a nossa alimentação fica posta em causa.

11 Medidas tomadas para combater o aumento do “ buraco do zono”
Em vários países foram aprovadas leis para reduzir o uso de CFC's. Em 1987, foi assinado o protocolo de Montreal, em que mais de 60 países se comprometeram a reduzir em 50% o uso de CFC’s até finais de 1999. O Protocolo de Montreal obteve bons resultados, uma vez que foi registada uma lenta diminuição da concentração de CFC’s na atmosfera. Pensa-se que o buraco na camada de ozono sobre a Antárctida poderá estar fechado em 2050, como resultado das restrições internacionais impostas contra a emissão de gases prejudiciais.

12 O único método conhecido de protecção da camada do ozono é limitar a emissão dos produtos que o danificam e substitui-los por outros “mais amigos” do ambiente, como os hidrofluorcarbonetos, que contêm pelo menos um hidrogénio, susceptível de ser atacado na atmosfera. Os carros estão a ser produzidos de modo a que emitam menos gases poluentes para a atmosfera. Brevemente, os frigoríficos irão usar novos gases que não danificarão a camada do ozono. Os vaporizadores que não utilizam gases perigosos devem ser usados em vez dos aerossóis.

13 Alternativas aos CFC’s e a outras fontes da destruição da camada de ozono
Substitutos Aplicações Desvantagens HFC Refrigeração, espumas, sprays São gases com efeito de estufa milhares de vezes mais poderosos que o Co2. HCFC Refrigeração Destroem a camada de ozono. Serão banidos na U.E. Até 2026. Amoníaco É corrosivo e tóxico. Propano e butano Sprays São extremamente inflamáveis. São compostos orgânicos voláteis (COV), isto é, poluentes atmosféricos. Terpenos Solventes de limpeza São compostos orgânicos voláteis (COV), isto é, poluentes atmosféricos


Carregar ppt "Destruição da camada de ozono"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google