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Dimensão profissional I pensamento lógico matemático

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Apresentação em tema: "Dimensão profissional I pensamento lógico matemático"— Transcrição da apresentação:

1 Dimensão profissional I pensamento lógico matemático
Claudia Lisete Oliveira Groenwald

2 Conceitos lógicos matemáticos
Para Piaget o conhecimento lógico matemático é uma construção e resulta da ação mental da criança sobre o mundo. É construído a parti das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo. É interno mas precisa ser desenvolvido nos indivíduos. O processo lógico matemático proporciona melhor compreensão do mundo e da sociedade para o indivíduo. O conhecimento dos conceitos lógicos matemáticos são essenciais na formação do conceito do número.

3 Jean Piaget – Psicólogo Suíço
Segundo Piaget o desenvolvimento humano acontece em quatro estágios: sensório motor (0-2 anos), pré operacional ( 2-6 anos), operacional concreto ( 7-11 anos) e operacional formal ( a partir de 12 anos). Estágio pré operacional Esse é o estágio onde a criança começa  a observar e descrever objetos a partir de  suas semelhanças e diferenças físicas (cor, forma, tamanho, peso, espessura …) e é a partir da manipulação de objetos que ela começa a  estabelecer relações de comparação, correspondência, classificação e seriação. Para a construção do pensamento lógico-matemático a criança precisa manipular objetos,  a criança precisa contar tampinhas, pegar bolinhas, apertar brinquedos, separar e agrupar antes de entender o que é quantidade, números e ou sistema de medidas. Quanto mais estimulada a criança for nesse período maiores e melhores serão formadas as relações futuras entre essa experiência e os conteúdos apresentados.

4 Construção do conceito de Número
Classificação Conservação – comparação Sequenciação Seriação Inclusão de classes Representação simbólica do Número

5 CLASSIFICAÇÃO Classificar é agrupar  considerando semelhanças de objetos  Na classificação de objetos a criança observa e agrupa objetos a partir das características observadas Exemplo: o carrinho azul, o cachorro peludo, o pintinho tem duas patas Comparação de tipos físicos: agrupar por cor/ comprimento do cabelo, cor dos olhos, cor da pele, sexo  Classificar botões por cor, tamanho, furos Blocos lógicos

6 CLASSIFICAÇÃO

7 Sequenciação A criança deve fazer sequências com desenhos, letras, números. Deve seguir um padrão de cores, quantidade, formas.

8 Sequenciação

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10 SERIAÇÃO Seriar é ordenar a partir da análise das diferenças dos objetos. Na seriação a criança cria uma escala de tamanho construindo a cada objeto que acrescenta, formando uma linha comparativa do maior para o menor,  do  mais grosso ao mais fino e assim por diante. A seriação antecede (e prepara) a criança para o entendimento da sequência numérica; antes de saber que o quatro é depois  do três, ou cinco antes do seis vai manipular objetos, trocar de lugar, comparar, perceber maior e menor, fazer as correções e assim aprende.

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14 Atividades que podem ser feitas para ajudar no desenvolvimento  da classificação e seriação:
Separe brinquedos de várias categorias ( animais,  lápis, bolas, botões, ) e peça que a criança classifique de acordo com um critério específicos (cor ou outra característica) que seja semelhante ou distinta, Jogo da memória com pares iguais; Separar cartões com imagens semelhantes ou quantidades; Organizar filas com bonecos ou pessoas; Ordenar lápis e canudinhos de diversos tamanhos; Separar caixas ou potes com um cartão colorido em cada, disponibilize materiais coloridos  e deixe que a criança coloque cada material no pote correspondente a cor;

15 A criança vai de um esquema inicial de seriação até a estruturação de uma forma mais elaborada de relacionar os elementos entre si. A criança ao alinhar os objetos evidencia um processo de evolução da seriação, a saber: FASE IA - não há nenhum ensaio de ordenação dos elementos ( anos); FASE IB - inicia a realizar pequenas séries incoordenadas dos elementos (+ - 5 anos); FASE II- êxito na intercalação dos elementos, por tentativas ( anos); FASE III - êxito através da utilização do método sistemático- seriação operacional (+ - 7/8 anos).

16 Correspondência termo a termo
Consiste em associar os elementos de dois conjuntos formando pares. Tem como objetivo a correspondência biunívoca, que é o ato de estabelecer relação “um a um” Mais tarde, a correspondência será exigida em situações do tipo: a cada quantidade, um número (cardinal), a cada número, um numeral, a cada posição (uma sequência ordenada) (Lorenzato, 2006)

17 CONSERVAÇÃO COMPARAÇÃO

18 Conservação É o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição. Exemplos: Um copo largo e um copo estreito, ambos com a mesma quantidade de água Filas de tampinhas com a mesma quantidade e disposição diferente

19 Quantificadores Tem como objetivo, dado um conjunto de elementos, ver se alguns desses elementos possuem uma determinada característica, por exemplo, todos, alguns, nenhum. O primeiro cachorro é _______________ Todos os animais da fila são ________________ O último cachorro da fila é ________________________ Nenhum animal da figura é gato.

20 Cardinalidade 5 Total de elementos de um
Conjunto e representa a relação de inclusão presente no conceito de número 5

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22 Cardinalidade O cardinal refere-se ao total de elementos que possui um subconjunto e significa a relação de inclusão presente no conceito de número. As atividades de cardinalidade têm como objetivo reconhecer o número cardinal de uma determinada coleção de objetos. É necessário relacionar, dentre um conjunto de coleções de diferentes tamanhos, os correspondentes com o seu cardinal.

23 Ordinalidade Tem como objetivo, dada uma sequência de objetos, indicar a ordem em que aparecem os elementos. O ordinal refere-se a um só elemento, indica a posição desse elemento em um subconjunto ordenado e seu significado remete à relação de ordem presente no conceito do número.

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29 Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características:

30 Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características: Tamanho, cor, espessura, forma Quantas peças tem?

31 Blocos Lógicos Material didático para crianças para construção dos conceitos lógicos matemáticos Analise das peças do conjunto de blocos lógicos Características: Tamanho, cor, espessura, forma Quantas peças tem? 2 tamanhos . 3 cores . 2 espessuras . 4 formas = 24 peças Atividades


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