A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiros socorros no desporto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiros socorros no desporto"— Transcrição da apresentação:

1 Primeiros socorros no desporto

2 Stop Ask Look Touch Active movement Passive movement Stand up
Procedimentos em campo Stop Ask Look Touch Active movement Passive movement Stand up SALTAPS (sigla em inglês para parar, perguntar, observar, tocar, mover, estender, levantar)

3 SALTAPS (part.1) Parar: interrompa a partida quando um jogador for ao chão. Perguntar: pergunte ao jogador o que aconteceu e como ele se sente. Verifique as suas expressões faciais e a sua posição (de pé ou deitado). Observar: observe o membro lesionado a fim de identificar sinais evidentes de lesão, como sangramento, hematoma, inchaço ou deformidade. Tocar: toque a área lesionada se o jogador permitir. Apalpe gentilmente para encontrar o local da dor. Se você estiver inseguro, não toque ou mova o membro até que uma pessoa qualificada possa avaliar o jogador.

4 SALTAPS (part.2) Mover (movimento ativo): o jogador consegue movimentar o membro? Com ou sem dor? Se ele não puder movê-lo, retire-o de campo. Estender (movimento passivo): em caso de resposta positiva para a questão anterior, movimente o membro/articulação até estendê-lo completamente e observe a reação do jogador. Levantar: depois que o jogador levantar e continuar a jogar, verifique se ele está correndo normalmente ou está a tentar superar a dor. Independentemente da situação, observe-o atentamente e retire-o da partida em caso de dúvida.  IMPORTANTE: NUNCA mova um jogador com suspeita de lesão na coluna vertebral, com suspeita de fratura no pescoço ou que esteja inconsciente!

5 Procedimentos fora de campo (no estádio)
Se não pode continuar Informar equipa técnica, Aplicar gelo (20 minutos) (caso necessário), Efectuar ligadura compressiva (caso necessário). Avaliar a localização, extensão e gravidade da lesão Se for necessário enviar para o hospital. Prescrição de terapêutica medicamentosa (caso necessário), Informar o atleta dos procedimentos que deverá efectuar em casa (PRICE).

6 Procedimentos fora de campo
(em casa) Nas primeiras 72 horas (fase aguda) Terapêutica medicamentosa (caso seja necessário); Reavaliação médica; Avaliação imagiológica. Proteger a área lesada aplicando ligadura/não fazer carga; Descansar o membro lesionado; Colocar gelo 4 vezes ao dia períodos de 20 minutos; Efectuar ligadura compressiva; Elevar o membro lesionado; PRICE  Sigla em inglês para: Proteção; Repouso; Gelo; Compressão; Elevação.

7 Exemplo do tratamento de algumas lesões em campo

8 Procedimento lesões musculares e ligamentares
Sintomas e sinais: • Inchaço e/ou hematoma (em poucos minutos ou gradualmente, ao longo de várias horas); • Dor ao tentar mover o membro ou testar a articulação; • Rigidez e impossibilidade de colocar todo o peso sobre o membro lesionada. Primeiros socorros Aplicar o protocolo PRICE no membro lesionado. [

9 Procedimento Epistaxe
Procedimento Feridas Verificar se tem corpos estranhos; Lavar com água corrente ou soro fisiológico; Fazer penso compressivo para estancar a hemorragia; Colocar o atleta numa posição confortável. Em caso de agravamento deverá dirigir-se ao Hospital Procedimento Epistaxe (sangrar pelo nariz) Pressionar ambas as narinas mesmo que só sangre de uma; Colocar controlador de hemorragias nasais. Em caso de agravamento deverá dirigir-se ao Hospital

10 Procedimento obstrução respiratória

11 Iniciar ciclos de 30 compressões e 2 respirações
Procedimento Reanimação Cardio-Pulmonar Suporte Básico de Vida C (Compressões torácicas) A (Via aérea) B (Ventilação) Iniciar ciclos de 30 compressões e 2 respirações RCP de alta qualidade Frequência mínima de 100/min; Profundidade de compressão mínima de 5 cm; Permitir retorno total do tórax; Minimizar interrupções nas compressões torácicas; Evite ventilação excessiva. [American Heart Associacion (2012)]

12 Procedimento Reanimação Cardio-Pulmonar
Notas importantes: Avaliação e segurança do local; Inclinar a cabeça e elevar o queixo para abertura da via aérea; A utilização do DEA só pode ser executada por socorrista habilitado. [American Heart Associacion (2012)]

13 Procedimento Desmaio / Lipotimia
Definição Perda momentânea de consciência/ tontura; Não dura mais que 3 minutos. Etiologia Dor; Exaustão; Carências alimentares (ex. hipoglicemia). Tratamento Não deslocar o atleta; Contactar o serviço de emergência médica; Se existir respiração e pulso... colocar em Posição Lateral de Segurança (P.L.S.) e tentar despertar o atleta (se não existir respiração iniciar imediatamente o Suporte Básico de Vida). Posição Lateral de Segurança (PLS)

14 Procedimento Concussão
(uma concussão é uma lesão do cérebro) Avaliar sintomas: perda de consciência, dor de cabeça, tontura, enjoo , falta ou perda do equilíbrio, convulsões, etc. [ver Pocketscat2] Avaliar funções da memória: Que dia é hoje? Onde estás? Qual é o resultado do jogo? Fazer teste de equilíbrio. Não subestime uma lesão na cabeça!! O atleta com suspeita de concussão deve abandonar IMEDIATAMENTE o terreno de jogo e dirigir-se ao hospital mais próximo.

15 Exemplo de situações que é necessário contactar a emergência médica
Perda de consciência (nunca se deve mover o atleta!) Lesões no pescoço ou coluna vertebral (nunca se deve mover o atleta!); Fraturas ósseas; Lesões severas na cabeça ou face; Lesões nos olhos; Lesões abdominais; Quando não existe certeza sobre o grau da lesão; Dificuldades respiratórias. Ligar 112 INEM, Cruz Vermelha, Bombeiros.

16 Saco de apoio Médico Material básico Luvas, Compressas, Gelo,
Soro fisiológico, Betadine, Tesoura, Algodão, Pensos, Gelo, Ligaduras, Tape, Álcool, Mefix, Pomada de aquecimento, Descongestionantes digestivos. Ver artigo: Clinicians1&Template=/CM/ContentDisplay.cfm&ContentID=8066


Carregar ppt "Primeiros socorros no desporto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google