A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores"— Transcrição da apresentação:

1 Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
Física 1º Bimestre Medidas Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores Movimento Circular Uniforme

2 Grandezas Físicas Medidas
Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Grandezas Físicas Em resumo, grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade.

3 Sistema Internacional de Unidades
Quantidade específica de uma certa grandeza, que serve de padrão para eventuais comparações. Sistema Internacional de Unidades Padronização das grandezas e suas respectivas unidades, afim de, unificar os métodos de trabalho em todo o mundo.

4 Unidades SI de Base FONTE: INMETRO ACESSADO: 30/01/2016.

5 Grandezas Derivadas FONTE: INMETRO ACESSADO EM: 30/01/2016

6 Múltiplos e Submúltiplos
Prefixo Símbolo Forma Exponencial Número Tera T 1012 Giga G 109 Mega M 106 Quilo K 103 1 000 100 1 Deci d 10-1 0,1 Centi c 10-2 0,01 Mili m 10-3 0,001 Micro 10-6 0, Nano n 10-9 0, Pico p 10-12 0,

7

8 Potência de 10 – Notação Científica
Usada para facilitar a escrita de números com muitos algarismos, sejam números que expressam grandes valores ou pequenos valores. Constante de Avogadro 6, x 1023 mol-1 que é igual a Diâmetro do Vírus H1N1 é de 1,2 x 10-7 mm que é igual a 0, mm Exemplos:

9 Potência de 10 – Notação Científica
N x 10n Onde: N é um número de 1,0 a 9,9 N é um número ≠ 0

10 Operações com Potências de 10
SÓ PODE SER EFETUADA APÓS IGUALAR OS EXPOENTES. Soma e Subtração Multiplica-se as bases e soma-se os expoentes da potência de 10. Multiplicação Divide-se as bases e subtrai-se os expoentes da potência de 10. Divisão

11 Ordem de Grandeza Exemplo:
Nada mais é do que a potência de 10 mais próxima do número analisado. Exemplo: Qual a ordem de grandeza do número ? 1º Passo Escrever o número em notação científica  1,0521 x 108 2º Passo Escrever o valor correspondente a potência de 108  Escrever o valor correspondente a potência de 108 x 101   Temos que: está mais próximo de  Logo a ordem de grandeza é 108

12 Algarismos Significativos
Algarismos significativos de uma medida são aqueles de cujo valor temos certeza, seguidos do primeiro algarismo duvidoso. Algarismo duvido é o valor estimado em uma medida, o qual não temos certeza. Logo o algarismo duvidoso depende da ferramenta com que se faz a medição.

13 Algarismos Significativos
Os números 42cm e 42,0cm representam a mesma medida? Exemplos: R: Não. Pois em 42cm o 2 é o algarismo duvidoso; e em 42,0cm o 0 é o algarismo duvidoso. Os números 7,65kg e 7,67kg representam a mesma medida? R: Sim. Pois em 7,65kg o 5 é o algarismo duvidoso; e em 7,67kg o 7 é o algarismo duvidoso.

14 Algarismos Significativos
Operações com Algarismos Significativos Soma e Subtração: 1º Verificar qual o número com a menor quantidades de casas decimais 2º Igualar as casas decimais de todos os números com o de menor casas decimais 3º Respeitar o arredondamento 4º Efetuar a operação

15 Algarismos Significativos Multiplicação e Divisão:
Operações com Algarismos Significativos Multiplicação e Divisão: 1º Efetuar a operação 2º Verificar qual o fator com a menor quantidades de casas decimais 3º Igualar as casas decimais do produto com o fator de menor casas decimais 4º Respeitar o arredondamento

16 CINEMÁTICA EXERCÍCIOS:
1º Pense, lembre de algo que pertence a você e não está contigo agora. Onde está essa coisa? Sempre que você tentar localizar algo no espaço, você precisará previamente, partir da posição de outra coisa conhecida. A essa coisa conhecida e usada como parâmetro damos o nome de REFERENCIAL. REFERENCIAL Corpo, partícula ou sistema de coordenadas escolhido como fixo e que servirá como referência. MOVIMENTO É quando o corpo muda de posição em relação ao referencial. POSIÇÃO LOCALIZAÇÃO 2º É possível mudar de posição sem mudar a distância? Sim. Observe: REPOUSO É quando o corpo NÃO muda de posição em relação ao referencial. Nesse a caso, a distância também não mudará.

17 CINEMÁTICA Movimento é recíproco, ou seja, se A está em movimento em relação a B, isso implica que B está em movimento em relação a A.

18 Posição ≠ Deslocamento
CINEMÁTICA Trajetória Linha (real ou imaginária) de todos os pontos ocupados por uma partícula ao longo do se movimento. Partícula ou Ponto Material Corpo cujas dimensões não interferem no estudo do movimento. Corpo Extenso Corpo cujas dimensões devem ser consideradas no estudo do movimento. Posição ≠ Deslocamento

19 CINEMÁTICA Deslocamento é a diferença entre duas posições dentro de uma trajetória (∆S). ∆S= Sfinal - Sinicial Onde S indica a POSIÇÃO.

20 Espaço Percorrido ≠ Deslocamento
CINEMÁTICA Espaço Percorrido ≠ Deslocamento Espaço Percorrido é a medida da trajetória entre dois pontos. Deslocamento é a medida da distância entre dois pontos.


Carregar ppt "Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google