Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLavínia Sequeira Sacramento Alterado mais de 6 anos atrás
1
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
2
Formação em nível de graduação Formação em nível de pós-graduação
Início na Biblioteca Nacional Propagação dos cursos Brasil Currículo mínimo Diretrizes curriculares Formação em nível de graduação Não privilegia conteúdos específicos para atuação na biblioteca escolar Formação em nível de pós-graduação Cursos de especialização Espaço da formação Cursos de mestrado e doutorado Espaço que demanda por um estudo
3
Formação do Bibliotecário Escolar
Natureza Institucional Modalidade
4
Formação do Bibliotecário Escolar
Quantidade de Módulos Carga Horária
5
Formação do Corpo Docente
Ciência da Informação Psicologia Educação Tecnologias Comunicação Estudo das Linguagens Programas Multidisciplinares
6
Temas dos Módulos
7
ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECA ESCOLAR
Universidade Federal do Amazonas ESPECIALIZAÇÃO EM BIBLIOTECA ESCOLAR
8
OBJETIVOS Compreender a biblioteca escolar como parte do ambiente escolar, no sentido de contribuir qualitativamente com o processo de ensino-aprendizagem, a partir da análise crítica do papel da biblioteca escolar; Proporcionar o aprofundamento de questões ligadas à prática do profissional que atuará na biblioteca escolar; Capacitar os profissionais que estão ou pretendem atuar na biblioteca escolar, a partir das estratégias adequadas, com o intuito de refletir em uma ação pedagógica.
9
Eixo Fundante Objetivo: permitir que o discente compreenda o papel da biblioteca no contexto educacional bem como às questões que envolvem as práticas pedagógicas da escola. Legislação educacional – Evolução; LDB; Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educação. Fundamentos da educação infantil. Aspectos do planejamento educacional – Projeto político pedagógico e seus desdobramentos na execução; Processo de construção do conhecimento – Psicologia da aprendizagem; Tendências pedagógicas.
10
Eixo Técnico Objetivo: gerar no discente competências técnicas para o desenvolvimento das atividades da biblioteca escolar compreendendo: Estrutura física da biblioteca escolar e suas exigências para o cumprimento de sua missão; Desenvolvimento de coleções para a biblioteca escolar – requisitos para o atendimento adequado da proposta pedagógica da escola e da formação do aluno; Automação de bibliotecas – software, hadware, serviços e acervo; Planejamento na biblioteca escolar – planejamento estratégico, tático e operacional em vista da proposta pedagógica da escola; Marketing de serviços e produtos da biblioteca escolar – estratégias e plano de marketing.
11
Eixo Instrumental Objetivo: favorecer o amplo entendimento do desenvolvimento de atividades para a ação pro - ativa da biblioteca escolar através: Pesquisa escolar – estratégias para execução; Leitura – desenvolvimento de projetos que viabilizem o gosto e hábito pela leitura; o conhecimento das especificidades da literatura infanto juvenil; Ação cultural – planejamento em função da idade escolar e do projeto da escola
12
Eixos e Módulos Eixo Fundante Eixo Técnico Eixo Instrumental
Educação e Sociedade Filosofia da Educação Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem Legislação Educacional Fundamentos e Metodologia da Educação Infanto-Juvenil Fundamentos da Leitura Infanto-Juvenil Eixo Técnico Gestão de Biblioteca Escolar Desenvolvimento e Gestão de Coleções Atividades Lúdicas para a Biblioteca Escolar Seminário Temático Eixo Instrumental Metodologia da Pesquisa Científica Metodologia do Ensino Superior (Optativa) Orientação de monografia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.