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PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ESTRUTURADOS

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Apresentação em tema: "PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ESTRUTURADOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTAS DE ATIVIDADES COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ESTRUTURADOS

2 Ábaco

3 Principio da contagem ;
Habilidades desenvolvidas no aluno com a utilização do Material Dourado Principio da contagem ; Compreensão do sistema de agrupamentos de 10 em 10; Valor posicional; Desenvolvimento das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão).

4 O Algoritmo da adição 1 4 3 2 1 3 2 12 C D U +2 6 5 1 7 1 13 2

5 O Algoritmo da Subtração
C D U _ 6 12 5 4 3 1 C D U _ 6 12 5 4 3 1 2 9 C D U _ 6 12 5 4 3 1 9 C D U _ 7 2 5 4 3 1 C D U _ 7 2 5 4 3 1 C D U _ 67 2 5 4 3 1

6 O Algoritmo da Multiplicação
1 5 x 7

7 O Algoritmo da Divisão 7 9 8 6

8

9 7 9 8 6 7 9 8 6 - 1 3 7 9 8 6 - 1 3 7 9 8 6 - 1 7 9 8 6 - 1 7 9 8 6 - 1 3

10 Material Dourado

11 Maria Montessori Maria Montessori (1870-1952); Nasceu na Itália;
Estudou medicina (psiquiatria); Direcionou a carreira para pesquisas com crianças  deficientes; Elaborou uma forma pedagógica de se ensinar matemática as crianças exercitando as habilidades motoras e autônomas.

12 Material Dourado

13 OBJETIVOS Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores; Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material; Trabalhar com os sentidos da criança.

14 Principio da contagem ;
Habilidades desenvolvidas no aluno com a utilização do Material Dourado Principio da contagem ; Compreensão do sistema de agrupamentos de 10 em 10; Valor posicional; Sequência e ordenação de números; Desenvolvimento das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão); Desenvolvimento das operações de adição e subtração com números decimais; Noção de volume.

15 SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1. JOGOS LIVRES Exploração através de perguntas do tipo: Quantos cubinhos vão formar uma barra? E quantos formarão uma placa? Quantas barras preciso para formar um cubão ? É possível montar um cubo com 8 cubinhos? E com 27?

16 457  2. TRABALHANDO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
Construindo geometricamente um número. 457 

17 ADIÇÃO

18 SUBTRAÇÃO

19 MULTIPLICAÇÃO

20 DIVISÃO

21 3. TRABALHANDO NÚMEROS DECIMAIS Neste estudo, temos que fazer adaptações com o material dourado. Como não podemos dividir o “cubinho” que usamos como unidade, vamos considerar agora a placa do Material Dourado como a unidade. Assim teremos:

22 Vejamos algumas representações numéricas com o material dourado
12 1,2

23 Alguns exemplos de representação com material dourado:

24

25

26 Veja a ordenação: 0, , , , , ,3

27 OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

28 1,74 + 0, 46.

29 3,99 + 2,01

30 1,74 – 0,86

31 4,01 – 2,99

32 Blocos lógicos

33 Blocos Lógicos Criada pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes;
Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky ( ); Contribui para a formação dos conceitos matemáticos; Eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato;

34 Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina; Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação; Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raízes nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget ( ).

35 O MATERIAL Blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).

36 Blocos Lógicos

37 Reconhecimento de formas geométricas;
Habilidades desenvolvidas no aluno com a utilização dos Blocos Lógicos Reconhecimento de formas geométricas; Identificação de características de uma figura plana; Construção de figuras por composição; Noção de proporcionalidade (dobro do tamanho; metade do tamanho); Desenvolvimento do conceito de conjunto.

38 SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1. JOGOS LIVRES Exploração livre para reconhecimento do material e desenvolvimento da criatividade.

39 2. TRABALHANDO A CLASSIFICAÇÃO
Apresentar um quadro às crianças para que classifiquem os blocos. Exemplos: a) as quatro formas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo b) as duas espessuras: grosso e fino c) os dois tamanhos: pequeno e grande d) as cores: amarelo, azul e vermelho Combinar classificações e pedir que o aluno identifique o material que contém estes atributos Exemplo: Peça quadrada, pequena, fina e vermelha.

40 3. DOMINÓ COM OS BLOCOS LÓGICOS
Jogo que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico. INSTRUÇÕES: a) As peças são divididas igualmente com as crianças; b) O professor escolhe uma das peças para iniciar o jogo; c) A criança seguinte deverá dar sequência ao dominó com uma outra peça que tenha somente uma diferença na sua classificação; d) Vence a criança que acabar primeiro com suas peças. Exemplo: 1ª PEÇA: Quadrado, grande, grosso, vermelho 2ª PEÇA: Triângulo, grande, grosso, vermelho

41 4. DESCOBRINDO A INTERSECÇÃO E A UNIÃO
Entrega-se três pedaços de cordão para cada grupo para a formação de três conjuntos. De modo que: 1º CONJUNTO: As peças triangulares; 2º CONJUNTO: As peças amarelas; 3º CONJUNTO: As peças pequenas.

42 ESCALA CUISENAIRE

43 ESCALA CUISENAIRE As barrinhas coloridas foram confeccionadas e criadas pelo professor belga Emile-Georges Cuisenaire ( 1891 – 1980 ). O material, também chamado de Escala Cuisenaire, é simples e ajuda a criança a construir conceitos básicos de Matemática. O material favorece a correspondência entre as estruturas mentais da criança e a relação que ela estabelece com as peças, através das atividades trabalhadas.

44 Comparação e inclusão; As quatro operações;
Habilidades desenvolvidas no aluno com a utilização da Escala Cuisenaire Sucessão numérica; Comparação e inclusão; As quatro operações; O dobro e a metade de uma quantidade; Frações (equivalência e operações).

45 ESCALA CUISENAIRE

46 SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
10 = Retirando 5 de 7 obtemos 2 8 = 2 x 4 6 dividido por 2 é 3

47 ATIVIDADE 1 Pedir às crianças que construam casinhas e trenzinhos e que discriminem os tamanhos e as cores, usando apenas as barras menores ou as maiores para fazer as montagens, ou aquelas que sejam da mesma cor.

48 ATIVIDADE 2 O primeiro contato com as barrinhas deve parecer uma brincadeira. Nessa fase as crianças fazem apenas o reconhecimento físico das peças. Entregar para os grupos de crianças cartelas com figuras que têm o mesmo tamanho e a mesma cor das dez barrinhas. Pede-se às crianças que montem as figuras colocando as barrinhas coloridas sobre as tiras correspondentes.

49 ATIVIDADE 3 Entregue uma barrinha diferente para cada criança. Em círculo as crianças irão mostrar a sua barrinha e comparar com as dos outros. O professor deverá fazer perguntas como: • Quem tem a barrinha maior? • Quem tem a barrinha menor? • Ana, a sua barrinha é maior ou menor que a de Maria?

50 ATIVIDADE 4 Pedir às crianças que coloquem as barrinhas em ordem crescente. explorar a posição delas. • Por que a barrinha lilás está nesta posição? • Por que a barrinha laranja é a última? • Por que a barrinha branca é a primeira?

51 ATIVIDADE 5 Pedir para o grupo pegar a barrinha laranja e perguntar.
• Quantas barrinhas brancas cabem na barrinha laranja? • Quantas barrinhas vermelhas cabem na laranja? • Quantas barrinhas amarelas cabem na laranja?

52 ATIVIDADE 6 A barrinha branca representa a unidade. Vamos ver quantas vezes a barrinha branca cabe em cada uma das barrinhas e completar a tabela. Cor Unidades Vermelha  Verde-claro Lilás Amarela Verde-escura Preta Marrom Azul Lilás

53 ATIVIDADE 7 • Pegue a barrinha vermelha. A barra vermelha está entre quais cores? • Qual é a cor, em ordem crescente de tamanho, da barra que vem imediatamente antes da barra azul? • Quais são as barras que têm seu comprimento maior que o da lilás e menor que o da laranja? • Qual é a barra imediatamente sucessora da barra marrom? • Qual é a barra imediatamente antecessora da barra preta?

54 ATIVIDADE 8 • Usem duas barras de cores diferentes para comporem as adições = = 2 + 3 = 5 + 1 = = = 8 + 1 =

55 ATIVIDADE 9 Vamos formar muros usando apenas duas barras. Monte com o material, depois reproduza o desenho e registre os valores.  MURO DO 7 MURO DO 8 MURO DO 10

56 ATIVIDADE 10 Descubra a subtração. Faça o registro dos números correspondentes e o resultado. • laranja – verde-claro = • marrom – lilás = • amarela – vermelha = • azul – branca = • verde-escura – verde-clara =

57 “DEIXE A CRIANÇA LIVRE, E ELA SE REVELARÁ”
Montessori

58 ATIVIDADE EM EQUIPE Utilizando um dos materiais estruturados aqui estudados, cada grupo deverá apresentar um exemplo de situação de aprendizagem em sala de aula


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