A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Balanço Energético da Produção de Etanol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Balanço Energético da Produção de Etanol"— Transcrição da apresentação:

1 Balanço Energético da Produção de Etanol
PEA – 5765 Tópicos Avançados em Sistemas Energéticos para o Desenvolvimento Limpo Balanço Energético da Produção de Etanol Aluno: Marcelo Vieira de Moraes Prof: Miguel Edgar Morales Udaeta

2 Tópicos Introdução. Produção do Etanol (Álcool). Etanol – BEN.
Conclusões. Referências.

3 Introdução Hoje, o etanol representa uma das principais fontes de energia no Brasil, esse combustível trata-se de um álcool (CH3CH2OH ) inflamável, incolor e com odor característico. Este álcool é encontrado em bebidas alcoólicas, produtos farmacêuticos, medicinais, assim como no álcool combustível e na gasolina, como um aditivo, sendo sua principal aplicação.

4 Introdução A produção do combustível foi incentivada principalmente pelas crises do petróleo nas décadas de 70 e 80, intensificadas pela dependência externa do petróleo no período. A utilização do produto teve rápida ascensão no fim da década de 70, entretanto apresentou problemas relacionados com o abastecimento, reestruturação do mercado de petróleo.

5 Introdução O etanol ou álcool etílico pode ser obtido através da fermentação dos açúcares. Este é o método mais comum no Brasil, que utiliza a cana-de-açúcar para obter os açúcares que darão origem ao etanol. O etanol pode ser obtido também, pela fermentação de cereais, tais como a cevada e o malte.

6 Produção do Etanol A fermentação ocorre com a adição de agente enzimático a uma mistura de água e açúcares. O agente, por possuir enzimas de levedura, converte açúcar em álcool, é o responsável pelas reações de transformação de glicose a etanol. Estas reações podem ser simplificadas como a seguir: C6H12O6(aq)  à  2 CH3CH2OH(aq)  +  2 CO2(g) Outra forma de obter o álcool é a partir da hidratação do eteno, catalisado por ácido sulfúrico. A seguir, a reação simplificada de hidratação do eteno. CH2=CH2   CH3-CH2-OH

7 Produção do Etanol No caso do álcool combustível ou do de uso doméstico, o processo utilizado é a destilação, pois estes possuem alto teor alcoólico, geralmente acima de 85%. Esse tipo de produto não pode ser ingerido, pois possue teor elevado, além de apresentar aditivos (agentes desnaturantes), entre eles os mais utilizados (metanol e etanal ).

8 Etanol - BEN O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, e também o maior produtor de açúcar e etanol (álcool): Produção[8] – Cana ~ 440 milhões ton - Açúcar ~ 218 milhões ton - Álcool ~ 180 milhões ton. Movimenta (U$) - 12 bilhões. Empregos – 01 milhão (direto) 3,5 milhões (indireto)

9 Resultados 2004 – BEN 2005 O consumo de bagaço de cana cresceu 4,6%, chegando a 101,8 milhões t, resultante,principalmente, do crescimento da produção de açúcar, de 6,3%. Cerca de 75% do álcool produzido é proveniente do caldo de cana (rendimento próximo de 85 l/t de cana). Os restantes 25% têm origem no melaço resultante da produção de açúcar (rendimento próximo de 335 l/t de melaço). Em 2004 a produção total de bagaço ficou próxima de 110 milhões t, gerando uma sobra de 8,2milhões t para usos não energéticos. Os produtos energéticos resultantes da cana contribuíram com 13,5% da Matriz Energética Brasileira de 2004, posição semelhante à de 2003. Fonte: BEM 2005

10 Produção X Consumo – BEN 2005
2004 Prod – 14,6 Cons – 13,3

11 Consumo Transportes – BEN 2005
6445 x 103 Tep

12 Produção de Etanol – BEN 2005
Produção do Etanol (103 m3) Norte ,3% Nordeste ,4% Sudeste ,9% *SP ,5% Sul ,0% Centro-Oeste ,3%

13 Gráficos – BEN 2005 Outros efeitos!!
Produção de energia através da biomassa de bagaço de cana disponibilizado.

14 Os principais benefícios com a utilização do etanol:
Benefícios de Etanol – BEN 2005 Os principais benefícios com a utilização do etanol: Combustível com custo de produção menor. A queima do material apresenta menores índices de poluição. Combustível renovável. Desempenho satisfatório (motores de combustão interna). Preços de venda menores. Diversificação da matriz energética. Redução da dependência externa de combustíveis.

15 Desafios – BEN 2005 Principais desafios:
Reducão de custos de produção (agrícola e industrial) Minimizar problemas de esgotamento do solo. Modernização da produção. Reduzir impactos ambientais/sociais.

16 Conclusão A produção de álcool combustível apresentou considerável aumento, acompanhado de importantes ganhos de produtividade, desde a implantação do Pro-Álcool. O custo de produção tem diminuído sistematicamente (aumento do rendimento – industrial e agrícola), fato marcante no mercado de energia, no qual quase todos os custos são crescentes.

17 Conclusões Quando o etanol substitui o petróleo, os benefícios ambientais incluem menores emissões de CO2, ele não é nocivo ao meio ambiente no caso de ocorrerem derramamentos ou vazamentos. Por possuir estes atributos, o etanol possui um futuro forte como combustível alternativo (protocolo de Kyoto) ou como combustível adicional para mecanismos de combustão interna. Adoção de uma política energética clara e permanente, poderá beneficiar a geração de empregos, o balanço de comércio exterior, o abatimento do carbono atmosférico e a possibilidade da co-geração, deste modo fortalecerá a posição do álcool na matriz energética brasileira. 

18 Referências [1] REIS, L. B. & SILVEIRA, S. (2000). Energia Elétrica para o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo, Edusp. [2] Ministério das Minas e Energia - Balanço Energético Nacional – BEM 2005 [3] Ministério de Minas e Energia, Brasília, Dados estatísticos do ano de Disponível em < Acessado em nov de 2005. [4] Omar Campos Ferreira: /11/05 [5] /11/05 [6] GRIMONI, J.A. & GALVÃO, L. C. & UDAETA, M. E (2004). Iniciação a Conceitos de Sistemas Energéticos para o Desenvolvimento Limpo, São Paulo , edusp. [7] SHREVE, R. N. & BRINK. J. A. (1980). Industrias de Processos Químicos. [8] Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Safra 2005/2006 Agosto – Cana de Açucar.


Carregar ppt "Balanço Energético da Produção de Etanol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google