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“Serviços do INPI destinados às PME”
Seminário sobre Propriedade Intelectual para a Competitividade das Pequenas e Médias Empresas de Moçambique “Serviços do INPI destinados às PME” Organizado pela OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual Em Colaboração com o Instituto de Propriedade Intelectual de Moçambique Maputo, Agosto 21 e 22, 2006
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Plano de Apresentação O INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial A Estratégia Os Serviços para as Empresas - GAPI – Gabinetes de Apoio à Promoção da PI - Empresa e Marca na Hora - Pré-Diagnósticos de PI - SIUPI - Sistema de Incentivos para a utilização da PI - Disponibilização gratuita online das bases de dados de todos os DPI - Portal da Lusofonia
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1. INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial
O que é? O INPI é ... um instituto público com autonomia administrativa e financeira com património próprio ... criado com o objectivo de promover o Sistema de Propriedade Industrial Atribuições definir políticas de protecção da PI atribuir e proteger os direitos de PI promover a PI junto dos meios académicos, científicos e empresariais assegurar o tratamento, o acesso e a difusão da informação e documentação da PI cooperar com entidades nacionais e internacionais
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Programas e Projectos de Cooperação
2. A Estratégia E S T R A T É G I A Reforçar a eficácia da protecção e da Gestão de Direitos INVESTIMENTO Programas e Projectos de Cooperação Promover o uso da PI, promovendo a Inovação Modernização e Qualificação Administrativa Novo modelo de cooperação Sistema de Informação e Informática Dinamizar mudança organizacional Parcerias Estratégicas Sistema C&T Assumir filosofia e-government de actuação
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3. Os Serviços para as Empresas
Rede GAPI Parceiros envolvidos
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3. Os Serviços para as Empresas
Empresa e Marca na Hora 21 de Dezembro de 2005 PROTOCOLO Constituição de uma equipa mista RNPC / INPI Identificação, reserva e registo de firmas e marcas 200 Marcas e Firmas constantes em bolsa única disponível em
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3. Os Serviços para as Empresas
Aquisição simultânea de uma firma e de uma marca: Num único balcão De forma imediata Total identidade entre nomes
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3. Os Serviços para as Empresas
Existe apenas uma Regra A dependência: aquisição simultânea de firma e marca, o que significa que não pode ser adquirida uma marca sem a firma correspondente e vice-versa A Bolsa tem regras de utilização? Posteriormente à aquisição adquire-se a independência entre ambos os direitos, passando a firma e a marca a vigorar autonomamente Qualquer interessado na aquisição imediata de uma firma e de uma marca reservadas a favor do Estado e disponibilizadas na bolsa única ( Quem pode adquirir? Quanto custa uma Marca na Hora? € Por cada classe de produtos e serviços adicional: €
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3. Os Serviços para as Empresas
Como proceder para adquirir uma marca na hora? Dirigir-se ao Balcão de Atendimento “Empresa e Marca na Hora” Consultar a Bolsa Única em e escolher a firma/marca desejada Proceder à constituição da empresa através de modelos de sociedade pré-aprovados com dispensa de escritura pública e à aquisição da marca registada Usar legalmente a marca registada escolhida Assinando um único documento: “Declaração de Cessão de Marca Registada”
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3. Os Serviços para as Empresas
O que recebe em troca? Uma marca registada comprovada por: Cópia da Declaração de Cessão, entregue no momento da aquisição Título de registo de marca nacional, remetida posteriormente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial
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3. Os Serviços para as Empresas
Vantagens: Simplicidade: Uma só deslocação, um só balcão, um só documento, um só pagamento; Rapidez: Aquisição imediata de uma marca registada, quando o recurso à via normal implica um prazo de doze meses; Eficiência: produtos e serviços marcados prontos a ser comercializados pela nova empresa;
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3. Os Serviços para as Empresas
Pré-Diagnósticos de PI O que são? É um método aberto de abordagem da PI pelas empresas, apelando à experiência de um técnico especializado Uma avaliação das vantagens da PI para a empresa na sua globalidade Uma ferramenta reutilizável segundo as necessidades da empresa O que não são? Não é uma simples pesquisa documental Não é um diagnóstico de propriedade industrial de um projecto Não é um produto de procura dos DPI propostos pelo INPI
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3. Os Serviços para as Empresas Promoção da inovação e aumento da
Objectivos: Fornecer gratuitamente às PME, previamente seleccionadas, uma análise personalizada, objectiva e qualificada do seu ponto de situação e necessidades em PI e uma visão prospectiva baseada na compreensão das mais valias competitivas que podem ser geradas através da PI Divulgar o Sistema da PI directamente junto das empresas no sentido de proporcionar uma percepção imediata e prática da sua utilidade, bem como dar a conhecer instrumentos de apoio (SIUPI) e os profissionais habilitados (AOPI) Identificar as competências, os actores e os custos associados à PI Aumentar o número de registos nacionais, com particular destaque para os de incidência tecnológica Incrementar as competências e a área de intervenção dos GAPI Promoção da inovação e aumento da utilização do SPI
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3. Os Serviços para as Empresas
Actividades e Metas Desenvolvimento de competências através da realização de 3 acções de sensibilização para 50 técnicos Dezembro de 2005 (INPI)- Lyon e Paris 27 a 29 de Março de 2006 (GAPI) - Lisboa 18 a 20 de Abril (GAPI) - Lisboa Aplicação dos Pré–Diagnósticos 220 empresas (a seleccionar previamente) utilização da rede GAPI (10 empresas/GAPI) Elaboração de um relatório final por empresa
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3. Os Serviços para as Empresas
SIUPI - Sistema de Incentivos à Utilização da Propriedade Industrial O que é? É um sistema de incentivos ... ... que tem por objectivo estimular a actividade inventiva, a criatividade e a inovação, através da utilização do Sistema da Propriedade Industrial... Enquadramento : PRIME – Programa de Incentivos à Modernização da Economia (Medida 3.2. –Melhorar as estratégias empresariais) Legislação : Portaria nº 262 / 2005, DR nº 54, I Série B,, de Despacho nº / 2005, DR nº 192, II Série, de
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3. Os Serviços para as Empresas
Tipologias de Projecto (I): Pedidos de Direitos de Propriedade Industrial (DPI), de natureza tecnológica ou criativa (Patentes, Mod. Utilidade, Desenhos ou Modelos); (Excepção : Marcas para assinalar produtos objecto de Patente, MU ou DouM) Manutenção de DPI, de natureza não comercial, concedidos à menos de 2 anos; Realização de Protótipos e Instalações Experimentais suportados por uma suportados por uma Patente ou por um Pedido de Patente (só inventores independentes ou equivalente) Acções Complementares (não podem constituir por si só um projecto) : Pesquisas ao Estado da Técnica/Anterioridade; Estudos de Viabilidade Técnico–Económica, enquanto elementos de suporte à estratégia de protecção de invenções ou criações; Apoio à utilização e comercialização de invenções ou criações cuja protecção foi solicitada : Selecção de Parceiros, Acções de demonstração, Apoio à industrialização (inventores independentes ou equivalente).
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3. Os Serviços para as Empresas
Beneficiários / Incentivo : Empresas com actividade de I&D : 40 % (Lisboa e Vale do Tejo) e 45 % (Outras Regiões) Instituições que desenvolvam tarefas de investigação : 75% Inventores e Designers Independentes, e Empreendedores em fase pré empresarial : 70% Obs.: As taxas aplicáveis referem-se a incentivos não reembolsáveis calculados sobre o investimento elegível.
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3. Os Serviços para as Empresas
Principais condições de elegibilidade Do Promotor: Cumprir todas as condições que lhe são aplicáveis - ter a sua situação legal regularizada; Ter direito legal ao Pedido ou Direito de PI objecto de candidatura; Indicar um responsável pelo projecto; Do Projecto: Despesa elegível mínima de euros; Incluir todas as despesas necessárias à obtenção do DPI; A actividade (económica) do projecto deverá ser enquadrável numa CAE relativa à Industria, Energia, Construção, ou em algumas actividades do Turismo ou dos Serviços
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3. Os Serviços para as Empresas
Principais obrigações dos Promotores : Executar o projecto nos termos e prazos aprovados; Entregar nos prazos estabelecidos os elementos que lhe forem solicitados; Publicitar os apoios recebidos; Não alienar, ceder, etc. o objecto da Não alienar, ceder, etc. o objecto da candidatura sem autorização prévia durante o período de vigência do contrato (a alienação durante a fase de apreciação significa a desistência da candidatura).
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3. Os Serviços para as Empresas
Disponibilização gratuita online das bases de dados dos DPI As pesquisas online permitem o acesso directo a informação sobre: Marcas Nomes e Insígnias de Estabelecimentos Logótipos Indicações Geográficas Denominações de Origem Patentes (Nacional, Europeia e Internacional) Modelos de Utilidade Design Informação sobre a situação dos documentos também é disponibilizada Informação diária actualizada do sistema interno de informação Disponibilização gratuita This is the standard page that appears if you use “Insert, New slide” and the default text layout is a bulleted list ... Feel free to delete it if you do not need it.
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3. Os Serviços para as Empresas
Marcas online Os processos podem ser pesquisados de acordo com os seguintes critérios: Directamente por número de processo Titular Nome da marca (sinal) Lista de produtos e serviços e Classificação de NICE Pesquisa fonética avançada Pesquisa fonética simples A pesquisa de texto simples é utilizada no nome do titular, por sinal e na lista de produtos/serviços. Foi desenhada para colmatar alguns erros encontrados noutros sistemas de pesquisa: Texto acentuado Fraca qualidade de dados Pesquisa em palavras com símbolos, e palavras omitidas A pesquisa fonética é utilizada é utilizada para encontrar marcas onde o sinal é falado de forma semelhante (de acordo com a língua Portuguesa)
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3. Os Serviços para as Empresas
Pesquisa em texto simples - Exemplos Critério de Pesquisa: Titular é “DIANA SILVA” O sistema consegue encontrar as marcas dos titulares: “DIANA DE SILVA COSMÉTIQUES S.P.A” “DIANA DE SILVA COSMÉTIQUES B.V”
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3. Os Serviços para as Empresas
Pesquisa em texto simples - Exemplos Critério de Pesquisa: Sinal é “CO-COLA” Apesar de algumas letras serem omitidas o sistemas consegue encontrar as marcas “COCA-COLA”.
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3. Os Serviços para as Empresas
Pesquisa Fonética - Exemplo Critério de Pesquisa: Sinal é “SAMSONGUE” O sistema consegue encontram a marca “SAMSUNG”, indicando 85% de semelhança
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3. Os Serviços para as Empresas
Dados Bibliográficos O sistema disponibiliza o detalhe dos dados bibliográficos, incluindo informação histórica: Classificação de NICE e lista de produtos e serviços Estado jurídico Estado de pagamento de taxas Entidades Documentos Publicações Prioridades Países Designados Classificação de VIENA Pode ser efectuado o download em formato PDF
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3. Os Serviços para as Empresas
Patentes Online As patentes podem ser pesquisadas de acordo com os seguintes critérios: Directamente por número de processo Titular Epígrafe Resumo
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3. Os Serviços para as Empresas
Patentes – dados bibliográficos O sistema disponibiliza o detalhe dos dados bibliográficos, incluindo informação histórica Ligação ao sistema permitindo a consulta de todos os documento relevantes no processo
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3. Os Serviços para as Empresas
Design Online Os processos de Design podem ser pesquisados segundo os seguintes critérios: Directamente por número de processo Titular Epígrafe Resumo Suporte para múltiplas imagens de objectos
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3. Os Serviços para as Empresas
Portal da Lusofonia Estrutura do Portal - Espaço “Internet-based” - Constituído por duas áreas distintas: - Centro de documentação de PI em língua Portuguesa - Bolsa de Cooperação - Zona comum denominada “Gestão do Sucesso”
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3. Os Serviços para as Empresas
Funcionalidades a Criar 1. Criação da Base de Dados LUSOPAT - realização de pesquisas - prospecção tecnológica - encontrar soluções novas para problemas técnicos - conferir visibilidade à inovação lusófona - promover transferência de tecnologia 2. Criação de uma Bolsa de Cooperação - racionalização de recursos - evitar duplicação de esforços - explorar sinergias - maximização de resultados - monitorização e avaliação da cooperação
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3. Os Serviços para as Empresas
Entidades Participantes Entidades directamente associadas - Países de Língua Portuguesa Entidades indirectamente associadas - Organização Mundial da Propriedade Intelectual - Organização Europeia de Patentes - Organização Africana de Propriedade Intelectual - Organização Regional Africana de Propriedade Intelectual
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3. Os Serviços para as Empresas
Objectivos Estratégicos - Aumentar o nível de utilização do SPI nos países CPLP - Criação do maior acervo documental de DPI existente em língua Portuguesa para apoio às empresas - Facilitar o quadro de cooperação entre países CPLP - Valorizar a posição dos países Lusófonos no SI - Valorizar da língua Portuguesa enquanto língua tecnológica
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servir a inovação com qualidade Os nossos contactos:
Os meus contactos: Marco Dinis Chefe do Departamento de Promoção da Inovação Telefone: Fax: Os nossos contactos: Telefone: fax: Site: endereço: Campo das Cebolas Lisboa
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