A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Ósseo e Tegumentar Professora: Enfermeira Raquel do Carmo Mocelim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Ósseo e Tegumentar Professora: Enfermeira Raquel do Carmo Mocelim."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Ósseo e Tegumentar Professora: Enfermeira Raquel do Carmo Mocelim

2 Sistema Ósseo

3 Conceito de Ossos: Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o Esqueleto. É uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas). O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

4 Conceito de Cartilagem: É uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido – forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sanguíneo próprio; conseqüentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.

5

6 Funções do Sistema Esquelético: – Sustentação do organismo (apoio para o corpo) – Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro) – Base mecânica para o movimento – Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo) – Hematopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas)

7 Divisão do Esqueleto: Esqueleto Axial – Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o pendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.

8 Divisão do Esqueleto:

9 Classificação dos Ossos: Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em: Ossos Longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises. Exemplo: Fêmur.

10 Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Exemplo: Ossos do Carpo

11 Ossos Laminares (Planos): São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Exemplos: Frontal e Parietal.

12 Além desses três grupos básicos bem definidos, há outros intermediários, que podem ser distribuído em 5 grupos:

13 Ossos Alongados: São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central. Exemplo: Costelas. Ossos Pneumáticos: São osso ocos, com cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume. Exemplo: Esfenoide. Ossos Irregulares: Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles tem quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto. Exemplo: Vértebras.

14 Ossos Sesamoides: Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre completamente ossificados, normalmente, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamoides, presentes em quase todos os seres humanos. Ossos Suturais: São pequenos ossos localizados dentro de articulações, chamadas de suturas, entre alguns ossos do crânio. Seu número varia muito de pessoa para pessoa.

15 Principais Patologias: Osteoporose: Das diversas doenças do sistema esquelético, a osteoporose é sem dúvidas a mais conhecida de todas. Ela é caracterizada pela perda de tecido ósseo, devido à menor deposição de cálcio e fósforo nos ossos e é diagnosticada com mais frequência em idosos, principalmente nas mulheres.

16

17 Spina bífida: É um defeito da coluna vertebral que ocorre durante a gestação! Neste caso, a medula espinhal e as vértebras não se desenvolve corretamente. Este problema no desenvolvimento do embrião acontece devido à ingestão de álcool, medicamentos excessivos e também à exposição ao calor extremo no início da gravidez.

18 Artrite: Este é um problema articular, mas pode ter complicações diretas nos ossos, por isso resolvemos falar desta doença também. Ela ocorre quando há uma inflamação das articulações que protegem os ossos de se danificar devido ao atrito. As consequências são dores intensas, inchaço e rigidez. Pode ser causada pelo envelhecimento, ferimentos, infecções, deficiência mineral ou até mesmo fatores hereditários. A maior parte dos casos de artrite são diagnosticados em idosos.

19

20 Escoliose: Outra doença esquelética bem comum! Neste caso, a coluna da pessoa se curva para o lado podendo formar um “c” em caso de uma curva, ou até mesmo um “s”, quando ocorrem duas curvas. Este problema se torna evidente durante a adolescência, principalmente na fase do estirão de crescimento.

21

22 Osteomielite: Esta doença é uma infecção óssea provocada pelas bactérias de Staphylococcus que são transportadas pelo sangue. A infecção causada pela osteomielite provoca dores intensa no osso infectado, febre, calafrios, náuseas e fraqueza.

23

24 Talipes equinovaros: Esta doença é conhecida como pé torto e também é uma doença relacionada com a gestação! Em alguns casos, o pé é dobrado para baixo e voltado para dentro, fazendo com que a pessoa possa caminhar apenas sobre os dedos, em outros casos, o pé é dobrado para cima e voltado para fora, neste caso a pessoa pode caminhar apoiando-se apenas sobre os calcanhares.

25

26 Raquitismo: É uma doença do sistema esquelético que deixa as pernas das crianças arqueadas. Ela é decorrente da falta de vitamina D e cálcio.

27

28 Cifose: Conhecida como corcunda, esta doença provoca uma flexão da coluna vertebral devido à deformação dos ossos superiores da coluna vertebral. Ela pode ser causada por fatores genéticos e também pela tuberculose, sífilis e artrite reumatóide.

29

30 Poliomielite: Também conhecida como paralisia infantil, esta doença é uma infecção aguda causada por um vírus que atacam as células nervosas da medula espinhal e do cérebro, provocando a paralisia.

31 Sistema Tegumentar

32 O sistema tegumentar inclui unhas, cabelos e pele humana é o maior sistema de órgãos do corpo. Uma das suas funções principais é ser impermeável ao corpo, com a ajuda da camada exterior de células mortas e queratinizado. Também protege o organismo contra a perda de água e protege os órgãos internos dos ataques de germes e outras infecções. O sistema tegumentário não só protege os órgãos e sistemas internos, mas também regula a temperatura e desempenha um papel vital na síntese da vitamina D de expelir as toxinas.

33 O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas. A Pele propicia: Proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microrganismos invasores. Regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos. Sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas. A pele forma um envoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais (líquidos), formando assim o maior órgão do corpo.

34 A pele é composta de: Epiderme: camada celular superficial. Derme: camada de tecido conectivo profunda.

35 Epiderme A epiderme, ou cutícula, não é vascularizada, consiste de epitélio estratificado, amolda-se perfeitamente sobre a camada papilar da derme, e varia de espessura em diferentes partes. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea. O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas denominadas de acordo com diversas categorias, tais como o aspecto das células, textura, composição e posição.

36 Derme A derme é flexível e elástica, é a mais espessa na superfície dorsal do corpo do que na ventral e na parte lateral mais que na medial dos membros. A pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar. A camada reticular consiste de tecido conjuntivo fibroelástico, composto sobretudo de feixes colágenos. Nas camadas mais profundas da camada reticular encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.

37 Tecido Subcutâneo A derme está situada sobre a tela subcutânea. Esta última camada não é considerada como pertencente à pele e por isso é chamada de tela ou tecido subcutâneo ou hipoderme. O tecido subcutâneo é composto principalmente por tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. Ela desempenha duas funções principais: auxilia a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes. Poucas áreas do corpo não possuem esse tecido; nestes locais, a pele está fixada diretamente no osso. A pele das articulações e dos dedos apresenta dobras e é enrugada porque está aderida ao osso.

38 Principais Patologias: Alopecia areata Esta doença não é contagiosa, auto-imune em que o sistema imunitário ataca os folículos de cabelo. O cabelo é perdido em algumas ou todas as regiões do corpo, particularmente no couro cabeludo, o que resulta em calvície. Esta condição também é conhecida como calvície lugar, pois leva à calvície no couro cabeludo nos estágios iniciais. Cerca de 0,1% -0,2% de pessoas (homens e mulheres) são afetados por esta doença.

39

40 Psoríase Uma doença auto-imune crônica, não é contagiosa. Nesta doença, as manchas escamosas, vermelhas ou lesões podem ser observados na pele. Estas manchas escamosas são chamadas placas de psoríase e são áreas de inflamação e aumento da produção da pele. Estas placas podem ser encontradas na maior parte dos cotovelos e dos joelhos, no entanto, que também pode afetar o couro cabeludo e os órgãos genitais.

41

42 Verrugas É caracterizada por pequenas, redondas, tumor áspera normalmente encontrados nas mãos e nos pés. As verrugas são guiados pelo papilomavírus humano, podem ser contagiosa e se espalha de pessoa para pessoa através do contato. Assemelham-se a uma couve-flor ou uma bolha contínua sobre a pele e pode ser contagiosa.

43 Verrugas

44 Dermatite Dermatite é um termo geral usado para descrever a inflamação da pele. Existem diferentes tipos de dermatite, incluindo dermatite seborreica e dermatite atópica (eczema). Este distúrbio pode ter dezenas de causas e pode ocorrer de várias formas, começando como uma coceira e se estende a aumentar com vermelhidão e inchaço.

45

46 Tricofitia Tinea pedis ou pé de atleta é uma infecção fúngica da pele que causa descamação, descamação e prurido de diversas áreas da pele. Esta doença é transmitida principalmente em áreas úmidas, onde as pessoas andam com os pés descalços, por exemplo, casas de banho, chuveiros, etc. Esta condição geralmente afeta os pés, mas pode se espalhar para outras áreas, como a virilha.

47

48 Além das doenças mencionadas acima, há dezenas de doenças Sistema Tegumentar tais como acne, albinismo, herpes, bolhas, carcinoma de células escamosas, manjericão espinocelular, melanoma e outros cânceres de pele.


Carregar ppt "Sistema Ósseo e Tegumentar Professora: Enfermeira Raquel do Carmo Mocelim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google