A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito."— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:

2 O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito mais sólidas, favorecendo as frentes de trabalho com juventude caminhos concretos e frutuosos para uma experiência mais viva de Igreja e de um encontro pessoal com Jesus Cristo. São cinco as atividades propostas, que deverão ser realizadas cada uma, uma vez por mês conforme o esquema :

3  1º - ESCOLA DA PALAVRA:

4  2º - CATEQUESE:

5  3º - ADORAÇÃO EUCARÍSTICA

6  4º - JOVEM E CARIDADE

7  5º - ESPAÇO ABERTO:

8 A ESTRUTURA DO GRUPO: A CÉLULA O JOVEM O GRUPO

9 1º - O JOVEM: Antes visto como objeto, hoje, agente capaz de contribuir com a ação transformadora e evangelizadora da Igreja em vista do reino. 1º - O JOVEM: “A fonte de renovação da Igreja e de transformação da Sociedade” (PNEJ – CNBB 2007). Antes visto como objeto, hoje, agente capaz de contribuir com a ação transformadora e evangelizadora da Igreja em vista do reino.

10 ComunhãoLecio DivinaEstudoSolidariedadeServiçoPartilha 2º - A CÉLULA: Pequeno grupo que partilha, alimenta, sustenta e anima a vida pela oração, pelo serviço, pela caridade e especialmente pela Lecio Divina. É a experiência da comunhão. O Jovem é parte integrante de um todo.

11 3º - O GRUPO: Só existe pela comunhão e unidade das células. É o todo da vida da juventude na Igreja. É no grupo que as células se encontram para a vivência do projeto de evangelização, para ouvirem, sugerirem, proporem e acolherem as atividades propostas. É a voz e a vez do jovem na Igreja.

12 A PRÁTICA DA EVANGELIZAÇÃO NO GRUPO :

13 O grupo não é o espaço para iniciar o jovem na fé, mas para manter viva a fé já iniciada. Acontece que trazemos para o grupo, jovens que só ouviram falar de Jesus, que não foram introduzidos na prática da oração, da leitura da bíblia e na vivência dos Sacramentos e com isso ao invés de ajudá-los, o prejudicamos.  Ou ficam e ficam com o constrangimento de não poderem dar o que ainda não tem.  Ou se sentem um “peixe fora d’água” e vão embora;

14 Para que o grupo seja um espaço sólido e frutuoso para uma experiência mais viva de Igreja, de vida em comunidade e de um profundo encontro pessoal com Jesus Cristo, propomos que:

15 - A evangelização do(a) jovem possa acontecer fora da célula, do grupo e da igreja. Devemos ir onde o jovem estar, usar de seu espaço, entrar em sua vida e conhecer sua realidade. “Conhecer e conviver com os jovens, é a condição primordial para o processo de evangelização e de formação. Não se ama e nem se evangeliza a quem não se conhece e não se têm um diálogo permanente” (PNEJ – CNBB 2007)

16 “Amados jovens, vos convido a tornarem- se células vivas da Igreja no mundo; tornai-vos discípulos e missionários em comunhão para outros jovens, onde quer que eles estejam, cativando- os para Cristo”. ( D. Carlos, 3ª caminhada 2008) - Seja alimentada em todos que já participam do grupo a mentalidade de que “jovem evangeliza jovem”. - Seja alimentada em todos que já participam do grupo a mentalidade de que “jovem evangeliza jovem”.

17 Eis os passos para a evangelização do jovem:  Oração;  Serviço;  Partilha;  Explicação;  Entrega;  Participação na Célula;  Participação na vida do grupo;

18 FUNDAMENTOS PARA A VIDA DO GRUPO:

19 Dedicar tempo para escutar Deus falando, para acolher sua palavra e o que Ele quer de nós. O grupo deve ser motivado a realizá-la sempre! O grupo deve fazer de suas quartas-feiras, o dia de um encontro marcado com um amigo, onde ninguém pode deixá-lo esperando.

20 Fazer do domingo o dia mais importante para o grupo. Educá-lo a certeza de que Deus é comunidade e que a vida em comunidade começa com a eucaristia dominical. A verdadeira refeição está em se reunir com a comunidade e juntos celebrarem o Dia do Senhor.

21 Testemunhar e alimentar no grupo o sentimento e a certeza de sermos membros de um único corpo e filhos de uma única Igreja, por isso comemos do mesmo pão e bebemos do mesmo cálice. A dor e sofrimento da igreja é a minha dor e sofrimento e a alegria da igreja é a minha alegria. Tornar esta certeza universal. Tornar esta certeza universal.

22 Conscientizar que “jovem evangeliza jovem” e que é tarefa do grupo animar o jovem a ir em busca dos que ainda não fizeram uma experiência com Jesus e assumir os primeiros passos para a transformação social.


Carregar ppt "O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google