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Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa.

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1 Gurus da Qualidade: Elizabete M. e Silva Kaoru Ishikawa

2 Nascimento: 13 de julho de 1915; Tóquio, Japão. Falecimento: 16 de abril de 1989. Formação: Engenharia Química; Universidade de Tóquio, 1939.

3 Nissan JUSE Instituto de Tecnologia de Musashi Professor na Universidade de Tóquio American Society for Quality Academia Internacional de Qualidade

4 Contribuições de Ishikawa para a Qualidade: Cultura da Qualidade 1. A qualidade começa e termina com a educação. 2. O primeiro passo na qualidade é conhecer as especificações do cliente. 3. O estado ideal do Controle de Qualidade é quando a inspeção não é mais necessária. 4. Remova a causa fundamental e não os sintomas. 5. Controle de Qualidade é responsabilidade de todos. 6. Não confunda os meios com os objetivos. 7. Coloque a qualidade em primeiro lugar e estabeleça suas perspectivas de longo prazo.

5 Círculos de Qualidade Contribuições de Ishikawa para a Qualidade: Diagrama de Causa e Efeito Método Máquina Medida Meio Mão de Obra Material

6 Contribuições de Ishikawa para a Qualidade: As 7 Ferramentas da Qualidade

7 FerramentaO que é?Quando Aplicar? Folha de Verificação Planilha de coleta de dados.Facilitar a coleta de dados pertinentes a um problema. Diagrama de Pareto Diagrama de barras que ordena as ocorrências da maior para a menor. Priorizar os poucos, mas vitais. Diagrama de causa e Efeito Estrutura que expressa uma série de causas de um efeito (problema). Ampliar a quantidade de causas a serem analisadas. Diagrama de Dispersão Gráfico que representa a relação entre duas variáveis. Verificar a correlação entre duas variáveis. HistogramaDiagrama de barra que representa a distribuição da ferramenta de uma população. Verificar o comportamento de um processo em relação à uma especificação. FluxogramaFluxo que permite a visualização do processo.Estabelecer os limites e conhecer as atividades. CEP – Controle Estatístico de Processos Gráfico utilizado para acompanhamento do processo, com limites determinados estatisticamente. Mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. As 7 Ferramentas da Qualidade

8 Texto de Apoio Aos integrantes da Equipe de Pedro, pede-se: Elaborem uma estratégia de trabalho que, utilizando as 7Ferramentas da Qualidade, determine a causa da perda de produtos e, em seguida, apresentem solução viável. Estudo de Caso: Cometa Transportes S/A

9 A partir dos Estudos de Ishikawa a Gestão da Qualidade transformou-se no Japão e no mundo e seu nome se distingue até hoje, como objeto de Estudo e capacitação para diversos profissionais. Ao pesquisar, estudar e dividir esses novos conhecimentos, crescemos como profissionais e pessoas. Esta atividade instigou a busca pelos acontecimentos e feitos de um dos maiores nomes da Gestão da Qualidade, trazendo novas informações importantes e ferramentas indispensáveis para os Engenheiros de Produção. Segundo a Filosofia de Ishikawa, o Controle da Qualidade é responsabilidade de todos, como futuros gestores, devemos assumir esta responsabilidade e nos preparar para os problemas que aparecerão, sabendo utilizar das ferramentas que estão disponíveis e, por obra dele, são acessíveis e de fácil utilização. Conclusão

10 PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicenP, 2007. RAMOS, Davidson; Gurus da Qualidade: Kaoru Ishikawa. Jul 2017. disponível em: Acesso em 25 de mar. De 2018. Referências:

11 “Praticar um bom controle de qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.” Kaoru Ishikawa


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