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Prof. Everson José Fernandes
TÉCNICO EM MECÂNICA Prof. Everson José Fernandes
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TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVO: Curso Técnico em Mecânica tem por objetivo formar profissionais, cujas principais atividades são: elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica
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TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Formar cidadãos conscientes e capazes de desenvolver atitudes de respeito e valorização das diferenças individuais; Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias ao seu crescimento pessoal e profissional; Desenvolver nos alunos competências técnicas associadas a área mecânica, que os possibilite a atuar em indústrias de base metalmecânica.
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GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA:
Competências: Aplicar as normas de qualidade e ambientais em processos de fabricação por meio das ferramentas básicas da qualidade. Habilidades: Entender e diferenciar as formas de ferramentas para a qualidade; Aplicar ferramentas da gestão da qualidade condizentes com o processo; Aplicar legislação e normas ambientais e de qualidade nos processos de fabricação.
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GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA: Bases Tecnológicas: 5S; 6 sigmas; Ciclo PDCA; TQC; Ferramentas básicas da qualidade; Legislação ambiental.
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GESTÃO DA QUALIDADE METODOLOGIA Aula expositiva Resolução de exercícios Estudo de caso Ensino com pesquisa e Apresentação de trabalhos Prova teórica
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GESTÃO DA QUALIDADE AVALIAÇÕES: Exercícios em sala(individual ou dupla) Trabalho em grupo Apresentação em grupo Prova teórica individual
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GESTÃO DA QUALIDADE BIBLIOGRAFIA Kaizen – A estratégia para o sucesso competitivo MASAAKI, Imai Gestão da qualidade e do meio ambiente ROBLES Jr, Antonio Seis sigmas – entendendo, aprendendo, desenvolvendo qualidade. RODRIGUES, Marcos Vinícius
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GESTÃO DA QUALIDADE
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FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
A qualidade faz parte da vida de todos nós.
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QUALIDADE NO AMBITO ORGANIZACIONAL
Como esse conceito evoluiu com o passar dos anos
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“GURUS” DA QUALIDADE Willians Edwards Deming Foi o primeiro dos estudiosos da qualidade a ir ao Japão para treinar os empresários de lá no uso da estatística para controlar a qualidade.
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3 Aspectos da Qualidade, segundo Deming
Cliente (expectativas e uso que faz do produto) Qualidade Atendimento ao cliente, (instruções de uso, assistência técnica) Produto 3 Aspectos da Qualidade, segundo Deming
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Joseph M. Juran 3 eixos centrais A qualidade relacionada ao desempenho do produto A qualidade relacionada à ausência de defeitos Ausência de defeitos não é garantia de vendas
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De acordo com Juran, a qualidade pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço, a qualquer tipo de empresa e ao dia a dia de uma multinacional ou qualquer que seja a atribuição.
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Philip Crosby Para Crosby, um produto ou um serviço só é de qualidade quando se encaixa em alguns padrões.
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Depois de planejar o produto de acordo com esses padrões, a gestão não pode se acomodar. A partir daí, é preciso verificar constantemente se o produto continua mesmo dentro do padrão definido.
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Armand V. Feigenbaum Principal obra, escrita em 1951, é Total Quality Control ( publicada no Brasil como Controle da Qualidade Total) onde vem a sigla TQC.
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Segundo ele, o TQC é um sistema que serve para criar, manter e aperfeiçoar a qualidade em uma empresa.
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Kaoru Ishikawa Ishikawa foi um dos grandes “tradutores” das teorias sobre qualidade que vinham dos EUA.
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Durante muito tempo, ele adaptou as ideias norte - americanas à realidade das empresas japonesas.
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Ishikawa ensinou-as a utilizar ferramentas de controle de qualidade, como o “Gráfico de Pareto”, os Histogramas, os Gráficos de Controle, etc.
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Porém, ele ficou mesmo conhecido por explicar para os japoneses os círculos de controle da qualidade (CCQS) e por criar o diagrama de Ishikawa.
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Genichi Taguchi Para Taguchi, qualidade tem a ver com a perda que um produto causa à sociedade quando é colocado à disposição dos clientes.
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Qualidade é quando é colocado à venda A perda que um produto causa à sociedade Custo é Quando não é colocado à venda
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Bibliografia Lélis, Eliacy Cavalcanti Org., Gestão da qualidade / organizadora Eliacy Cavalcanti Lélis, São Paulo (SP) : Pearson, 2012.
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