A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everson José Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everson José Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everson José Fernandes
TÉCNICO EM MECÂNICA Prof. Everson José Fernandes

2 TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVO: Curso Técnico em Mecânica tem por objetivo formar profissionais, cujas principais atividades são: elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica

3 TÉCNICO EM MECÂNICA OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Formar cidadãos conscientes e capazes de desenvolver atitudes de respeito e valorização das diferenças individuais; Proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias ao seu crescimento pessoal e profissional; Desenvolver nos alunos competências técnicas associadas a área mecânica, que os possibilite a atuar em indústrias de base metalmecânica.

4 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA:
Competências: Aplicar as normas de qualidade e ambientais em processos de fabricação por meio das ferramentas básicas da qualidade. Habilidades: Entender e diferenciar as formas de ferramentas para a qualidade; Aplicar ferramentas da gestão da qualidade condizentes com o processo; Aplicar legislação e normas ambientais e de qualidade nos processos de fabricação.

5 GESTÃO DA QUALIDADE EMENTA: Bases Tecnológicas: 5S; 6 sigmas; Ciclo PDCA; TQC; Ferramentas básicas da qualidade; Legislação ambiental.

6 GESTÃO DA QUALIDADE METODOLOGIA Aula expositiva Resolução de exercícios Estudo de caso Ensino com pesquisa e Apresentação de trabalhos Prova teórica

7 GESTÃO DA QUALIDADE AVALIAÇÕES: Exercícios em sala(individual ou dupla) Trabalho em grupo Apresentação em grupo Prova teórica individual

8 GESTÃO DA QUALIDADE BIBLIOGRAFIA Kaizen – A estratégia para o sucesso competitivo MASAAKI, Imai Gestão da qualidade e do meio ambiente ROBLES Jr, Antonio Seis sigmas – entendendo, aprendendo, desenvolvendo qualidade. RODRIGUES, Marcos Vinícius

9 GESTÃO DA QUALIDADE

10 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
A qualidade faz parte da vida de todos nós.

11 QUALIDADE NO AMBITO ORGANIZACIONAL
Como esse conceito evoluiu com o passar dos anos

12 “GURUS” DA QUALIDADE Willians Edwards Deming Foi o primeiro dos estudiosos da qualidade a ir ao Japão para treinar os empresários de lá no uso da estatística para controlar a qualidade.

13 3 Aspectos da Qualidade, segundo Deming
Cliente (expectativas e uso que faz do produto) Qualidade Atendimento ao cliente, (instruções de uso, assistência técnica) Produto 3 Aspectos da Qualidade, segundo Deming

14 Joseph M. Juran 3 eixos centrais A qualidade relacionada ao desempenho do produto A qualidade relacionada à ausência de defeitos Ausência de defeitos não é garantia de vendas

15 De acordo com Juran, a qualidade pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço, a qualquer tipo de empresa e ao dia a dia de uma multinacional ou qualquer que seja a atribuição.

16 Philip Crosby Para Crosby, um produto ou um serviço só é de qualidade quando se encaixa em alguns padrões.

17 Depois de planejar o produto de acordo com esses padrões, a gestão não pode se acomodar. A partir daí, é preciso verificar constantemente se o produto continua mesmo dentro do padrão definido.

18 Armand V. Feigenbaum Principal obra, escrita em 1951, é Total Quality Control ( publicada no Brasil como Controle da Qualidade Total) onde vem a sigla TQC.

19 Segundo ele, o TQC é um sistema que serve para criar, manter e aperfeiçoar a qualidade em uma empresa.

20 Kaoru Ishikawa Ishikawa foi um dos grandes “tradutores” das teorias sobre qualidade que vinham dos EUA.

21 Durante muito tempo, ele adaptou as ideias norte - americanas à realidade das empresas japonesas.

22 Ishikawa ensinou-as a utilizar ferramentas de controle de qualidade, como o “Gráfico de Pareto”, os Histogramas, os Gráficos de Controle, etc.

23 Porém, ele ficou mesmo conhecido por explicar para os japoneses os círculos de controle da qualidade (CCQS) e por criar o diagrama de Ishikawa.

24 Genichi Taguchi Para Taguchi, qualidade tem a ver com a perda que um produto causa à sociedade quando é colocado à disposição dos clientes.

25 Qualidade é quando é colocado à venda A perda que um produto causa à sociedade Custo é Quando não é colocado à venda

26 Bibliografia Lélis, Eliacy Cavalcanti Org., Gestão da qualidade / organizadora Eliacy Cavalcanti Lélis, São Paulo (SP) :   Pearson,   2012.


Carregar ppt "Prof. Everson José Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google