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Professor Roberto César

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Apresentação em tema: "Professor Roberto César"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Roberto César
Administração da Qualidade Total Principais Teóricos Professor Roberto César

2 Armand Vallin Feigenbaum
Autor do Livro Total Quality Control. Doutor no Massachusetts Institute of Tecnology. Preocupação com a eliminação dos erros e falhas na produção Conscientização da contribuição individual para o resultado final da qualidade. Forte estrutura técnica e administrativa. Procedimentos detalhados. Sistema de qualidade estruturado.

3 William Edward Deming Popularizou ó controle de qualidade no Japão na década de 50. Resultados homogêneos através de medidas de previsão que eliminem as variações. Controles Estatísticos de Qualidade Ciclo “PDCA” ou ciclo de Deming.

4 Ciclo de Deming / PDCA

5 14 princípios de Deming crie constância de propósito;
adote uma filosofia; interrompa a dependência de inspeção; evite ganhar apenas com base no preço; melhore constantemente a produção e o serviço; implante treinamento no trabalho; implante liderança no trabalho; elimine o medo; quebre barreiras entre os departamentos e áreas; elimine slogans, gritos de guerra, exortações elimine cotas numéricas e padrões; promova o orgulho entre as pessoas; promova treinamento e educação continuada; coloque todos para trabalhar nos 13 pontos anteriores.

6 Joseph Moses Juran Autor do Livro Quality Control handbook.
Importância de métodos e padrões para atingir resultados desejados. Defende a integração entre diversas funções empresariais. Quebrar paradigmas. Buscar melhorias cada vez mais acentuadas. Responsável pelo planejamento, controle e melhoria da qualidade.

7 Contribuições de Juran
Trilogia de atividades para qualidade: planejamento da qualidade; controle da qualidade; e melhoramento da qualidade.

8 Kaoru Ishikawa Paciência e persistência
Comprometimento, participação e responsabilidade. Qualidade é um dever de todos. Praticar a qualidade sempre. Na empresa, em casa, na escola e na vida. “O processo seguinte é o seu cliente” Copilou vários autores acrescentando a visão humanística. Foco na melhoria contínua e solução de problemas. Diagrama de Ishikawa, Causa efeito ou Espinha de Peixe

9 Diagrama de Ishikawa

10 Genichi Taguchi Diretor da Academia Japonesa de Qualidade
Preocupou-se com a qualidade da engenharia, otimização do design do produto. Quality loss function – QFL (Custos da garantia, reclamações e perda de clientes) Soma de pequenos erros = Desastre.

11 Philip B. Crosby “Defeito Zero” Prevenção das falhas.
Custo de Prevenção < Custo de correção. Motivação humana e Planejamento estratégico

12 Contribuições de Crosby
Compromisso e dedicação da alta gerência divulgada por meio de documento com a política e os objetivos da empresa; Constituição de equipes para melhorias coordenadas pelos gerentes; Medição dos resultados; Avaliação dos custos da qualidade; Comunicação dos resultados aos supervisores e operários; Reunião para identificação dos problemas; Nomeação de um comitê informal para a divulgação do programa; Treinamento da gerência e supervisão; Fixação do dia Zero Defeitos; os resultados são divulgados com o reconhecimento da participação de todos no programa; Estabelecimento dos objetivos a serem seguidos; Consulta aos operários sobre a origem dos problemas; Recompensa àqueles que atingirem os seus objetivos; Formação dos conselhos de qualidade; Etapa final: faça tudo de novo.

13 Referência Bibliográfica
BALLESTERO-ALVAREZ , María Esmeralda . Gestão de Qualidade, Produção e Operações. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012 CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.


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