Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Era do controle estatístico
ENFOQUE DA QUALIDADE ERAS DA QUALIDADE Era da qualidade total Era do controle estatístico Era da inspeção Processo produtivo é controlado. Toda a empresa é responsável. Ênfase na prevenção de defeitos. Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade Produtos são verificados um a um. Cliente participa da inspeção. Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade. Produtos são verificados por amostragem. Departamento especializado faz controle da qualidade. Ênfase na localização de defeitos.
2
QUALIDADE TOTAL DEMING Corrente de Clientes.
Fazer certo da primeira vez. 14 princípios. Inspeção não produz qualidade. Ciclo PDCA. FEIGENBAUM Total quality control. Quem define qualidade é o cliente. Qualidade é problema de todos. Para administrar a qualidade é necessário um sistema. Qualidade depende das pessoas. QUALIDADE TOTAL ISHIKAWA Todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade. Método de resolução de problemas de qualidade Círculos da qualidade. Diagrama de Ishikawa
3
NORMAS ISO A ISO – International Standardization Organization – é uma organização internacional, privada e sem fins lucrativos, que foi criada em 1947 e tem sede em Genebra. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas -, membro fundador da ISO, é a organização nacional de normatização que representa o Brasil.
4
MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
A história da administração da qualidade total confunde-se com a história do modelo japonês de administração. De fato o modelo japonês é uma combinação dos princípios e técnicas da qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas.
5
MODELO JAPONÊS SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO Base cultural japonesa
Qualidade Total Sistema Ford de produção Administração Científica
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.