Profº Rodrigo Aguiar. O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura,

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1 Profº Rodrigo Aguiar

2 O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em 1600. Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro. O barroco surge durante o período da Contrarreforma de Martinho Lutero. Ou seja, em meio à crise da Idade Média, decorrente sobretudo das dificuldades econômicas e lutas religiosas que ocorriam em grande parte da Europa. A mudança de mentalidade tem início com o surgimento do antropocentrismo renascentista onde o homem ocupa uma posição central. Fica claro que esse momento é caracterizado pela confusão de conceitos e ideias, busca dos valores humanísticos e o conflito do corpo e da alma.

3 As principais características do barroco são: Contrastes, dualidades e excessos; Temas religiosos e profanos; Estilo exuberante e decorativo; Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.

4 A arquitetura barroca demonstra uma libertação espacial das geometrias, perpetrando uma riqueza de detalhes que exasperavam as emoções. Trata-se de uma declaração visível da riqueza e do poder da Igreja cujo estilo manifestou-se, em particular, no contexto das novas ordens religiosas. Dessa maneira, na arquitetura barroca o que prevalecia era a teatralidade e as obras monumentais. Provocava distintos resultados visuais, tanto no exterior, quanto no interior das construções. Basílica de São Pedro, no Vaticano.

5 A pintura barroca é uma pintura realista, a qual costuma retratar o interior das casas, paisagens e cenas populares. Este estilo de pintura também está ligada à representação religiosa, tanto católica quanto protestante. Os principais atributos da pintura barroca são a composição simétrica, o equilíbrio da arte renascentista e o contraste de claro- escuro. Quanto à luz, vale lembrar esta não aparece naturalmente, pois sua intenção é guiar o olhar do observador até o episódio principal da obra. Vocação de São Mateus, de Caravaggio.

6  Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.  Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava intensificar a sensação de profundidade.  Realista, pois abrange todas as camadas sociais.  Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

7 Os principais pintores barrocos são:  Caravaggio (1571- 1610)  Andrea Pozzo (1642- 1709)  Velázquez (1599- 1660)  Rembrandt (1606- 1669)

8  A escultura barroca é caracterizada pelo predomínio das linhas curvas, as quais procuram manifestar os movimentos.  São potencializados por efeitos decorativos, principalmente, os gestos e os semblantes das personagens que manifestam emoções fortes e extremamente dramáticas.  O principal representante da escultura barroca foi Bernini(1598-1680). O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini.

9 No Barroco, a música surge como incremento tonal, explorando tons desarmônicos por dentro das escalas diatônicas como alicerce para as modulagens na peça musical. As qualidades mais importantes da música barroca são o uso do baixo contínuo, do contraponto e da harmonia tonal. Isso tudo em oposição aos modos gregorianos até então vigentes. Assim, compositores e intérpretes usaram ornamentação musical. O resultado fez com que a música aumentasse em tamanho, variedade e complexidade, além estabelecer inúmeras formas musicais novas, como a "Ópera". Os nomes mais representativos da música barroca são:  Antônio Vivaldi (1678-1741)  Johann Sebastian Bach (1685- 1750)  Domenico Scarlatti (1685- 1757)

10  A literatura barroca se diferencia pelo uso da linguagem dramática. É encontrada principalmente no exagero de figuras de linguagem, como hipé  Elas buscam uma forma de proclamar o conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval. Isso tudo, situada entre a razão e a fé, numa peleja entre o não- espiritual e o espiritual.  Na literatura brasileira, o Barroco tem como marco inicial a publicação do poema épico "Prosopopeia", de Bento Teixeira, em 1601.  No barroco literário os dois estilos empregados foram: o "cultismo" e o "conceptismo". Eles correspondem respectivamente, ao "jogo de palavras" e ao "jogo de ideias". Os principais autores do barroco literário são:  Gregório de Matos (1636- 1695) Gregório de Matos  Bento Teixeira Pinto (1561-1618)  Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)  Padre Antônio Vieira (1608- 1697) Padre Antônio Vieira  Frei Manuel de Santa Maria Itaparica (1704-1768)

11 TEATRO BARROCO  No teatro barroco não será o esplendor visual que irá glorificar Deus e, ao mesmo tempo, o prazer humano pelo belo.  Esta prerrogativa ficará com o poeta que utilizará a palavra como atributo rebuscado, tal qual a cenografia, com elementos da pintura barroca.

12 BARROCO NO BRASIL  O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura.  Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira. Na escultura e arquitetura, Aleijadinho foi sem dúvida um dos maiores artistas barrocos brasileiros.

13  Influenciado pelo barroco português, no Brasil este estilo se desenvolveu durante o período colonial no chamado “Século de Ouro”.  Foi durante o ciclo do ouro que a exploração desse minério foi a principal atividade econômica desenvolvida no país. Minas Gerais foi o grande foco onde muitas jazidas foram encontradas.  Nessa época, a primeira capital do Brasil, Salvador, foi transferida para o Rio de Janeiro.  Diante disso, o número de habitantes no Brasil aumentou consideravelmente o que propiciou uma época de forte desenvolvimento econômico no país. No barroco mineiro, merece destaque o escultor e arquiteto brasileiro: Aleijadinho.

14  Linguagem dramática;  Racionalismo;  Exagero e rebuscamento;  Uso de figuras de linguagem;  União do religioso e do profano;  Arte dualista;  Jogo de contrastes;  Valorização dos detalhes;  Cultismo (jogo de palavras);  Conceptismo (jogo de ideias). As principais características do barroco brasileiro são:

15  Bento Teixeira (1561-1618): autor de “Prosopopeia” (1601), poema épico com 94 estrofes que exalta a obra de Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.  Gregório de Matos (1633-1696): um dos maiores representantes da literatura barroco no Brasil, que se destacou com sua poesia lírica, religiosa, erótica e satírica. É conhecido como “Boca do Inferno”, uma vez que sua poesia ironizava diversos aspectos da sociedade.  Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711): foi o primeiro brasileiro a publicar versos no estilo barroco. De sua obra destaca-se: “Música do Parnaso” (1705).  Frei Vicente de Salvador (1564-1636): historiógrafo e o primeiro prosador do país. De sua obra destacam-se: “História do Brasil” e “História da Custódia do Brasil”.  Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768): autor de “Eustáquios” e “Descrição da Ilha de Itaparica”. OS PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS ESCRITAS NO BRASIL SÃO:


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