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PublicouROSÂNGELA BRAYNER ROSA Alterado mais de 5 anos atrás
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Transferência de conhecimento? Ditar as normas sobre um tema?
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Troca de conhecimento; Não existe receita infalível – depende da interação docente/discente; Facilitador;
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O fim da ação educativa é desenvolver, no indivíduo e no grupo, a capacidade de analisar criticamente a sua realidade e decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações;
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A educação em saúde é um campo multifacetado, para o qual convergem diversas concepções:
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As mudanças no sentido de ter, manter e reivindicar por saúde ocorrem quando o indivíduo, os grupos populares e as equipes de saúde participam.
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Objetivo: Traçar estratégias por via da educação para contribuir com estabelecimento de hábitos saudáveis, assim como o esclarecimento dos principais riscos de saúde da população alvo.
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Existem diversas abordagens utilizadas na educação em saúde: Higiene; Hábitos alimentares; Dependência química; Doenças bucais;
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O que é higiene? Conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde.
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De origem grega (hygieiné) que significa hygeinos, ou seja o que é saudável. É derivado da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade – Hígia.
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Consiste na prática do uso constante de atos que causem benefícios aos seres humanos. Em sentido mais amplo, compreende todos os hábitos e condutas que nos auxiliem a previnir doenças e a manter a saúde e o nosso bem-estar.
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É primordial para impedir a disseminação de diversas patologias:
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Impedir a disseminação de doenças infecto-contagiosas - epidemias
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Pode ser influenciada por diversos fatores:
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Cultura da população
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Meio social
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Pessoal Coletiva Mental ambiental
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Conjunto de hábitos de limpeza e asseio com que cuidamos do nosso corpo. Influência na vida social Hábitos diários
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Banho Lavagem das mãos Higiene bucal
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É o conjunto de normas de higiene implantadas pela sociedade de forma a direcioná-las a um conceito geral de higiene. conjunto de normas para evitar nossas doenças e de outras pessoas também, para preservar a vida de todos.
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Consite na limpeza dos ambientes naturais pouco interferidos pelos homens, produtos abióticos e bióticos e natureza morta. Limpeza dos protutos que interferem ou vão interferir na natureza.
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Assim como as outras partes do corpo, a cavidade bucal necessita de cuidados e limpeza diariamente para evitarmos infecções e doenças. Hábitos: escovar os dentes, limpeza da lingua, uso de fio dental, etc.
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Conhecer o que é “normal”
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Lingua Palato mole Palato duro Assoalho bucal Gengiva Bochechas Elementos dentários Lábios
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Cárie dentária é derivada da ação dos ácidos provenientes de bactérias que se nutrem de restos alimentares de nossa dieta. Os ácidos bacterianos provocam desmineralização dos elementos dentários que destroem seus tecidos.
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A cárie dentária se não for estabilizada, pode progredir e atingir os tecidos mais profundos do elemento dentário, chegando na polpa. Ao atingir a polpa, a mesma não tem meios suficientes para se defender da infecção, provocando a morte do dente.
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Esse quadro pode gerar em outras categorias de doenças como as doenças endodonticas. São exemplos: Abcesso dento-alveolar, granuloma periapical, cistos, etc.
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São doenças que acometem o periodonto, que podem ter diversas origens A falta de higienização pode causar acúmulo de placa bacteriana, cálculo, gengivites
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É originado de choques mecânicos. Quando atingem a região dos elementos dentários podem causar sua avulsão e portanto devemos ter noção de higiene para preservá-los.
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Escovação Uso de fio dental Diminuição da freqüência de alimentos adocicados
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Fluorterapia Tratamento restaurador Tratamento endodôntico Tratamento periodontal
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Palestras educativas Mudanças de hábitos nocivos
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