A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um."— Transcrição da apresentação:

1 Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um grupo fosfato.

2 Como se estabelece a ligação entre dois nucleótidos sucessivos?

3

4 Como é assegurado a conservação do património genético ao longo das gerações?

5 Replicação do DNA Sendo suporte da informação genética, o DNA necessita de se auto-reproduzir, fazendo cópias dessa informação, de modo a transmiti-la de geração em geração.

6 Replicação do DNA

7 O mecanismo de replicação envolve: Desenrolamento do DNA Rompimento, por acção enzimática (DNA polimerase), de pontes de hidrogénio entre as bases complementares. Incorporação de nucleótidos do meio, por complementaridade, com formação de duas novas cadeias.

8 Replicação do DNA

9 DNA DuplicaçãoDNA

10 Replicação do DNA Esse teste foi possível graças ao desenvolvimento das técnicas de análise bioquímica que ocorreu ao longo da década de 1950. Esse teste foi feito pela primeira vez em 1958 pelos pesquisadores Matthew Meselson e Franklin Stahl. Eles trabalharam com a marcação do DNA por incorporação de azoto pesado 15 N. O teste da hipótese da replicação semiconservativa

11 Modelos para a replicação do DNA

12 Análise da experiência de Meselson e Stahl. (pág. 20/ 21)

13 Replicação do DNA

14

15

16 A replicação é semiconservativa – cada cópia da molécula de DNA contém uma das cadeias da molécula de DNA original e uma cadeia que se formou de novo segundo a regra da complementaridade de bases. A replicação semiconservativa permite explicar a transmissão do programa genético e a relativa estabilidade da composição do DNA no decurso das divisões celulares. Replicação semiconservativa

17 Ácidos nucleicos

18 Estrutura do RNA

19 O RNA é sintetizado a partir do DNA em três formas específicas: RNA mensageiro (mRNA) - RNA transferência (tRNA) RNA ribossómico (rRNA)

20 DNA versus RNA

21 DNARNA Tipo de cadeia Dupla Simples, por vezes dobrada Pentose DesoxirriboseRibose Bases azotadas Adenina,Guanina Timina,Citosina Adenina, Guanina Uracilo, Citosina LocalizaçãoPrincipalmente no núcleo Forma-se no núcleo e migra para o citoplasma QuantidadeConstante em todas as células da mesma espécies Variável de célula para célula e com a actividade celular

22

23

24

25

26 Visão global da Biossíntese de proteínas

27 A sequência de aminoácidos numa proteína é a expressão da mensagem genética do DNA.

28 Aminoácidos proteínas  Moléculas que dão origem às proteínas. CN H R C OH O H H

29 Ligação Peptídica ligação covalente É a ligação covalente entre dois aminoácidos. FUNÇÃO Estrutural (membranas celulares) Transporte (hemoglobina) Enzimática

30 Aminoácidos

31 SUMÁRIO : Replicação do DNA. Composição e estrutura do RNA. Resolução de exercícios. Lição nº 4


Carregar ppt "Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google