A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INEPENDENCIAS NA AMÉRICA LATINA História Prof. Gerson F. de Moraes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INEPENDENCIAS NA AMÉRICA LATINA História Prof. Gerson F. de Moraes."— Transcrição da apresentação:

1 INEPENDENCIAS NA AMÉRICA LATINA História Prof. Gerson F. de Moraes

2 LIBERTADORES DA AMÉRICA San Martin Simon Bolívar

3 CONTEXTO DAS INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA ESPANHOLA Iluministas Ideais Iluministas; Chapetones: Chapetones: espanhóis enviados para a América para administrar os domínios espanhóis; Criollos: Criollos: filhos de espanhóis nascidos na América, tinham poder econômico, mas não político. trabalho compulsório A exploração do trabalho compulsório e escravo de mestiços, indígenas e negros mobilizou forças populares; período de autonomia 1808 – Napoleão Bonaparte assume o trono da Espanha, o que faz com que os domínios espanhóis na América entrem em um período de autonomia e gatilho para as independências na América Espanhola.

4

5 PROJETOS PARA AMÉRICA San Mantin Liderou lutas de Independência na Argentina, Chile, Peru. Projeto: Projeto: San Martín acreditava que o melhor era que as ex- colônias se tornassem monarquias, cujos chefes de Estado seriam príncipes europeus convidados para governá-las.

6 PROJETOS PARA AMÉRICA Militar e político venezuelano, foi de fundamental importância nos processos de independência da Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela, Panamá e Peru. Projeto: Projeto: para Bolívar, as ex- colônias deveriam se organizar numa única grande república federativa, unidas sob um mesmo governo, mais ou menos nos moldes dos Estados Unidos. Simon Bolívar

7 Por que não deu certo? Climas remotos: Climas remotos: a vastidão da colonização espanhola, que se estendia desde a atual Flórida estadunidense até o Chile, diferenças climáticas estabelecidas por uma geografia continental. Situações diversas: Situações diversas: a lealdade de algumas regiões à monarquia espanhola e aos diferentes processos de independência já iniciados antes de 1815, como o do Paraguai e o do México. Interesses opostos: Interesses opostos: as elites coloniais espanholas eram diversas e que algumas delas dependiam do comércio metropolitano, outras se voltavam para a exportação de produtos agrícolas como cacau, café, couro e cana. Havia desejos opostos entre federalismo e centralização do poder.

8 ATIVIDADES 1.Quais foram as ideias iluministas que influenciaram os processos de independência na América Latina? 2.Qual a principal diferença entre criollos e chapetones? 3.O que impeliu as massas populares a participar das lutas de independência na América? 4.Como o processo de expansão napoleônica influenciou nas independências da América?


Carregar ppt "INEPENDENCIAS NA AMÉRICA LATINA História Prof. Gerson F. de Moraes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google