A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos Climáticos Elementos Climáticos - São os elementos que variam de acordo com a atuação dos fatores climáticos. Temos então: temperatura, umidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos Climáticos Elementos Climáticos - São os elementos que variam de acordo com a atuação dos fatores climáticos. Temos então: temperatura, umidade."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Climáticos Elementos Climáticos - São os elementos que variam de acordo com a atuação dos fatores climáticos. Temos então: temperatura, umidade e pressão atmosférica.

2 Elementos do clima são: Todos os elementos que caracterizam o estado do tempo, bem como o clima. ➔ Vento ➔ Temperatura ➔ Precipitação ➔ Nebulosidade ➔ Pressão Atmosférica ➔ Humidade Atmosférica

3 ❏ Ventos O mecanismo básico que articula a circulação das massas de ar no planeta é o das variações de temperatura. O ar mais frio é mais denso e desce, enquanto o ar quente é mais leve e sobe. Ao alcançar altitudes maiores, o ar quente, que estava subindo, começa a se esfriar, ficando mais pesado e descendo novamente, dando continuidade ao ciclo. Essa dinâmica, associada às variações de latitude, dá origem às células de circulação atmosféricas. Observe o esquema abaixo: A formação das diferentes células, além das variações de pressão, decorre do fato de a incidência dos raios solares não ser homogênea. Próximo à Linha do Equador, o calor do sol é mais forte e, à medida que se aproxima dos pólos, essa intensidade vai diminuindo.

4 Como podemos notar no esquema acima representado, existem três tipos principais de células de circulação atmosférica: célula de Hadley, célula de Ferrel e célula polar. ➔ Na Célula de Hadley, também chamada de Célula Tropical, o ar circula em direção à Linha do Equador em baixas altitudes e retorna para a direção dos trópicos nas elevadas altitudes, com o predomínio de ventos alísios e contra-alísios. ➔ Na Célula de Ferrel, também conhecida como Célula de Latitudes Médias, o ar movimenta-se em direção aos polos, onde se resfria e retorna para as faixas tropicais. Os ventos são predominantes de oeste e sopram em direção oposta aos ventos alísios. ➔ Por fim, na Célula polar, os ventos deslocam-se dos pólos em direção aos trópicos, onde se aquecem e retornam novamente às zonas polares. Os ventos são polares de leste e carregam sempre muita umidade, baixas temperaturas e elevada pressão atmosférica.

5 ❏ Temperatura É o nível de calor resultado da ação da radiação solar, comumente dada em graus Celsius. Os continente e oceanos absorvem pouco mais da metade dos raios emitidos pelo sol e esta energia é liberada para atmosfera. A atmosfera é uma capa térmica, sem ela os dias seriam mais quentes e as noites mais frias. O padrão da variação diária da temperatura diária pode ser significativamente alterado pela presença de nebulosidade e vento. As nuvens diminuem a penetração de radiação solar durante o dia e retêm a radiação emitida pela Terra durante a noite. O resultado disto é uma menor amplitude térmica entre as temperaturas máximas e mínimas. Já o vento, proporciona uma redistribuição do calor presente no ar, pois promove a troca de ar entre os locais. As isotermas são linhas que unem pontos com a mesma média de temperatura e são essenciais em um mapa meteorológico. A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.

6 ❏ Umidade O vapor de água representa somente 2% da massa total da atmosfera e 4% de seu volume, mas é o componente atmosférico mais importante na determinação do tempo e do clima. Quanto maior for a temperatura, maior será a capacidade do ar em absorver a umidade.Quando dizemos que a umidade do ar é de 80%, significa que faltam apenas 20% para o ar atingir seu ponto de saturação. Se a temperatura do ar diminui, o vapor se condensa e dá origem a diferentes formas de precipitação: chuva, neve, etc. Entre 30% e 20% de umidade do ar existe o estado de atenção, no qual as pessoas devem ingerir mais água, evitar exercícios físicos ao ar livre, etc. Entre 20% e 12% é o estado de alerta, deve-se umedecer os olhos com soro evitar aglomerações e lugares fechados. Menor que 12% é estado de emergência e as atividades como aulas, coleta de lixo e correios são suspensas.

7 ❏ Pressão Atmosférica Pressão atmosférica é o peso do ar atmosférico exercido por unidade de área. Nas áreas de elevada altitude a pressão diminui e nas áreas baixas a pressão aumenta porque o peso que o ar exerce é maior. A temperatura também influencia, o ar quente é mais dilatado e o ar frio mais comprimido. Então, nas áreas mais frias do planeta a pressão atmosférica é maior. A pressão do ar dá origem aos ventos, eles se originam nas áreas de maior pressão e se deslocam para as de menos pressão. Devido às diferenças de pressão, o ar está quase sempre em movimento, deslocando-se das zonas de alta pressão(fria) para zonas de baixa pressão(quente). Ar frio desce e o ar quente sobe.

8 ❏ Tipos de Chuva Chuvas de convecção: São típicas do verão brasileiro, geralmente são intensas, acompanhadas de ventos e raios. Ocorre pela ascensão (convecção) do ar aquecido pelo sol. Ao subir, o vapor d’água origina nuvens em formato de cogumelos que podem terdezenas de diâmetro e de altura. Chuvas frontais: Típicas do inverno brasileiro, são menos intensas e de longa duração. Sua chegada é anunciada por ventos fortes e ocorre quando o ar frio, mais próximo do nível do solo se acomoda abaixo da massa de ar quente provocando o choque das massas de ar. Chuvas orográficas: São formadas quando uma nuvem carregada sobe ao se deparar com o relevo montanhoso, assim ela perde tanto calor quanto umidade sob forma de chuvas.

9 Climas do mundo

10 ❏ Clima Equatorial Principais características: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm. Regiões: áreas do mundo próximas a linha do Equador como, por exemplo: Amazônia, região central da África, ilhas ao norte da Austrália e sudoeste asiático. ❏ Clima Tropical Principais características: temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. Regiões: regiões do planeta situadas entre o Trópico de Câncer e de Capricórnio. Exemplos: centro-norte do Brasil, centro-sul da África, Índia, Tailândia.

11 ❏ Clima Subtropical Principais características:possui temperaturas médias entre 15°C e 20°C no verão, e no inverno as médias variam entre 0°C a 10°C, chuvas bem distribuídas. Regiões: sul do Brasil, costa oriental da Austrália e nordeste dos Estados Unidos. ❏ Clima Temperado Principais características: Inverno de temperaturas baixas (média de 10ºC) e verões quentes (média de 20ºC). Índice de chuvas anual em torno de 600 mm e umidade do ar elevada durante grande parte do ano. Regiões: áreas central e ocidental da Europa;

12 ❏ Clima Polar Principais características:temperaturas extremamente baixas durante o ano todo. No verão a temperatura fica em torno de 5ºC. Já no rigoroso inverno, varia entre -10 -40ºC. A umidade relativa do ar média anual é de 70%. Regiões: Antártida e região norte do Ártico. ❏ Clima Mediterrâneo Principais características: Verões de temperatura elevadas (média de 30ºC)e invernos frios (média de 5ºC). As chuvas ficam entre 700 e 1000 milímetros por ano. A umidade relativa do ar anual fica entre 70 e 80% ao ano. Regiões: Sul da Europa, costa sul ocidental dos Estados Unidos, extremos norte e sul da África e parte s do sul da Austrália.

13 ❏ Clima Oceânico Principais características: Umidade elevada, influência das correntes marítimas. Índice Pluviométrico elevado (geralmente acima de 2.000 mm por ano). Regiões: regiões litorâneas com influência climática do oceano. ❏ Clima Frio Principais características: Verões amenos (média de 7ºC) e invernos rigorosos (média de 0ºC). Umidade do ar de 70% (média anual). Pouca chuva durante o ano (média de 400 mm). Regiões: regiões norte da América do Norte, Sibéria (Rússia) e norte da Europa.

14 ❏ Clima Frio de Montanha Principais características: Frio durante quase todo ano. Quanto mais elevada a montanha, menor é a temperatura. No pico de grande parte das grandes montanhas a temperatura média anual fica entre -10º e -20ºC. Presença de neve no pico de muitas montanhas elevadas. Regiões: presente nas regiões montanhosas do planeta como, exemplo, regiões altas da Cordilheira dos Andes (oeste da América do Sul), Alpes (Europa). ❏ Clima Semiárido Principais características: Verão quente (média de 20ºC) e inverno frio (média de 5ºC). O semiárido brasileiro não possui temperaturas elevadas (em torno de 25ºC) durante grande parte do ano. Baixo índice pluviométrico anual, baixa umidade do ar, principalmente no inverno. Regiões: interior do nordeste brasileiro e etc.

15 ❏ Clima Desértico Principais características: Elevada amplitude térmica (diferença entre mínima e máxima) diária, ficando entre 15 e 20ºC. Baixo índice pluviométrico (abaixo de 200 mm por ano). Baixa umidade relativa do ar (abaixo de 30%) durante grande parte do ano. Regiões: presente nas regiões desérticas do mundo como, por exemplo, deserto do Saara (norte da África), deserto de Atacama (região costeira do Chile) e etc. Referências: Fonte:https://www.suapesquisa.com/clima/climas_mundo.htm Fonte:https://pt.slideshare.net/karolpoa/5-fatores-e-elementos-climticos?from_action=savehttps://pt.slideshare.net/karolpoa/ Fonte:https://www.estudopratico.com.br/pressao-atmosferica/ Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/amplitude-termica.htm


Carregar ppt "Elementos Climáticos Elementos Climáticos - São os elementos que variam de acordo com a atuação dos fatores climáticos. Temos então: temperatura, umidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google