A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. José Victor Colégio Gaylussac

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. José Victor Colégio Gaylussac"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Cap. 7 Clima Prof. José Victor Colégio Gaylussac

2 Tempo x Clima Clima – Conjunto de características de tempo observados em um determinado período de tempo. ex.: Tropical, Equatorial e etc. Tempo – Estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar, observando uma série de fatores, tais como: nebulosidade, temperatura, umidade e ventos. ex.: nublado, parcialmente nublado e etc.

3 Zonas Climáticas Áreas do planeta que recebem de modo diferente a radiação solar. Existem 3 zonas climáticas, são elas: Zonas Polares Zona Tropical

4 Fatores determinantes do Clima
Latitude – Quanto maior a latitude, menor as temperaturas. Quanto menor a latitude, maiores as temperaturas. Isso ocorre pois nas latitudes menores há maior incidência dos raios solares.

5

6 Altitude – Quanto maior a altitude, menores temperaturas.
Isso ocorre pois, quanto maior a altitude, o ar se torna rarefeito (menos gases) ocorrendo menor retenção de calor.

7 Massas de ar – grandes porções de ar atmosférico que se deslocam pelo planeta levando condições de temperatura e umidade da região em que se originam. São elas: - Oceânicas – São úmidas - Continentais – São secas - Tropicais e Equatoriais – Quentes - Temperadas e polares - Frias

8 Continentalidade e maritimidade
Continentalidade - Maior variação de temperatura ao longo de um dia. Nas áreas continentais, principalmente no interior dos continentes, longe das grandes massas de ar, são bem mais quentes durante o dia ( e no verão) e mais frias durante a noite (no inverno) Maritimidade – Menor variação de temperatura ao longo de um dia. As áreas situadas próximas das grandes massas de água (mares, oceanos ou grandes lagos) apresentam uma variação menor de temperatura, com dias menos quentes (e verões amenos) e noites menos frias (e invernos menos rigorosos)

9 Correntes marítimas Porções de água que se deslocam pelo oceano. Podem ser quentes ou frias. Correntes quentes: Águas mais quentes, aquecendo as regiões por onde passam e levando chuva as regiões litorâneas. Corrente frias: Águas mais frias, reduzindo as temperaturas e contribuindo para a formação de desertos, pois há menos evaporação da água e consequentemente menos precipitação.

10 CORRENTES MARÍTIMAS Influenciam nas condições atmosféricas das áreas litorâneas próximas às quais circulam. São verdadeiros rios de água salgada circulando na superfície dos oceanos. Sua profundidade é variável, assim como a sua largura. As correntes frias originam-se em áreas próximas aos pólos e, as correntes quentes, em áreas próximas ao Equador.

11

12 Corrente quente Corrente fria

13 Tipos de Clima do Mundo em Desenvolvimento

14 TIPOS CLIMÁTICOS Clima Tropical: altas temperaturas; chuvas no verão e invernos secos. Clima Equatorial: altas temperaturas; chuvas abundantes o ano todo. Clima Subtropical: baixas temperaturas; chuvas regulares durante o ano todo. Clima Tropical Semi-árido: altas temperaturas; chuvas irregulares durante o ano todo, havendo períodos de secas. Clima Polar: baixíssimas temperaturas, muitas vezes abaixo a temperatura chega abaixo de zero; verões chuvosos e invernos secos, com precipitação de neve e geadas. Clima Desértico: altas temperaturas; chuvas escassas ou inexistentes durante alguns meses.

15 Clima tropical Úmido áreas pouco afastadas do equador e próxima aos litorais. quente e úmido rica biodiversidade de flora e de fauna presente na América do Sul e Central, África e na Ásia.

16 Clima tropical semiúmido ou tropical continental
caracteriza-se por apresentar chuvas concentradas no verão e secas no inverno. vegetação de savanas (cerrado) áreas exploradas pela agricultura comercial.

17 Clima tropical de altitude
É um clima tropical que possui temperaturas amenizadas pela influência da altitude e que apresenta maior pluviosidade anual do que o clima tropical semiúmido. A vegetação típica é a mata atlântica e os campos de altitude.

18 Tropical de monções (Não copiar)
Esse clima é quente e apresenta o regime de chuvas regulado pelas diferenças de temperatura entre o mar e o continente, de acordo com as estações do ano. Sendo assim, o verão é chuvoso (época do plantio de arroz), e o inverno marca a estação de estiagem (época da colheita do arroz). A vegetação predominante é de florestas densas e savanas, já bastantes alteradas pela intervenção humana em quase todos os lugares que ocorre.

19 baixas latitude (próximo ao equador)
Clima Equatorial baixas latitude (próximo ao equador) altas temperaturas e altos índices pluviométricos. atuação dos ventos alísios. favorece a formação de rica biodiversidade (calor e umidade)

20 Clima subtropical Esse clima se caracteriza por ser uma área de transição entre os climas temperados e tropicais. Vegetação de campos ou floresta de Araucária. Possui as quatro estações do ano bem definidas.

21 Clima semiárido Caracteriza-se por apresentar entre 250 a 500 mm de chuvas por ano. Estas regiões podem ser castigadas por prolongados períodos de estiagem. A vegetação típica são as estepes, plantas adaptadas a pouca disponibilidade de água. No Brasil destaca-se a Caatinga.

22 Clima polar, sub polar e frio continental (Não copiar)
O clima polar é muito frio. O solo fica coberto de neve a maior parte do ano. No clima subpolar no verão a vegetação que se desenvolve é a tundra. No clima frio continental a vegetação é a Taiga ou Conífera.

23 Clima desértico(Não copiar)
Os desertos se caracterizam sobretudo por apresentarem baixos índices pluviométricos, menos de 250 mm anuais. Nas áreas tropicais a ausência de nuvens vegetação e umidade acabam determinando uma grande amplitude térmica. Os Oásis, localizados em depressões, são as áreas onde a água subterrânea aflora permitindo a sobrevivência humana. Nos desertos a vegetação é escassa quando não inexistente.

24 Clima Mediterrâneo (Não copiar)
Caracteriza-se por apresentar chuvas concentradas no inverno e verão seco. É encontrado em poucas partes do planeta como no Chile, Europa, África, Austrália e EUA. Vegetação constituída de árvores de pequeno porte e arbustos.

25 Clima de Montanha (Não copiar)
Sofre grande influencia do fator altitude, pois a medida que esta aumenta a temperatura diminui e modifica-se o tipo de vegetação. As principais áreas de ocorrência no mundo em desenvolvimento são a cordilheira dos Andes, e as Sierras Madres o Himalaia e a Cadeia do Atlas.

26 Clima Temperado (Não copiar)
Caracteriza-se por apresentar as quatro estações bem definidas. Suas principais áreas de ocorrência no mundo em desenvolvimento são a América do Sul e a Ásia. A vegetação característica é a floresta de folhas caducas ou caducifólia.

27 Tipos de Chuva Chuvas Frontais
Quando duas massas com temperatura e pressão opostas e proporcionais se encontram ocorre a condensação do vapor e a precipitação da água em forma de chuva. Comum no litoral nordestino e na região Sul do Estado do Rio de Janeiro.

28 Chuvas Orográficas Ocorrem quando uma massa de ar encontra uma barreira natural (montanha). Ganha altitude, onde pode ocorrer a queda de temperatura e a condensação do vapor. Comuns no litoral brasileiro.

29 Chuvas Convectivas Ocorrem devido a ascensão (subida) do ar contendo muito vapor d`água, e que, ao ganhar altitude, entra em contato com as camadas frias e sofre condensação e posterior precipitação. O ar quente e úmido sobe e desce frio e seco.


Carregar ppt "Prof. José Victor Colégio Gaylussac"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google