A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Da Cor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Da Cor."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Da Cor

2 Síntese Aditiva Cor / Luz
Falar de cor é também falar de luz. A cor é fortemente influenciada pela luz. SEM LUZ NÃO HÁ COR!

3 E não consegues ver nada porque...
Imagina que é de noite, estás no teu quarto com as luzes apagadas, totalmente às escuras. Consegues ver o teu armário, a porta, a cama ou alguma outra coisa? NÃO! E não consegues ver nada porque... NÃO HÁ LUZ.

4 Nos nossos olhos (na retina) existem dois tipos diferentes de células especialmente adaptadas para distinguir diferentes intensidades de luz (os bastonetes) e diferentes cores (os cones).

5 Um tipo para cada cor fundamental:
Enquanto, porém, existe apenas um único tipo de bastonetes, existem três tipos diferentes de cones. Um tipo para cada cor fundamental: verde, vermelho e azul.

6 A luz branca contém todas as cores.
No século XVII, o físico Isaac Newton descobriu que a luz do Sol é constituída por luzes coloridas. A luz branca contém todas as cores.

7 Todas as outras cores são absorvidas.
Quando a luz (composta pelas sete cores) incide sobre o objeto, as suas propriedades fazem com que das sete cores, seja refletido apenas o vermelho, ou o azul. Todas as outras cores são absorvidas. Uma superfície é amarela porque, ao absorver todas as radiações coloridas, reflete apenas a radiação correspondente ao amarelo. Uma superfície branca reflete todas as radiações que nela incidem. Uma superfície preta absorve todas as radiações, não refletindo nenhuma.

8 A maioria das radiações do espetro solar são invisíveis aos nossos olhos. Apenas uma pequena parte é visível. Essa parte contém todas as radiações coloridas.

9 Verde, Vermelho e Azul violeta
Assim, quando falamos de Síntese ADITIVA falamos de Luz, pois a soma das cores do espectro cromático dá MAIS luminosidade - a LUZ BRANCA. Na Síntese Aditiva existem 3 CORES PRIMÁRIAS, as quais já podemos calcular quais sejam: Verde, Vermelho e Azul violeta

10 O resultado dessas misturas são as cores secundárias.
Se misturarmos dois focos de luz diferentes conseguimos obter misturas. O resultado dessas misturas são as cores secundárias. As cores secundárias da Síntese Aditiva são: Amarelo, Magenta e Azul Ciano Repara nas cores que resultam destas misturas

11 MISTURA ADITIVA de uma imagem num monitor.
A designação do sistema RGB corresponde às iniciais das cores primárias, da mistura aditiva, em língua inglesa (red, green, blue).

12 E o que acontece com o branco e o preto?
Quando a luz incide num objeto branco, todas as sete cores que compõem cada raio de luz, são refletidas. É por isso que em zonas quentes, como na região do Alentejo, as casas são maioritariamente pintadas de branco: Tornam-se mais frescas no verão porque refletem os raios solares.

13 Quando a luz incide num objeto preto, todas as sete cores que compõem cada raio de luz, são absorvidas. É por isso que no verão não se deve usar roupa preta. Torna-se muito quente porque absorve todos os raios solares.

14 Síntese Subtrativa Cor / Pigmento
Desde sempre, o homem procurou representar a cor nas suas criações. Utilizava tintas que extraía de plantas, minerais e animais. Pintava e decorava os espaços onde vivia, os objetos que usava, as suas roupas, etc.

15 As cores utilizadas provinham da terra
As cores utilizadas provinham da terra. Por exemplo, com carvão fazia-se preto e os vários tipos de terras argilosas davam origem ao vermelho, ao castanho ou ao amarelo. Estas cores eram misturadas com gorduras e aplicadas com pincéis feitos com pelos de animais ou até sopradas através de ossos ocos.

16 Nos nossos dias, encontramos uma grande variedade de tintas obtidas a partir de produtos naturais e químicos à base de óleos e água.

17 As cores primárias da Síntese Subtrativa são:
As cores primárias da Síntese Subtrativa são cores que parecem ter luz própria e que não se obtêm por mistura de outras. As cores primárias da Síntese Subtrativa são: Amarelo, Magenta e Azul Ciano Repara nas cores que resultam destas misturas

18 As cores secundárias da Síntese Subtrativa são:
As cores secundárias são cores que se obtêm através da mistura de duas cores primárias. As cores secundárias da Síntese Subtrativa são: Vermelho, Verde e Azul violeta

19 Na Síntese Aditiva a soma das cores dá branco (+ luz)
Se reparares, as Cores Primárias da Síntese Aditiva são as Cores Secundárias da Síntese Subtrativa e vice-versa. Na Síntese Aditiva a soma das cores dá branco (+ luz) Na Síntese Subtrativa a soma das cores dá Preto (- luz)

20 Assim, utilizam-se sistemas de cor diferentes para situações diferentes.
Se falarmos de um espetáculo de luz ou de um monitor de TV, temos que utilizar as regras da Síntese Aditiva, se pretendermos fazer uma pintura, precisamos de conhecer as regras da Síntese Subtrativa. Síntese Aditiva Síntese Subtrativa

21 Cor Contraste e Harmonia

22 Contrastes de Cor O contraste é um fenómeno com o qual se podem diferenciar cores, atendendo à sua luminosidade ou à cor de fundo sobre a qual se projetam... Existem inúmeras formas de obter ou criar efeitos de contraste: O contraste é um fenómeno com o qual se podem diferenciar cores, atendendo à sua luminosidade ou à cor de fundo sobre a qual se projetam... Existem inúmeras formas de obter ou criar efeitos de contraste:

23 Contrastes de Cor Contraste de cor em si Contraste claro-escuro
Contraste quente-frio Contraste de cores complementares Contraste simultâneo Contraste de cor em si Contraste claro-escuro Contraste quente-frio Contraste de cores complementares Contraste simultâneo

24 Contraste de cor em si É o contraste entre cores saturadas.
Temos como exemplo o contraste entre cores primárias.

25 Contraste de cor em si Matisse...

26 Contraste claro-escuro
Este contraste é conseguido utilizando o branco, o negro e a gama de cinzentos entre estes dois tons. Relativamente ao círculo cromático o eixo principal claro escuro é definido pelos polos amarelo (cor mais clara) e azul- violeta (cor mais escura).

27 Contraste claro-escuro
Temos muitos exemplos na pintura renascentista, onde surgem grandes escolas do claro escuro. ...E na arte moderna “A Guernica” de Picasso...

28 Contraste quente-frio
Muitas vezes classificamos as cores como quentes ou frias, consoante as sensações que elas nos provocam.

29 Contraste quente-frio
A cor influencia o estado de espírito e transmite-nos diferentes sensações. Se pensarmos no calor, no amor ou na raiva, associamo-los ao vermelho, laranja e amarelo – Cores Quentes.

30 Contraste quente-frio
Quando pensamos na água, na chuva ou nas grandes florestas, temos uma sensação de frescura e associamo-la ao azul ou ao verde - Cores frias.

31 Contraste quente-frio
Apresentam-se como exemplos de contraste entre cores quentes e frias, duas fotografias:

32 Contraste de complementares
As cores complementares são aquelas que se encontram diametralmente opostas no círculo cromático.

33 Contraste de complementares
Assim: O Azul Ciano é complementar do Vermelho O Amarelo é complementar do Azul Violeta O Magenta é complementar do Verde

34 Contraste de complementares
Miró

35 Contraste de complementares
As cores complementares equilibram uma imagem criando contrastes. Mas raramente se usam apenas cores complementares numa obra pois o efeito poderia ser desastroso, causando vibrações visuais irritantes.

36 Harmonias de cores Para se conseguir um efeito visual agradável, devem-se combinar as cores de uma forma harmoniosa. Temos que ser criteriosos nas combinações a serem observadas, produzindo assim, efeitos surpreendentes. Não há regras pré-estabelecidas. Tudo depende da finalidade e da composição que se pretende.

37 Harmonias monocromáticas
Acontece quando o uma composição utiliza uma única cor e as suas variações de tons mais escuros e mais claros...

38 Harmonias monocromáticas
... ou de uma cor conjugada com cores neutras, como nos casos que se seguem de Rembrandt, Braques ou Pollock.

39 As cores neutras são o preto, o branco e toda a gama de cinzentos.
Misturando gradualmente o branco com o preto, obtemos uma enorme gama de cinzentos.

40 Harmonia de cores análogas
Análogo significa semelhante. Observando o circulo cromático, as cores que se apresentam mais próximas são as que formam uma harmonia análoga.

41 Harmonia cores análogas
Como exemplo, uma pintura de Van Gogh

42 O conhecimento da teoria da cor torna-se importante para todas as áreas da linguagem e comunicação visual, tais como a pintura ou a publicidade. Numa composição visual muitas vezes utiliza-se uma combinação de contrastes e harmonias, para criar alguma dinâmica na imagem ou realçar pormenores de maior importância.

43 Uma correta utilização da cor possibilita a transmissão eficaz de qualquer mensagem.
Já uma utilização errada da mesma cor poderá impedir que a mensagem passe para o observador. O uso das cores deve ser muito rigoroso pois cada cor pode ter significados implícitos que não podem ser descurados. Por exemplo: Verde = Esperança Branco = Paz Vermelho = Perigo


Carregar ppt "Teoria Da Cor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google