A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que, no campo das artes ou das ideias, estão à frente de seu tempo.

3

4

5 SURREALISMO A persistência da Memória (Salvador Dali – 1931)
Pintura de Vladimir Kush

6 Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões de ordem moral e social já estabelecidos.

7 Características: _ Utilização de elementos que transgridam a razão; _ Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente); _Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário; _Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas; _ Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.

8 Na literatura surrealista: INOVAÇÃO
Rejeição à forma do romance e da poesia (que eram representados pelos valores sociais da época). Liberdade (livre associação de ideias). Inconsciente misturado à criatividade.

9 As Realidades, de Louis Aragon.
No trono havia uma vez um velho rei que se aborrecia e pela noite perdia o seu manto Era uma vez uma realidade e por rainha puseram-lhe ao lado com suas ovelhas de lã real a re a re a realidade a filha do rei passou por ali E as ovelhas baliam que linda que está A re a re a realidade. CAUDA: dade dade a reali Na noite era uma vez dade dade a realidade uma realidade que sofria de insônia A real a real Então chegava a madrinha fada idade idade dá a reali E realmente levava-a pela mão ali a re a re a realidade. a re a realidade era uma vez a REALIDADE.

10

11 FUTURISMO Giacomo Balla. Unique Forms of Continuity in Space

12 Fortunato Depero

13 O futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A vanguarda rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.

14 Características : - Desvalorização da tradição e do moralismo;  - Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;  - Propaganda como principal forma de comunicação; - Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; - Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;  - Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo.

15 Ode triunfal (Álvaro de Campos)
      À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica       Tenho febre e escrevo.       Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto,       Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.       Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!       Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!       Em fúria fora e dentro de mim,       Por todos os meus nervos dissecados fora,       Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!       Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,       De vos ouvir demasiadamente de perto,       E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso       De expressão de todas as minhas sensações,       Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas! [...]

16 EXPRESSIONISMO

17 Emigrante – Lasar Segall

18 O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

19 Principais características:
• pesquisa no domínio psicológico; • preferência pelo patético, trágico e sombrio

20 O Fim do Mundo (Weltende)
Um chapéu voa destapando um burguês. Todo o ar ressoa como um grito. Aterram os telhados e quebram-se em dois. A costa- lê-se nos jornais-está cheia das marés. A tempestade aí está, o tropel dos oceanos desembarca e esmaga os grossos diques. A constipação de muita gente vê-se no nariz, e os comboios caem nos túneis. (Trad. de J.T.Parreira)

21 Cubismo - a arte que permite uma visualização de forma simultânea

22  Pablo Picasso - Demoiselles d'Avignon (1907)

23 Iniciado no ano de 1907 na França, o Cubismo foi uma corrente de vanguarda europeia, cuja tendência era o uso de formas geométricas como cones, cilindros, esferas, pirâmides, prismas e cubos, em oposição à uniformidade sugerida pela arte renascentista e realista.

24 Principais características: • geometrização das formas e volumes • renúncia à perspectiva • sensação de pintura escultórica

25 Na literatura, o Cubismo nasceu com o manifesto-síntese assinado pelo francês Guillaume Apollinaire ( ), publicado em 1913, influenciando toda a poesia cubista contemporânea. Seus versos, em linhas curvas, torna-o precursor do concretismo.

26 Marta Bogé Guillaume Apollinaire

27 Painel "Guernica" (1937), de Pablo Picasso
Painel "Guernica" (1937), de Pablo Picasso. Obra constante no Museu Reina Sofia, em Madri, Espanha

28 DADAISMO A Fonte e Roda de Bicicleta,
                                                                            A Fonte e Roda de Bicicleta, obras dadaístas de Marcel Duchamp Marcel Duchamp

29 O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos), com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época. É considerado a radicalização das três vanguardas europeias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. A intenção dessa vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.

30 O próprio nome “Dadaísmo” não tem significado nenhum, provavelmente tem o intuito de remeter à linguagem da criança que ainda não fala. Um dos principais autores e também fundador do Dadaísmo é Tristan Tzara: “Eu estou contra os sistemas; o mais aceitável dos sistemas é não ter sistema algum.”

31 Para fazer um poema dadaísta Pegue um jornal Pegue a tesoura
Para fazer um poema dadaísta Pegue um jornal Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

32 Ode ao burguês “Eu insulto o burgês
Ode ao burguês “Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem feita de São Paulo! O homem-curva! o homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)” Mário de Andrade

33 Características - Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico, com muita irreverência;  - Combate às formas de arte institucionalizadas;  - Crítica ao capitalismo e ao consumismo;  - Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;  - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;  - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

34 A literatura dadaísta tem como características:
a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. faz uso do nonsense, ou seja, da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.


Carregar ppt "A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que,"
Anúncios Google