A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESSO Universidade Católica Dom Bosco MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESSO Universidade Católica Dom Bosco MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I"— Transcrição da apresentação:

1 GESSO Universidade Católica Dom Bosco MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Prof.: Esp. Talles T. S. Mello Fonte: Prof.: Dr. Eng. Lisiane Ilha Librelotto Fonte: IME – Seção de Ensino de Engenharia de Fortificação e Construção - MAJ MONIZ DE ARAGÃO

2 Definição Aglomerante inorgânico obtido por calcinação do minério natural gipso Principais aplicações nacionais: revestimentos de alvenaria, placas para forros, painéis acartonados para divisórias e forros; A gipsita ao ser calcinada em temperatura adequada de 350ºC perde parte da água de cristalização, obtendo-se o produto conhecido como gesso, ou seja, o gesso é o produto da desidratação parcial da gipsita - (CaSO4. 2H20)

3 Recursos e Reservas Os estados do Pará, Bahia e Pernambuco acumulam 96,9 % do somatório das reservas. Como pode ser confirmado na TABELA 2, todo este quantitativo está distribuído pelas regiões norte e nordeste do país.

4 Fluxograma do Processo Produtivo

5 Processo Produtivo O gesso é obtido por meio da calcinação (decomposição a quente) da gipsita. Nessa reação, o mineral, cuja fórmula é CaSO4 2H2O (sulfato de cálcio bi-hidratado) perde uma molécula e meia de água, transformando-se em gesso, cuja fórmula é CaSO4 ½ H2O (sulfato de cálcio semi-hidratado). No processo de calcinação, também são separadas da gipsita as impurezas normalmente associadas ao minério, como sal gema e calcários, entre outras. De acordo com a velocidade da calcinação, a decomposição da gipsita pode resultar em gesso alfa, com cristais grandes e regulares, ou gesso beta, com cristais pequenos e irregulares.

6 ANIDRITA (CaSO4) HEMIDRATO (CaSO4.1/2H2O) GIPSITA (CaSO4.2H2O)
(minério composto de sulfatos de cálcio hidratados residuais e gipsita) GIPSO calcinado até 350ºC H2O (aglomerante mineral obtido a partir da calcinação do gipso e moagem) ANIDRITA (CaSO4) HEMIDRATO (CaSO4.1/2H2O) GIPSITA (CaSO4.2H2O)  matéria prima  calcinação insuficiente  moagem grossa

7 Processo Produtivo

8 Processo Produtivo O gesso é um aglomerante de baixo consumo energético. Enquanto a temperatura para processamento do cimento Portland é da ordem de C, a da cal entre 800 e C, a do gesso não ultrapassa 3000C. As propriedades aglomerantes do gesso devem-se à hidratação do sulfato de cálcio semi-hidratado e do sulfato de cálcio solúvel que reconstituem o sulfato de cálcio bi-hidratado.

9 Usos na construção civil:
Gesso para revestimento; Placas e ornamentos de gesso fundido; Chapas de gesso acartonado; Massas para tratamento de juntas de sistemas de gesso acartonado; Indústria cimenteira.

10 Outros usos: Na agricultura, para correção de solos e incremento da produção; Na ortopedia; Na odontologia; Na arqueologia e na paleontologia; Nas artes.

11 Vantagens Leveza: paredes, divisórias e peças de gesso são mais leves do que peças feitas de outro material; e podem ser usadas em apartamentos, sem alterar a estrutura. Facilidade de manuseio para execução de detalhes. Rapidez de aplicação. Recebe bem todos os tipos de pintura e acabamento.

12 Vantagens Por suas propriedades físico-químicas, o gesso é considerado isolante térmico e acústico natural; É possível fazer uma parede de gesso acartonado com um isolamento acústico muito superior do que paredes de tijolos.

13 Vantagens É inodoro; Não agride a pele (tem uso biológico);
Não libera poeira depois de instalado. Sem fissuras; os movimentos normais das estruturas são absorvidos. As variações de temperatura e de umidade relativa do ar não provocam variações dimensionais expressivas.

14 Desvantagens Sujeira na instalação: O pó fino se espalha facilmente, o que às vezes é preferível à sujeira provocada por cimento, pedra, cal e água. Alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; Alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; Umidade; Mão de Obra; As placas Resistentes à Umidade (RU), produzidas especialmente para utilização em áreas molhadas. Possuem na composição do gesso, aditivos especiais que as tornam mais resistentes aos vapores e aos fungos resultantes da ação da umidade. 19/ 40

15 Gesso: Pega Determinação da pega pela NBR 12128: aparelho de Vicat
“Materiais de Construção Civil”, IBRACON, 2007 Início da pega: instante em que a agulha estaciona a 1mm da base; Fim da pega: Instante em que a agulha não mais penetrar na pasta, deixando apenas uma leve impressão.

16 Gesso: Propriedades Mínimas
Tabela 3 - NBR : Exigências físicas do gesso para construção civil “Materiais de Construção Civil”, IBRACON, 2007 Determinação da pega pela norma alemã: Início da pega: o corte não mais se fecha Fim da pega: não aparece mais impressão digital

17 Retração/Expansão “Materiais de Construção Civil”, IBRACON, 2007 Depois de uma fase inicial de contração observa-se um incremento de volume devido ao arranjo geométrico dos cristais.

18 Molécula “Materiais de Construção Civil”, IBRACON, 2007 Imagem de pasta de gesso, aglomerados de cristais de dihidrato em forma de agulha intertravada, conferindo resistência mecânica. Entre esses cristais existem defeitos, os poros.

19 Gesso: Resistência a Compressão
“Materiais de Construção Civil”, IBRACON, 2007 Relação água/gesso usual: 0,6 a 0,9 O aumento da relação água/gesso provoca sensível incremento da permeabilidade do material ao vapor, acelerando o processo de movimentação higroscópica, que por sua vez provoca ciclos de expansão e contração que podem gerar fissuras, comprometendo a durabilidade.

20 DryWall - Consumo de Chapas no Brasil 2004-2011

21 DryWall - Consumo mundial de chapas de gesso acartonado
O uso de tal tecnologia já estava difundido e consolidado há muito tempo no exterior, pois diversos países estão em um estágio de desenvolvimento do produto bastante adiantado, com uso expressivo em relação a outros sistemas de vedação interna. Nos Estados Unidos, por exemplo, aproximadamente 90% dos fechamentos internos são realizados com gesso acartonado.

22 DryWall - Estrutura Na parte interna da parede fica um vazio, por onde podem passar tubulações elétricas e hidráulicas.

23 DryWall – Processo de Execução
- Estrutura de base: primeiro, colocam-se guias metálicas no piso e no teto. Elas sustentarão os montantes verticais de aço galvanizado (distantes até 60 cm uns dos outros). As chapas são parafusadas nesses perfis. - Cobertura das divisões: a seguir, faz-se o tratamento das juntas – região mais suscetível a fissuras. Por isso, aplicam-se nesses pontos massa e fitas específicas, duas vezes. O objetivo é deixar a superfície totalmente plana. - Finalização caprichada: como a massa talvez retraia com a secagem, espera-se um dia antes de partir para o acabamento, que pode ser pintura, cerâmica, madeira... Se a junta estiver funda, melhor repetir a dose. Caso contrário, basta lixar.

24 DryWall – Tipos de Placas
Existem três tipos de placas de acartonado, cada um para um uso específico, como para áreas úmidas (banheiros e cozinha) e para proporcionar maior resistência ao fogo. O que diferencia essas placas são os aditivos incorporados ao gesso com o objetivo de melhorar a propriedade específica a que se destina. • Standard (ST): utilizada em áreas secas, sem necessidades específicas; • Resistente à Umidade (RU): utilizadas em áreas sujeitas à umidade de forma intermitente e por tempo limitado; • Resistente ao Fogo (RF): utilizadas em áreas com pouca presença de umidade e com exigências especiais em relação ao fogo.

25 DryWall - Dimensões das placas de gesso acartonado Standard

26 Aplicação do Gesso: Revestimento
Como aplicar gesso projetado – Ref: PINI

27 Aplicação do Gesso : Revestimento
Revestimento de gesso desempenado sobre parede Ref: Eliane Quinalia, Téchne 99 - junho de 2005

28 Aplicação do Gesso - Drywall
Como fazer uma parede em Drywall (Gesso Acartonado) - Ref: Knauf

29 Aplicação do Gesso: Forro
Forro em gesso acartonado


Carregar ppt "GESSO Universidade Católica Dom Bosco MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google