Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Comunicação Empresarial
03 créditos (45h/a) Professora Kelly Oliveira ( UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS IV: LITORAL NORTE/CCAE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
2
Em primeiro plano, tem-se a comunicação
intrapessoal, que é a comunicação da própria pessoa com ela mesma, utilizando seus pensamentos. E em segundo lugar, tem-se a interpessoal, que ocorre entre as pessoas.
3
Mas o que é comunicação?
4
Podemos definir comunicação como a troca de mensagens...
5
deliberadas ou não,
6
Entre sujeitos: pessoa x pessoa(mediada ou não por uma máquina, TV, computador), ou, ainda, pessoa x animal.
7
Mas será que a troca de mensagens garante a comunicação?
8
A origem da palavra comunicação vem do grego communicatione, que significa torna comum, ou seja, se uma pessoa consegue fazer com que uma ideia seja captada e compreendida por outra(s), nesse momento ocorre o fenômeno da comunicação.
10
Comunicação não é o que se diz, mas o que se entende.
Duda Mendonça
11
E como a comunicação pode ser?
12
Verbal quando é feita por intermédio de palavras, linguagem oral ou escrita.
13
Exemplos: Linguagem oral: Língua oficial, expressões idiomáticas, gírias. Linguagem escrita: escrita portuguesa. Seus símbolos: hino nacional, bandeira nacional, aliança de casamento, vestir-se de preto num velório.
14
Não verbal, quando as mensagens são transmitidas por gestos, tom de voz, olhar, pela maneira de se vestir.
15
Além disso é possível usar desenhos(sinais), imagens, sons(música e código morse).
16
Provérbios e ditos populares são manifestações concretas do senso comum.
Para várias situações há porvérbios que se encaixam tão perfeitamente que, ao serem proferidos, rotulam, selam o contexto de tal maneira que tendem a dificultar qualquer tentativa de transformá-lo. A voz do povo é a voz de Deus. Pau que nasce torto nunca se endireita.
25
O processo da comunicação!
26
Em sua forma mais simples, o processo de comunicação consiste em um transmissor, uma mensagem e um receptor.
28
Emissor - emite, codifica a mensagem
29
Receptor - recebe, decodifica a mensagem.
30
mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor
31
Código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem.
32
Codificação e decodificação
Para transmitir uma mensagem, o emissor precisa de um código, que é formador por um conjunto organizado de signos. Ao transformar sua ideia em estímulos físicos, utilizando signos codificados, ele realiza o processo de codificação. O receptor, ao receber a mensagem, realiza o contrário, ao identificar no estímulo físico a ideia do emissor, ele realiza o processo de decodificação.
33
O código pode ser: Analógico: quando utiliza signos cujos significantes parecem com os objetos referentes. O simbolo icônico que reproduz fielmente o objeto; fotografia, desenho, escultura, pintura. Digital: quando utiliza signos que não guardam semelhança com seus referentes. Código morse, código binário.
34
Canal - meio pelo qual circula a mensagem.
35
ruído - é tudo aquilo que interfere na comunicação, prejudicando-a.
36
Psicológica: quando envolve o estado mental e emocional;
O ruído em uma comunicação pode ter várias origens: No emissor ou no receptor podem ser da ordem: Psicológica: quando envolve o estado mental e emocional;
37
Percentual: quando diz respeito a formação cultural e religiosa, preconceito estereótipos.
38
A neutralidade e a racionalidade tendem a facilitar a comunicação, uma vez que a emoção e a passionalidade, às vezes exagerada podem servir como empecilhos
39
Fisiológica: dor de cabeça, dificuldade visual ou auditiva.
40
No ambiente: excesso de barulho, pouca luz, movimentação de pessoas
41
Amor любовь LOVE Na mensagem:
Tipo de linguagem e de vocabulário utilizados. любовь LOVE Amor Slides:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.