A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Criação de Valor nas Interfaces PLM e SCM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Criação de Valor nas Interfaces PLM e SCM"— Transcrição da apresentação:

1

2 Criação de Valor nas Interfaces PLM e SCM
Lucas Horta Axia Consulting

3 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

4 Objetivos Conceitos de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM)
Conceitos de Gestão da Cadeia de Valor (SCM) Sinergias entre PLM e SCM Abordagem de Transformação

5 Sobre a Axia Consulting – Evolução
AXIA significa VALOR em Grego 2000 – Primórdios da Axia Consulting – Metodologia de Transformação da Axia é formalizada após prêmio de melhor pesquisa no SAP University Alliance Talentos 130 100 50 40 20 2003 – Axia Consulting inicia suas atividades 2005 – Axia realiza projetos internacionais – Europa, China e Argentina 2007 – Modelo de Gestão da Axia evolui a partir de sua implementação em ambientes complexos de negócio 2008 – Expansão dos escritório e criação do NEXT, Núcleo de Excelência em Transformação 2009 – Axia Consulting expande seus negócios para a América do Norte

6 Sobre a Axia Consulting – Clientes
Mineração & Siderurgia Farma & Cosmeticos Bens de Consumo Aéreo & Transportes Metal-Mecânico Tecnologia Papel e Celulose

7 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

8 Product Lifecycle Management Visão Processos
Desenvolvimento Produção Uso e Serviços Descarte Planejamento do produto Planejamento do produção Utilização Desmontagem Projeto do produto e dos processos Fabricação e montagem Manutenção e serviços Reciclagem / Remanufatura / Disposição Fonte: Zancul, E, 2009 – Gestão do Ciclo de Vida de Produtos

9 Product Lifecycle Management Visão Tecnologia
Gestão da configuração Colaboração e gestão do conheci- mento Planejamento de produtos Planejamento para a produção Sourcing Gestão de projetos Gestão da qualidade Gestão do meio ambiente e segurança do trabalho Serviços e manutenção Integração e gestão do sistema Controle de indicadores financeiros Estruturação de produtos Gestão de documentos Fonte: Zancul, E, 2009 – Gestão do Ciclo de Vida de Produtos

10 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

11 Supply Chain Management Visão Processos
Governo e Economia Leis, regulamentações, impostos, incentivos Disponibilidade de recursos e custo (materiais, capital, tecnologia, pessoas) Fornecedores S E G M N T O 1 S E G M N T O 2 S E G M N T O n Fluxo dominante de informações de demanda e desenho Clientes S E G M N T O 1 S E G M N T O 2 S E G M N T O n Fluxo dominante de produtos e serviços Sua Empresa Expectativas de atributos de produtos e serviços, comunicação de requisitos ... Alianças Estratégicas, requisitos para comunicação, disponibilidade de matérias-primas e custo ... Disponibilidade de serviços, Comunicação de requisitos, alianças estratégicas 3PLs Oportunidades, ameaças, alianças estratégicas Seus Concorrentes Expectativas de atributos de produtos e serviços, comunicação de requisitos Alianças Estratégicas, requisitos para comunicação, disponibilidade de matérias-primas e custo Atividades de gerenciamento em Supply Chain Suprimento Físico Controle e Planejamento da produção Distribuição Física Fonte:

12 Supply Chain Management Visão Tecnologia
Suprir Produzir Distribuir Vender Planejamento Estratégico da Cadeia Longo Prazo Planejamento Mestre Planejamento da Demanda Médio Prazo Compras e MRP Programação da Produção Planejamento da Distribuição Curto Prazo Atendimento da Demanda & ATP Sequenciamento Planejamento de Transportes Fonte: Axia Consulting

13 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

14 Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor “Mapa do Inferno”
Q U Logística Clientes Capacidade Total Capacidade ociosa Suprir E S T O Q U Vender Planejar Produtos Demanda Desenvolver Produzir

15 Variabilidade do Processo
Estoque/ Lead Time Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar Planejar Planejar Planejar Planejar Planejar Produto Acabado Matéria Prima Suprir Variabilidade do Processo Vender Produzir Entregar Desenvolver © Axia Consulting Ltda 2008

16 Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor Entendimento da Cadeia
Acionistas Clientes Estoque/ Lead Time Custo de Servir Serviço ao Cliente Variabilidade da Cadeia Vender Entregar Suprir Produzir Planejar Planejar Planejar Planejar Variabilidades da Cadeia Produto Acabado Matéria Prima Variabilidade do Processo Suprir Vender Produzir Entregar © Axia Consulting Ltda 2008

17 Abordagem de Gestão de Cadeia de Valor “Mapa do Inferno”
Q U Logística Clientes Capacidade Total Capacidade ociosa Suprir E S T O Q U Vender Planejar Produtos Demanda Produzir

18 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

19 Sinergia PLM e SCM Modelo de Gestão Axia
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

20 Sinergia PLM e SCM Planejamento e Gestão Estratégica
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico Tipos de Cadeia Planejamento de Capacidades da Cadeia Parcerias Estratégicas Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

21 Proximidade ao Cliente Eficiência Operacional
Planejamento e Gestão da Estratégia Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico Liderança em Produtos Proximidade ao Cliente Rapidez Apple, Sony Consultoria, Ferrari Diferenciar-se por possuir produtos líderes e uma oferta contínua de novos serviços e produtos Flexibilidade Confiabilidade Segmentar e focar mercados com precisão e customizando ofertas para estes. Conhecimento do cliente e flexibilidade nas operações permitem oferecer soluções customizadas ou individualizadas Custos Utilização de Ativos Prover produtos e serviços confiáveis, a um preços competitivos e com o mínimo de inconveniência, Eficiência Operacional Wal Mart, McDonalds

22 Planejamento e Gestão da Estratégia Proposta de Valor e Alinhamento Estratégico – Tipos de Cadeia
Para atender aos requerimentos das unidades de negócio, uma estratégia de cadeia deve ser formulada. Esta estratégia pode ser representada por um agrupamento de características representados pelos tipos de cadeia

23 Entrada e Saída Produtos
Planejamento e Gestão da Estratégia Planejamento de Longo Prazo - Capacitação Entrada e Saída Produtos Ciclo de Vida Nro. SKUs x Volumes % de Volume % de Produtos X% 20% 80% 50% 95% 100% 30% Produtos Produto Tempo Análises de Investimentos Capacidades e Restrições atuais Calendário de Planejamento Plano Estratégico Agregações de Produtos Papéis e Responsabilidades Plano de Longo Prazo

24 Sinergia PLM e SCM Planejamento Integrado
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Previsão de Vendas de Novos Produtos / Lançamentos; Capacidade Disponível para protótipo, lote piloto; Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

25 Previsão de Vendas de Novos Produtos / Lançamento
Alinhamento de Demanda e Oferta futura no Processo de Planejamento Integrado Capacidade da Cadeia Desenvolvimento ocupa capacidade da cadeia lote piloto protótipo fornecedores / matéria-prima ... Volume com lançamentos

26 Sinergia PLM e SCM Gestão de Atendimento
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO Customizações e Adequações de Produto Available to Promise – Configuração de Variantes GESTÃO DE ORDENS GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

27 Customizações e Adequação de Produto
Regras de configuração alinhadas com a Cadeia Custo - Cotação Capacidade disponível - ATP Restrições de matéria-prima Restrições de Parceiros e Fornecedores Definição do menu de serviços logísticos Regras

28 Sinergia PLM e SCM Gestão de Ordens
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS Priorização de Ordens de Produtos em Lançamento / Clientes GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

29 Priorização de Ordens em Produtos / Lançamentos
Segmentação de Clientes e Mercados Priorização de Clientes Produtos Priorização de Lançamentos capacidade tempo

30 Sinergia PLM e SCM Processos Viabilizadores
Desenvolver Suprir Produzir Vender Entregar GESTÃO DE OPERAÇÕES E SUPRIMENTOS GESTÃO DA DEMANDA PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA PLANEJAMENTO INTEGRADO (S&OP) Produtos Acabados Matéria Prima GESTÃO DO ATENDIMENTO GESTÃO DE ORDENS Dados Mestres – Cadastros Dados Transacionais – Ordens Saneamento GESTÃO DO FLUXO DA EXECUÇÃO PROCESSOS VIABILIZADORES

31 Processos Viabilizadores
Atributos e conceitos Hierarquização Padronização Codificação e identificação Proposição de tecnologia requerida Modelo de Operação e Governança Processos para gestão e criação dos cadastros Estrutura organizacional alinhada com a CSC Estratégia de criação e extração de conhecimento Auditoria Segmentação

32 Sinergia PLM e SCM Visão Tecnologia
ERP Fonte: Zancul, E Gestão do Ciclo de Vida de Produtos,

33 Agenda Objetivos Conceitos Product Lifecycle Management - PLM
Conceitos Supply Chain Management - SCM Abordagem da Gestão da Cadeia de Valor Sinergias PLM e SCM Considerações Finais

34 Considerações Finais Alinhamento entre processos de gestão da cadeia e do ciclo de vida do produto; O desenho da cadeia deve acontecer em tempo do desenvolvimento do produto; Os planejamentos de capacidade de longo prazo devem estar alinhados com o portfólio futuro de produtos; As demandas por capacidade da cadeia ao longo do desenvolvimento devem ser consideradas no processo de planejamento integrado; Parceiros de Desenvolvimento são parceiros de Cadeia; Gestão de Dados Mestres e Transacionais - Atenção ao longo de todo o ciclo de vida e fundamental para a cadeia

35 Metodologia da Transformação
Transformação da Cadeia de Valor A atual B futuro Estratégia Visão Processos Indicadores Organização Pessoas Tecnologia

36 Considerações Finais Contato: Lucas Horta

37


Carregar ppt "Criação de Valor nas Interfaces PLM e SCM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google