Dança Brasil Composição para celebrar 29 de Abril Dia da Dança Clique.

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1 Dança Brasil Composição para celebrar 29 de Abril Dia da Dança Clique

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3 Dança Brasil Como não gostar de dança, se somos brasileiros
e nossa origem já dançava, como índios, brancos e negros. Leste, Oeste, Sul ou Norte. em cada recanto desta nação, dança-se a vida e a morte, dança-se o sacro e o pagão, dança-se o azar e a sorte, bolero, lambada e baião. Rolagem Automática

4 Dança, com o samba, tua fantasia,
com a capoeira, tua liberdade, com o frevo, tua alegria e com o maxixe, tua sensualidade. Nas tuas danças tua diversidade, nas tuas danças tua diversidade. Dança o Dia dos Reis com o reisado. Dança a congada, o carimbó , o sairé, a marcha, a quadrilha , o xaxado, coco, a tirana e o catereté. Dança o poracé pelo nascer do Senhor. Com o babacuê, o candomblé, o tambor-de-mina e com o xangô, dança a tua crença e a tua fé.

5 Dança a escravidão com o lundu,
com teus entes e bichos, o boi-bumbá e com a Dama do Paço, o maracatu. Dança Brasil pelo prazer de dançar, dança Brasil pelo prazer de dançar. Com a chula, dança a adversidade, a dor de cotovelo, com o samba – canção. Dança uma bossa de felicidade e um fandango para agitar a nação. Dança Brasil pelas pistas da evolução, dança Brasil pelas pistas da evolução.

6 Arranjo: Lucienne Pereira Voz: Lenardo Sanches
Composição: J. Coêlho Fotos e Textos: Internet Clique

7 A diversidade brasileira, na diversidade de suas danças.
Uma ilustração muito simples Clique

8 Ballet pas de Deux Dança com origem na França, século XVI na época de Catarina de Médicis, que tornou-se universal, apesar de não ter caráter popular. O par acima ilustra a universalidade do balé. Ele com características orientais, descendente da raça amarela e ela, ocidental. Os princípios que norteiam o balé surgiram somente em 1803, quando Carlo Blasis escreveu o livro “Tratado sobre a arte da dança”. Hoje em dia a orientação do balé é eminentemente técnica em seus movimentos. Clique

9 Frevo Frevo é explosão coletiva . A multidão dançante parece ferver
O Frevo é o filho legítimo da capoeira, dança acrobática, ou jogo de destreza com origem remota em forma de luta em Angola. O Frevo é dança neobrasileira só do carnaval de rua da cidade de Recife. Capoeiras valentões, procurando se esconder da polícia passaram a praticar exercícios de capoeiragem em frente aos cordões carnavalescos. Clique

10 Maracatu O mais remoto registro sobre Maracatu data de Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras: Porta-Estandarte; Damas do Paço; Duque; Duquesa, Príncipe; Princesa, Embaixador ou Porta Estandarte; Rei e a Rainha. A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão. O Maracatu se distingue das outras danças dramáticas e das danças negras em geral pela sua coreografia. Clique

11 Boi-bumbá Bumba-meu-boi, boi-bumbá ou pavulagem é uma dança do folclore popular brasileiro, com personagens humanos e animais fantásticos, que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. A origem do boi-bumbá remete ao século XVII, resultante das divergências entre os escravos e os senhores nas casas grandes e senzalas. Refletia as condições sociais de negros e índios. A essência da lenda demonstra sempre o contraste entre a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. A festa do boi-bumbá surgiu no nordeste do país, mas disseminou-se por quase todos os estados da Amazônia e Pará em especial o Amazonas, visitado anualmente por milhares de turistas que vão para conhecer o famoso festival Folclórico de Parintins realizado desde 1913.

12 Chula É uma dança típica do Rio Grande do Sul. Dançada em desafio e praticada apenas por homens. Uma vara de madeira denominada lança e medindo cerca de 4 metros de comprimento é colocada no chão com dois ou três dançarinos dispostos em suas extremidades. Ao som da gaita gaúcha, os dançarinos executam diferentes coreografias e sapateados, avançando e recuando sobre a lança. Após cada seqüência realizada, o outro dançarino deverá repeti-la e em seguida realizar uma nova seqüência, geralmente mais complicada que a do seu parceiro. Assim, será derrotado o dançarino que perder o ritmo, encostar na vara ou não conseguir realizar a seqüência coreográfica dançada como desafio pelo outro dançarino. Clique


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