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Reunião de análise crítica
ISO / OHSAS / PGQP Navegação Aliança 2º Quadrimestre/2015 Av. Padre Cacique, 320, 6º andar | Cep | Porto Alegre - RS Fone | Fax
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Reunião de análise crítica
ISO / OHSAS / PGQP Participantes da reunião: Diretores Jorge e Ático, Sup. Qualidade Quelen, Sup. RH/SESMT Neila, Gerente Comercial Antônio, Gerente Operacional Gabriel. Navegação Aliança 2º Quadrimestre/2015 Av. Padre Cacique, 320, 6º andar | Cep | Porto Alegre - RS Fone | Fax
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POLÍTICA INTEGRADA DA QUALIDADE SAÚDE E SEGURANÇA
Sem alterações
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ADEQUAÇÃO GERAL DO SISTEMA
DESEMPENHO DOS PROCESSOS ADEQUAÇÃO GERAL DO SISTEMA Meta principal: 70 Período Valor Meta P Meta S Comentário 2º Quadr. 77,87 90 85 Indicadores que não apresentaram nota 90 conforme a meta principal do Adequação: ESTRATÉGICOS: Liquidez corrente (61,08), Avaliação da Gravidade (0), Frequência de Acidentes (75), Tonelagem Transportada (82,88), Avaliação no SAGRI (84,10), Áreas Envolvidas em Ações Voluntárias (44,40), Satisfação com a Comunicação (68), Margem Bruta (88,40), Rentabilidade (70,57). TÁTICOS: Solução dos RNCs (50), Reclamações de Clientes (0), Endividamento (77,10), Satisfação do Cliente Interno (70), Docagem (Não Informado). OPERACIONAIS: Eficácia da Manut. Corret. (86,95), Índice de Horas em Treinamento (88,40), Índice de Atestados Médicos (62,50), Absenteísmo (37,98), Entidades Benef. Ações Socioambientais (66,60). OBS.: Os indicadores anuais, os índices de 2014 são considerados no 1º e 2º quadrimestre de Verificar com a Diretoria se esse critério permanece. Verificar também adequação da meta. Passar a monitorar quadrimestralmente os indicadores anuais para melhor acompanhamento na análise crítica.. RACPs foram registradas para indicadores com índices fora das metas dois períodos consecutivos.
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ADEQUAÇÃO GERAL DO SISTEMA
DESEMPENHO DOS PROCESSOS ADEQUAÇÃO GERAL DO SISTEMA Meta principal: 90 INDICADORES ESTRATÉGICOS Maio Junho Julho Agosto MÉDIA Liquidez Corrente 61,08 OHSAS - Índice de Avaliação da Gravidade 0,00 OHSAS - Taxa de frequência de acidentes 100 75,00 Tonelagem Transportada (slides conselho) 59,9 75,9 95,7 82,88 Avaliação no SAGRI 84,1 84,10 Áreas envolvidas em ações voluntárias 44,4 44,40 Satisfação com a Comunicação 68 68,00 Margem Bruta (slides conselho) 88,4 88,40 Rentabilidade 45,1 67,5 99,1 70,57 INDICADORES TÁTICOS Maio Junho Julho Agosto MÉDIA Solução dos RNC's 100 50,00 Reclamação de Clientes 0,00 Endividamento (slides conselho) 77,1 77,10 Satisfação do cliente interno 70 70,00 Geração de Caixa por Tonelagem Transportada 85,2 85,20 INDICADORES OPERACIONAIS Maio Junho Julho Agosto MÉDIA Eficácia da Manutenção Corretiva 100 57,8 90 86,95 Índice de horas de treinamento 94,6 83,3 86,6 89,1 88,40 OHSAS - Índice de Atestados Médicos 50 62,50 Índice de Absenteísmo 24 27,9 37,98 Entidades beneficiadas com com ações socioambientais 66,6 66,60 Índice Realizado: 77,87
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RESULTADOS DE AUDITORIAS INTERNAS
Últimos dois ciclos realizados foram em Março/2015, com foco no acompanhamento das RACPs em andamento em todas as áreas, Julho e Agosto/2015 com foco nos procedimentos em todas as áreas e em dezembro de 21 a 23, ocorrerá o terceiro ciclo interno com foco nas RACPs, nas áreas SESMT, RH, Operacional, Manutenção, Compras, ADM, TI e Qualidade, conforme combinado na reunião de gestores de novembro/15;
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Registros da última auditoria pendentes de implementação
RESULTADOS DE AUDITORIAS INTERNAS Registros da última auditoria pendentes de implementação CÓD. DATA RESUMO ÁREA RESP. TIPO 1066 26/8/15 Revisar dados e meta do Indicador Avaliação de Fornecedores Compras M 1065 Revisar Indicador de Compras com Urgência 1064 Estipular prazo para negociação e emissão de contratos M 1063 No sistema Radar Compras, criar regras de obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos 1062 25/8/15 Não evidenciada a aplicação do procedimento Controle Patrimonial de Bens para bens de Docagens e Construções Contabilidade C 1061 Não evidenciado registro de entrega/recebimento de etiqueta patrimonial 1060 Não evidenciadas atas das reuniões de análise do trimestre de 2015 1059 Não Evidenciado no sistema Autotrac a macro indicada para “Fim de Carregamento” UOP/POA P 1054 21/8/15 Não evidenciado os documentos nas embarcações Trevo Norte e Trevo Oeste 1052 Período dos treinamentos de cargas perigosas Gestão Ambiental 1050 Transporte de Cargas Perigosas 1042 13/8/15 Não evidenciadas atas de GSSTB SESMT 1040 Não evidenciados certificados de calibração de torquímetros Manutenção 1039 12/8/15 Manutenções Preventiva de Motores fora dos intervalos programados como máximo permitido
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RESULTADOS DE AUDITORIAS EXTERNAS
07/10/14 à 10/10/214: Não foi evidenciada implementação de ações definidas no Cronograma de Ações do PPRA . VERIFICADA PELA CERTIFICADORA - EFICAZ A organização não está atendendo a NR‑12 com relação às proteções das maquinas dos navios, relativo à transmissão dos motores. APRESENTADO PARECER JURÍDICO E AJUSTADA A APLICAÇÃO DA NR12 PARA A NR30. NOVO PLANO DE AÇÃO REGISTRADO E APROVADO PELA CERTIFICADORA, QUE VERIFICARÁ A IMPLEMENTAÇÃO DO MESMO EM ABRIL/16. 31/08/15 à 03/09/2015: Última Auditoria Externa realizada e nenhuma não conformidade registrada; 11/04/2016: Auditoria de Follow Up agendada para verificação da implementação do plano de ação das proteções, conforme RACP 1067. 09 ou 10/2016: Auditoria de re-certificação
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RACP - Relatório de Ação Corretiva / Preventiva
RESULTADOS DE AUDITORIAS EXTERNAS Acompanhamento da RACP 1067 referente as proteções das partes móveis das embarcações: RACP - Relatório de Ação Corretiva / Preventiva N. 1067 Resumo Não evidenciadas algumas proteções das partes móveis das embarcações. Data 26/8/2015 Área Respons. Operacional Gerência Operacional Tipo 1- Corretiva Evento Atualização e Auditoria Legislativa Descrição Não evidenciadas proteções adequadas das partes móveis das embarcações Trevo Leste e Trevo Oeste, contrariando a Lei nº 9.537/97 e a OHSAS 18001:2007 requisito Controle Operacional. Causa Principal Proteções em desacordo com as normas vigentes, por dificuldades de consensar um projeto adequado que atenda os requisitos legais e de operação, bem como localizar fornecedor que atenda ambos requisitos mais o financeiro. Status 3- Plano de Ação Registrado Data de Elaboração do Plano 31/8/15 Plano de Ação AÇÃO RESP. PRAZO STATUS OBS. Realizar adequação nas proteções dos equipamentos das embarcações (Trevo Azul, Trevo BRanco, Trevo Verde, Trevo Vermelho, Trevo Leste, Trevo OEste, Trevo Norte, Trevo Nordeste, Trevo Sudeste, Germano Becker, Frederico Madorin, Trevo 1º, João Mallamnn). Leonardo Lopes 31/12/15 Em Implementação Realizar contrato com fornecedor para realizar as proteções propriamente dita. Leonardo Sartori 15/9/15 Implementado Contrato emitido com a empresa RN Manutenções em 24 de Setembro para serviços de Caldeiraria e Solda nos navios.
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RECLAMAÇÃO DE CLIENTES
Não tivemos registros de reclamações de clientes no 2º quadrimestre de Porém, tivemos registros de RNCs referente a pesquisa de satisfação/insatisfação: Nº TIPO REFERÊNCIA DATA PARA 2015 4- RECLAMAÇÕES DE CLIENTES Retorno cliente Ourfertil Pesquisa Satisfação/Insatisfação 2014/2015 24/6/15 Gerência Comercial 2014 Retorno cliente Bunge Pesquisa Satisfação/Insatisfação 2014/2015 2013 Retorno do cliente Cargil ref. Pesquisa de Satisfação/Insatisfação de Clientes 2014/2015
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PESQUISA DE SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO
O formulário foi revisado, conforme solicitado na última reunião, visando tornar a pesquisa mais clara e objetiva, buscando assim uma melhor qualidade nas informações coletadas e proporcionando implementação de ações de melhoria mais eficazes. Novo formulário possui 15 perguntas o anterior possuía 23 = redução de 08 perguntas. Sugestão de Clientes para pesquisar em 2015: Bunge Alimentos ; Cargill Agrícola S.A; CMPC Celulose ; Copelmi Mineração ; Intercement ; Nidera Sementes; Oleoplan : Ourofertil Fertilizantes; Serra Morena; Yara Brasil Fertilizantes; Aplicação em 1º de março. Se os retornos não vierem realizar visita.
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AÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS
Repassado aos responsáveis as ações corretivas pendentes mais relevantes por estarem diretamente ligadas à requisitos legais e solicitado que a implementação seja providenciada: CÓD. DATA RESUMO RESP. STATUS 1069 3/9/15 Não evidenciado relatório anual do PCMSO referente o ano de 2014 SESMT 3- Plano de Ação Registrado 1068 27/8/15 NR06, NR09 e NR15 - Registro de fornecimento e validade de EPI e controle de utilização 1067 26/8/15 Não evidenciadas algumas proteções das partes móveis das embarcações. Gerência Operacional 1046 14/8/15 Data de posse da CIPA gestão 2015/ dias após o término da gestão 2014/2015 CIPA 1045 Não evidenciada a participação da CIPA nas campanhas de antitabagismo 1044 Não evidenciada integração entre a CIPA da Aliança com as CIPAS ou seus designados dos fornecedores 888 28/11/13 NR 29 - Trabalho Portuário - Pranchas de acesso aos navios não conformes Manutenção 868 4/11/13 NR 30: Não evidenc. participação do GSSTB no planejamento dos exerc. de Plano de Contingência de Bordo Gestão Ambiental 815 7/8/13 ATIVIDADES GERAIS DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA EM ALTURA - RISCOS APONTADOS NO RELATÓRIO DE ADEQUAÇÃO À NR 35 E 29 709 7/12/12 Atendimento dos requisitos da NR 10 3- Plano de Ação Registrado
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ATENDIMENTO REQUISITOS LEGAIS E OUTROS
Verificado com os integrantes mudanças relevantes em requisitos legais e outros que faz-se necessária adequação da Navegação Aliança: RH trouxe informações quanto aos e-Social com previsão para 2016 e 2017 a parte de Saúde e Segurança. O RH enviará um novo informando o que falta.
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PARTICIPAÇÃO E CONSULTA PARTES INTER.
Programação da SIPAT 2015
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Vide Slides da área do SESMT anexo à esta ata.
Desempenho de sst – Controle de acidentes Vide Slides da área do SESMT anexo à esta ata.
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MUDANÇAS QUE POSSAM AFETAR O SISTEMA
TI e Contabilidade: a partir de 01/01/2016 fim da isenção de ICMS sob serviço de transporte. O TI está verificando com o fornecedor ZAP para ajustar o ERP de modo a atender esta legislação. Previsão de conclusão primeira semana de dezembro/15. Adequações serão necessárias a partir de outubro/2015 para adequação da nova NBR ISO 9001:2015, pois a versão atual que a empresa está certificada é a de Auditora líder fará a reciclagem e de janeiro/16 à março/16 será realizada capacitação dos Auditores Internos.
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PAUTAS DA REUNIÃO ANTERIOR
Desenvolvimento de lideranças e avaliação de desempenho das equipes embarcadas. Concluída! No PAT 2015, realizar análise de necessidade de capacitação de curso referente informática básica para os comandantes e demais integrantes da equipe, para aprimorar os acessos às informações informatizadas da empresa. Para o próximo ciclo de auditoria devemos rever o procedimento quanto aos encaminhamentos das não conformidades. Devemos realizar abertura das RACPs para os comandos de bordo, em caso de não conformidades identificadas nas embarcações por descumprimento das equipes embarcadas. Analisar a viabilidade de implementação desta nova prática. 3ª Edição Navegando no com foco em SEGURANÇA e INOVAÇÃO através do AVA. Concluída! Unificação da Intranet com o ParaISO. Concluída! Revisão do formulário da Pesquisa de Satisfação/Insatisfação de Clientes. Concluída!
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OPORTUNIDADES DE MELHORIA
Realizada visita técnica na empresa FRUKI com participação do Comitê da Qualidade e Inovação (vide relatório); Realizada visita técnica Marinha do Brasil com a participação da Sup. da Qualidade: A visita foi coordenada pelo Capitão de Corveta Sr. Flavio Nunes de Souza, um dos responsáveis pelo Programa Netuno. Programa esse específico da Marinha do Brasil, mas que segue os critérios da FNQ, sendo adaptado à realizada da Marinha. A coordenação do programa centraliza-se na unidade do RJ na Dadm – Diretoria Administrativa e o objetivo é aprimorar os processos internos em busca de melhores resultados, sendo salientado pelo Capitão que o cenário atual exige muito mais a melhor utilização de recursos, boas relações com a sociedade e motivação das equipes, sendo o programa uma forma de controle e incentivo. O programa é disseminado por todas as unidades, sendo fornecido consultorias internas, porém ainda não há 100% de adesão, mas possuem uma meta de atingir esses 100%, sendo a participação no programa regional PQRio e no nacional PNQ outra forma de incentivo de adesão ao Programa Netuno, pois fazendo parte do programa interno se qualifica para o externo com maiores chances de premiações, gerando uma concorrência interna de forma sadia. A cada dois anos realizam o Simpósio de Boas Práticas, com participação em média de pessoas, tendo como palestrantes personalidades de reconhecimento nacionais na Qualidade. Principais resultados do projeto: Maior controle das atividades, na troca de Diretorias o conhecimento fica retido facilitando as migrações e adaptações; Melhor utilização de recursos; Melhor gerenciamento dos resultados através de indicadores, prestação de contas de forma mais embasada; Integração entre as unidades, pois possuem um banco de boas práticas de acesso de todos; Maior satisfação dos colaboradores, pois o programa incentiva a implementação de práticas como pesquisa de clima; Desafios: Resistências; Falta de recursos, principalmente em 2015
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OPORTUNIDADES DE MELHORIA
Com a participação na Visita Técnica tivemos a informação de que a Supertendência de Rio Grande está participando do PGQP, sendo uma opção de futura realização de benchmarking, porém, de qualquer forma a unidade Dadm se prontificou a realizar trocas de informações, como indicadores. Outros contatos realizados no dia da Visita Técnica: Capitão Gonçalves e Capitão Veloso, ambos do DAdm
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SAG – Sistema de Avaliação da Gestão
OPORTUNIDADES DE MELHORIA SAG – Sistema de Avaliação da Gestão Visita dos Avaliadores: a visita ocorrerá entre 16/11 e 11/12 e será coordenada pelos gestores, cada gestor apresentará as suas práticas e resultados/indicadores. A Assistente da Qualidade fornecerá o apoio e apresentará o critério 7 no que se refere aos processos e auditorias.
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REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
OPORTUNIDADES DE MELHORIA REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ocorrerá de dezembro/15 à fevereiro/16 com as seguintes etapas: Capacitação de todos os colaboradores referente Planejamento Estratégico; Aplicação de Pesquisa nos parâmetros da anterior possibilitando comparação; Análise dos dados da pesquisa; Apresentação dos resultados para a Diretoria; Elaboração de plano de ação através da revisão das Estratégias e Táticas atuais; Unificação dos módulos dee Táticas e RACPs, excluindo o módulo das táticas e migrando essas para as RACPs; Aprovação do questionário.
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CONCLUSÕES DA REUNIÃO Revisão do procedimento operacional e descrição de função, referente a baldeação que passa a ser proibida com embarcação em viagem e balaustradas baixas. Início em 2016 a segunda fase do PPAAD. Apresentado pelo SESMT aos gestores operacionais o cronograma de realização dos ASOS e solicitado apoio para cumprimento dos prazos. Realizada assinatura do convênio com a FURG. Aquisição de três empurradores e duas barcaças. Um empurrador e duas barcaças entram em operação no quarto trimestre. Aprovado formulário da pesquisa de satisfação/insatisfação com aplicação em março/2016 e incluir informação referente o contato do site para reclamações. Aprovado formato de revisão do planejamento estratégico. Início da implementação do módulo de gestão de contratos conforme tática nº 239; Quanto aos indicadores, passar a monitorar quadrimestralmente os indicadores anuais para melhor acompanhamento na análise crítica e monitoramento junto ao Indicador Adequação Geral do Sistema.
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