A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA) António José Rego Adjunto do secretário de estado das florestas e do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA) António José Rego Adjunto do secretário de estado das florestas e do."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA)
António José Rego Adjunto do secretário de estado das florestas e do desenvolvimento rural Seixal, 11 de junho de 2018

2 1. Problemática da Alimentação nas últimas Décadas
Desafio incontornável a todos os níveis que originou, a seguir às 2 Grandes Guerras mundiais do séc. passado, grandes movimentos e preocupações, que estiveram na base da criação em 1945 da FAO (organização das nações unidas para a alimentação e agricultura) e no desenvolvimento de modelos, de políticas, designadamente públicas, directamente relacionadas com a produção agrícola, agroalimentar e agroflorestal, com o comércio, a distribuição alimentar e questões ambientais e de saúde. insegurança alimentar “a situation that exists when people lack secure access to suficient amounts of safe and nutritious foods, for normal growth and development and na active and healthy life.” (Fao, 2013)

3 3. Conceitos de desenvolvimento
Desenvolvimento numa lógica privilegiada de crescimento económico (prevalecente nas décadas que se seguiram à 2ª. Guerra mundial até aos anos 80 do séc. passado); Reacções aos modelos dominantes, instabilidades, emergência da consciencialização ambiental, persistência de pobreza e fome e de situações sociais agudas; Surgimento de novos conceitos associados à fileira ambiental, de que se destaca o do chamado desenvolvimento sustentável; Desenvolvimento local e desenvolvimento participativo (fileira das pessoas); Desenvolvimento social (fileira dos direitos humanos fundamentais); Desenvolvimento integrado (transversal a todos os anteriores)

4 4. Desenvolvimento rural – definição genérica
Melhorias das condições de vida das pessoas residentes nas áreas e regiões rurais, através de processos sociais que respeitem e articulem os seguintes princípios: Eficiência económica; Equidade social e territorial; Qualidade patrimonial e ambiental; Sustentabilidade (conservação, condições de competitividade dinâmica e duradoura); Participação de democrática e responsabilidade cívica (CORDOVIL, 1997) PODE AINDA DIZER-SE QUE O DESENVOLVIMENTO RURAL SE VERIFICA com a redução das desigualdades territoriais existentes num território nacional. (carneiro, 2005)

5 4. Desenvolvimento rural – definição genérica
em complemento, um processo de desenvolvimento rural deve assentar em estratégias abertas e selectivas de relação com o exterior, no sentido de apostar na diferenciação e na qualidade face à concorrência exterior, designadamente internacional, devendo ser promovida a interdependência entre o urbano e o rural, ao invés da sua dicotomia, com uma necessária e atenta intervenção do estado, na formulação e aplicação de adequadas políticas. (cordovil, 1997)

6 5. Possível revitalização dos espaços rurais
(capucha 1996; cordovil e rosa, 1997; f. Teixeira, 2014) Face à aparente “crise” do espaço/mundo rural a sua revitalização passa em muito pelo real aproveitamento das respectivas potencialidades; A sua função de “reserva de espaço físico” (reserva ecológica, patrimonial e cultural) tem vindo mais recentemente a ser valorizada (ex. investimentos em turismo em espaço rural e o processo de procura de segunda residência em ambiente rural), requerendo porém o fundamental envolvimento da população, como forma de poder potenciar os benefícios; Perante as crescentes preocupações e tomadas de consciências ambientais e sociais que se verificam na sociedade actual, as políticas de desenvolvimento rural devem integrar acções como “a preservação dos recursos naturais, a salvaguarda do ambiente e do equilíbrio biológico, a recuperação e conservação do património histórico e cultural e atualização de produtos tradicionais de qualidade”; Destaque para a importância do complexo agroflorestal (caf) - Agricultura, silvicultura, pecuária e indústrias agroalimentares e florestais, de grande importância para o mundo rural nacional.

7 6. Alguns aspectos de grande relevo referentes à nossa
realidade agroflorestal. Durante anos, além da perda de capital humano nas zonas rurais, não contrariámos devidamente a perda do nosso vasto património tradicional e dos nossos produtos locais, sobretudo devido à adopção de novas normas impostas por regras europeias e nacionais; À imagem do que sucede, na generalidade dos estados europeus, cerca de 75% das vendas de produtos agroalimentares estão concentradas num pequeno nº de distribuidores, do que resulta a exclusão económica de pequenos agricultores, o abandono de muitas áreas agrícolas, a continuada redução do nº de exploração agrícolas e estagnação e desertificação de diversas economias e comunidades rurais.

8 7. Principais sistemas / modos de produção agrícola e
alimentares considerados mais sustentáveis e potencialmente mais adequados à pequena agricultura e agricultura familiar Modo de produção biológica – agricultura biológica; Produção integrada; (agricultura urbana e periurbana, agricultura biodinâmica, agricultura de precisão) 7.1 agricultura familiar – principais objectivos do diploma que cria o estatuto da agricultura familiar.


Carregar ppt "Sistemas Agrícolas Sustentáveis e Relação com os Circuitos Curtos Alimentares (CCA) António José Rego Adjunto do secretário de estado das florestas e do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google