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Professora: Luciana Ramalho 2018

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Apresentação em tema: "Professora: Luciana Ramalho 2018"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Luciana Ramalho 2018
Fisiologia Vegetal Professora: Luciana Ramalho 2018

2 Transpiração A transpiração consiste na perda de água na forma de vapor para o meio externo. Ocorre principalmente através das folhas.

3 Transpiração vegetal Promove transferência de água subterrânea (lençol freático) para a atmosfera. Influencia a umidade do ar.

4 EXERCÍCIO (Fuvest-1994) A terra de um vaso com plantas foi molhada com uma solução de fosfato radioativo. Após uma hora, as folhas apresentam sinais de radioatividade, demonstrando que houve: a) respiração b) fototropismo c) diferenciação d) crescimento e) absorção

5 EXERCÍCIO (Fuvest-1994) A terra de um vaso com plantas foi molhada com uma solução de fosfato radioativo. Após uma hora, as folhas apresentam sinais de radioatividade, demonstrando que houve: a) respiração b) fototropismo c) diferenciação d) crescimento e) absorção

6 Experiência

7 Importância da Transpiração vegetal
Promove o resfriamento da planta; Possibilita o transporte de nutrientes; Produz evaporação da água do lençol freático ocasionando chuvas.

8 Rios voadores

9 Estômatos

10 Estômato Formados por duas células-Guardas.
Possuem uma abertura chamada ostíolo. Na ausência de luz ou altos níveis de gás carbônico, as células ficam murchas e o ostíolo fechado, impedindo a transpiração. Na presença de luz ou baixos níveis de gás carbônico, as células ficam túrgidas o ostíolo aberto, permitindo a transpiração.

11 Abertura e fechamento dos estômatos

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13 EXERCÍCIO (UNIFESP-2007) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve: a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco. b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor. c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

14 EXERCÍCIO (UNIFESP-2007) Um professor deseja fazer a demonstração da abertura dos estômatos de uma planta mantida em condições controladas de luz, concentração de gás carbônico e suprimento hídrico. Para que os estômatos se abram, o professor deve: a) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e manter o solo ligeiramente seco. b) fornecer luz, aumentar a concentração de CO2 circundante e baixar a umidade do ar ao redor. c) fornecer luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. d) apagar a luz, diminuir a concentração de CO2 circundante e adicionar água ao solo. e) apagar a luz, certificar-se de que a concentração de CO2 circundante esteja normal e aumentar a umidade do ar ao redor.

15 EXERCÍCIO I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
(FUVEST-2007) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como conseqüência imediata do fechamento dos estômatos, I. o transporte de seiva bruta é prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III c) I e IV. d) II e III. e) III e IV

16 EXERCÍCIO I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.
(FUVEST-2007) Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como conseqüência imediata do fechamento dos estômatos, I. o transporte de seiva bruta é prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese. Estão corretas apenas as afirmativas: a) I e II. b) I e III c) I e IV. d) II e III. e) III e IV

17 Adaptações da epiderme
Tricomas : evita a perda de água Acúleos: Protege contra herbivoria Hidatódios: Elimina o excesso de líquido

18 Sudação ou gutação Acumulo de gotas na superfície folear que não evaporaram.

19 Adaptações para evitar a desidratação
Folhas com cutícula espessa; Folhas modificadas em espinhos; Tecido de reserva de água; Rápido fechamento dos estômatos;

20 EXERCÍCIO (Fuvest-2001) O esquema representa um experimento em que plantas semelhantes foram colocadas em tubos, com igual quantidade de água, devidamente vedados para evitar a evaporação. A planta do tubo A foi mantida intacta; a tubo mostra o nível da água no início do experimento (Ni) e no final (Nf).

21 EXERCÍCIO

22 EXERCÍCIO Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B? b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina? c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese?

23 EXERCÍCIO Por que os níveis da água ficaram diferentes nos tubos A e B? A diferença dos níveis indica que a planta A teve um índice de transpiração maior que o da planta B. b) Que estruturas da epiderme foliar tiveram seu funcionamento afetado pela vaselina? A presença da vaselina afetou o funcionamento dos estômatos da epiderme das folhas. c) Qual o papel dessas estruturas da epiderme para que a planta realize fotossíntese? Através dos estômatos ocorrem as trocas gasosas da planta. É através deles que a planta absorve CO2 para a realização da fotossíntese

24 EXERCÍCIO a) hemiparasitas.
(PUC - MG-2007) As Angiospermas são as plantas mais adaptadas aos ambientes terrestres. A maioria apresenta nutrição autótrofa fotossintetizante, mas algumas espécies não realizam fotossíntese, vivendo da seiva elaborada que retiram de outro vegetal, o hospedeiro. Essas plantas que não realizam fotossíntese podem ser caracterizadas como, EXCETO: a) hemiparasitas. b) traqueófitas. c) espermatófitas. d) fanerógamas.

25 EXERCÍCIO a) hemiparasitas.
(PUC - MG-2007) As Angiospermas são as plantas mais adaptadas aos ambientes terrestres. A maioria apresenta nutrição autótrofa fotossintetizante, mas algumas espécies não realizam fotossíntese, vivendo da seiva elaborada que retiram de outro vegetal, o hospedeiro. Essas plantas que não realizam fotossíntese podem ser caracterizadas como, EXCETO: a) hemiparasitas. b) traqueófitas. c) espermatófitas. d) fanerógamas.

26 UERJ 2018 Por serem formados por sedimentos bem finos, que se deslocam facilmente, os solos dos mangues são mais instáveis. Árvores encontradas nesse ambiente apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência, como o formato diferenciado de suas raízes, ilustrado na imagem. O formato diferenciado de raiz desses vegetais contribui para o seguinte processo: (A) fixação (B) dispersão (C) frutificação (D) desidratação

27 UERJ 2018 Por serem formados por sedimentos bem finos, que se deslocam facilmente, os solos dos mangues são mais instáveis. Árvores encontradas nesse ambiente apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência, como o formato diferenciado de suas raízes, ilustrado na imagem. O formato diferenciado de raiz desses vegetais contribui para o seguinte processo: (A) fixação (B) dispersão (C) frutificação (D) desidratação

28 UERJ 2016 Em plantas carnívoras, a folha não é utilizada apenas para realização de fotossíntese, mas também para alimentação, através da captura de insetos. Como as plantas com muitas adaptações para o carnivorismo apresentam um gasto energético extra em estruturas como glândulas e pelos, suas folhas são, em geral, menos eficientes fotossinteticamente. Considere três tipos de plantas: • não carnívoras; • carnívoras pouco modificadas para tal função; • carnívoras altamente modificadas para tal função. Com o objetivo de estudar a adaptação para esse modo de alimentação, os três tipos foram colocados em quatro meios experimentais diferentes. Observe a tabela:

29 UERJ 2016 As plantas carnívoras altamente modificadas tiveram melhor adaptação, sobretudo, no seguinte meio experimental: (A) W (B) X (C) Y (D) Z

30 UERJ 2016 As plantas carnívoras altamente modificadas tiveram melhor adaptação, sobretudo, no seguinte meio experimental: (A) W (B) X (C) Y (D) Z

31 ENEM 2014 Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento na região Qual é a árvore adequada para o reflorestamento da região? A)1 B)2 C)3 D)4 E)5

32 ENEM 2014 Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento na região Qual é a árvore adequada para o reflorestamento da região? A)1 B)2 C)3 D)4 E)5

33 EXERCÍCIO (FMTM-2001) Neste ano, o Brasil anunciou o término do mapeamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, que causa o amarelinho, uma praga que provoca prejuízos ao atingir plantas de laranja. Ao infestar os pés de laranja, reproduz-se rapidamente e entope os vasos do xilema, levando a planta à morte porque interrompe o fluxo de a) água da raiz até as folhas. b) matéria orgânica da raiz até as folhas. c) água das folhas até a raiz. d) matéria orgânica das folhas até a raiz. e) água e matéria orgânica das folhas até a raiz.

34 EXERCÍCIO (FMTM-2001) Neste ano, o Brasil anunciou o término do mapeamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, que causa o amarelinho, uma praga que provoca prejuízos ao atingir plantas de laranja. Ao infestar os pés de laranja, reproduz-se rapidamente e entope os vasos do xilema, levando a planta à morte porque interrompe o fluxo de a) água da raiz até as folhas. b) matéria orgânica da raiz até as folhas. c) água das folhas até a raiz. d) matéria orgânica das folhas até a raiz. e) água e matéria orgânica das folhas até a raiz.

35 EXERCÍCIO (PUC-SP-2002) Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para cima, o que se deve ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas por forças de coesão. A descrição acima refere-se à condução de a) seiva bruta pelos vasos xilemáticos. b) seiva bruta pelo vasos floemáticos. c) seiva elaborada pelos vasos xilemáticos. d) seiva elaborada pelos vasos floemáticos. e) seiva bruta pelas células companheiras, anexas aos vasos floemáticos.

36 EXERCÍCIO (PUC-SP-2002) Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para cima, o que se deve ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas por forças de coesão. A descrição acima refere-se à condução de a) seiva bruta pelos vasos xilemáticos. b) seiva bruta pelo vasos floemáticos. c) seiva elaborada pelos vasos xilemáticos. d) seiva elaborada pelos vasos floemáticos. e) seiva bruta pelas células companheiras, anexas aos vasos floemáticos.

37 MOVIMENTOS VEGETAIS- NASTISMOS
Tipos Estímulo Tropismo irreversível Fototropismo Luz Geotropismo Terra Quimiotropismo Químico Tigmotropismo Mecânico Tropismo Reversível Fotonsatismo Ex: Flor desabrochando Tigmonastismo Ex: Planta carnívora Seismonastismo EX: Planta dormideira Tactismo Reversível Quimotactismo Químico (ex: fecundação) Fototactismo Luz ( ex: cloroplasto)

38 EXERCÍCIO (UFMG-2006) Analise as situações representadas nestas figuras: Considerando-se as informações dessas figuras, é CORRETO afirmar que NÃO ocorre tropismo na situação a) IV. b) I. c) II. d) III.

39 EXERCÍCIO (UFMG-2006) Analise as situações representadas nestas figuras: Considerando-se as informações dessas figuras, é CORRETO afirmar que NÃO ocorre tropismo na situação a) IV. b) I. c) II. d) III.

40 Fotoperioidismo O período de escuro é crucial para o desenvolvimento da planta. Planta de dia curto (PDC) ou PNL Planta de dia longo ( PDL) ou PNC

41 Fotoperioidismo Plantas de dia longo
florescem quando submetidas a períodos de escuridão inferiores ao fotoperíodo crítico. Plantas de dia curto florescem quando a duração da noite (período escuro) é igual ou maior do que determinado valor, denominado fotoperíodo crítico. 

42 EXERCÍCIO (UFSCar-2006) Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema. Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram a) no regime A e as de dia longo no regime C, apenas. b) no regime B e as de dia longo nos regimes A e C, apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo no regime A, apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo no regime B, apenas.

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44 EXERCÍCIO (UFSCar-2006) Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema. Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram a) no regime A e as de dia longo no regime C, apenas. b) no regime B e as de dia longo nos regimes A e C, apenas. c) nos regimes B e C e as de dia longo no regime A, apenas. d) nos regimes B e C e as de dia longo no regime B, apenas.

45 FIM- Obrigada


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