A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA VEGETAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA VEGETAL."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA VEGETAL

2 CAPILARIDADE

3 OBTENÇÃO DE ÁGUA E SAIS PELA PLANTA

4

5 XILEMA(LENHO) : tecido morto de condução e sustentação

6 XILEMA(LENHO) : CONDUÇÃO DE SEIVA BRUTA OU INORGÂNICA
SEIVA BRUTA : água + sais SENTIDO : raiz folhas TEORIA de DIXON ou COESÃO TENSÃO TRANSPIRAÇÃO :folhas exercerem uma força de sucção que garante a ascensão de uma coluna de água no interior do xilema desde as raízes, conforme ocorre a transpiração.

7 Teoria da Tensão-Coesão ou Teoria da Sucção
A planta transpira, isto é, perde água sob forma de vapor, principalmente pelas folhas; A transpiração aumenta a sucção celular das células das folhas - “sucção das folhas”; As células foliares retiram água dos vasos do xilema que passam a transportar a seiva da raiz até as folhas;

8 A seiva bruta circula da raiz até as folhas numa coluna continua e em estado de tensão (pressão negativa); A continuidade da coluna líquida é mantida pelas forças de coesão (une as moléculas de água entre si) e pelas forças de adesão (une as moléculas de água às paredes dos vasos); Os reforços de lignina dos vasos do xilema evitam o colapso dos vasos quando a transpiração vegetal for intensa.

9 TEORIA de DIXON ou COESÃO TENSÃO TRANSPIRAÇÃO

10 FLOEMA(LÍBER) : CONDUÇÃO DE SEIVA ELABORADA
SEIVA ELABORADA : glicose(açúcar) Sentido da Condução: folhas → demais partes da planta. Modelo físico de Münch ou pressão positiva de seiva. Fluxo sob pressão das folhas em direção às raízes pela diferença de concentração entre ambos.

11 Modelo de Münch ou pressão positiva de seiva
Funcionamento: o osmômetro A, mais concentrado, absorve mais água do que o osmômetro B. A água passa a circular de A para B, arrastando o açúcar. Isto ocorre até se atingir o equilíbrio final.

12 FLOEMA XILEMA

13 FLOEMA XILEMA

14 Retirando um anel completo da casca (anel de Malpighi) que envolve o vegetal, interrompemos a distribuição de seiva elaborada em direção à raiz, pois os vasos liberianos são lesados, levando à morte das raízes depois de certo tempo. Com a morte das raízes, não ocorre absorção de água e sais minerais do solo e, conseqüentemente, ocorrerá a morte do vegetal, pois as folhas não receberão mais água.

15 OS PULGÕES E A CONDUÇÃO DA SEIVA ORGÂNICA

16 Afídeo(pulgão) Seiva elaborada

17 TRANSPIRAÇÃO VEGETAL É a eliminação de água na forma de vapor através das folhas, principal superfície de contato do vegetal com o ambiente. Ocorre pelos Estômatos(cerca de 99%) e pela cutícula de cutina da epiderme(1%).

18 GUTAÇÃO ou SUDAÇÃO: perda de água na forma líquida pelos hidatódios das folhas
(Em dias frios e úmidos com solo encharcado de água as raízes podem empurrar água não podendo ser evaporada pela baixa temperatura e saturação de umidade do ambiente, saindo pelos bordos da folha através de pequenas aberturas que são os hidatódios).

19 TECIDOS DE PREENCHIMENTO
PARÊNQUIMA

20 TECIDOS DE SUSTENTAÇÃO
COLÊNQUIMA

21 ESCLERÊNQUIMA


Carregar ppt "FISIOLOGIA VEGETAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google