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Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão

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Apresentação em tema: "Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão
Profa. Ms. Célia Regina Araes

2 Concordância Consiste na correspondência de flexão entre dois termos
Há dois tipos: concordância verbal - quando o verbo se flexiona para concordar com o sujeito concordância nominal - quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o substantivo a que se referem Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

3 Concordância Verbal Sujeito simples
O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número Ex.: Os jovens não querem mais mudar o país. 3ªpessoa plural ªpessoa plural (concorda - pessoa e número) Obs.: sujeito posposto ao verbo: Ex.: Aconteceram acidentes. Ex.: Faltam algumas páginas. Ex.: Vieram poucas pessoas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

4 Sujeito Composto Se o sujeito for composto por elementos da 3ª
pessoa gramatical, o verbo irá para a 3ª pessoa do plural Ex.: Muitas descobertas e invenções acontecem por acaso. 3ª p plural ª p plural ª p plural Ex.:Essa descoberta e essa invenção aconteceram por acaso. 3ª p singular ª p singular ª p plural Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

5 SUJEITO COMPOSTO Se o sujeito for composto por elementos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo irá para o plural, na pessoa que tiver prevalência. A 1ª tem prevalência sobre as outras. Ex.: Meu amigo e eu já resolvemos esses problemas. 3ª p.sing ª p.sing; ª p.plural Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

6 SUJEITO COMPOSTO Sujeito composto posposto ao verbo
Quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o núcleo mais próximo Ex.: Faltou água e luz. Faltaram água e luz. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

7 Sujeito Coletivo Sujeito simples formado por coletivo
Quando o substantivo estiver no singular, o verbo fica no singular Quando o substantivo for formado de uma expressão no plural, o verbo poderá ficar no singular ou ir para o plural Ex.: A multidão gritava. A multidão de jovens gritava / gritavam Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

8 Verbos Impessoais Todo verbo impessoal só é conjugado na 3ª pessoa do singular Ex.: Já faz cinco anos que me divorciei. Deve fazer uns cinco anos que moro aqui Anoitece cedo no inverno. Havia muitas pessoas na manifestação. Obs.: o verbo existir combina com o sujeito Ex.: Existiam muitas pessoas na manifestação. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

9 Verbo SER Pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, dependendo do termo que se quer enfatizar Ex.: A vida é os problemas de todos os dias. A vida são os problemas de todos os dias. Nem tudo é flor. / Nem tudo são flores. É uma hora. / Eram três horas da madrugada. Obs.: Na indicação de datas admite-se: Ex.: Hoje são 5 de outubro. / Hoje é 5 de outubro. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

10 Concordância Verbal Concordância dos verbos Haver e Fazer
Haver / Fazer - quando indicam tempo ficam sempre no singular em qualquer tempo verbal Ex.: Faz vinte anos que estive aqui. Ex.: Já fazia dois meses que não a via. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

11 Concordância Nominal O artigo, o numeral, o pronome e o adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Os nossos dois alunos mais esforçados saíram do colégio. Ex.: As propagandas brasileiras e francesas são muito apreciadas no mundo todo. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

12 Adjetivos Adjetivo posposto aos substantivos
Quando o adjetivo vier posposto a mais de um substantivo, poderá concordar com o mais próximo ou ir para o plural, no masculino, se os gêneros forem diferentes Ex.: Eugênia estava com os pés e mãos amarrados. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

13 Adjetivos Adjetivo anteposto aos substantivos
Quando o adjetivo vier anteposto a mais de um substantivo, concordará com o substantivo mais próximo Ex.: Tinha amarrados os pés e as mãos. Tinha amarradas as mãos e os pés. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

14 Adjetivos Dois ou mais adjetivos referindo-se a um só substantivo
a) o substantivo vai para o plural e não se coloca o artigo antes do adjetivo Ex.: Novos seqüestros desafiam polícias baiana e paulista. b) o substantivo permanece no singular e coloca-se o artigo antes do último adjetivo Ex.: Novos seqüestros desafiam a polícia baiana e a paulista. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

15 Casos Especiais É proibido / É necessário
Tanto o verbo como o adjetivo ficam invariáveis nessas expressões se o sujeito não vier antecipado de artigo, adjetivo ou pronome Ex.: É necessário paciência com os alunos. É necessária muita paciência. É proibido entrada. É proibida a entrada. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

16 Casos Especiais anexo / obrigado / próprio / incluso
Estes adjetivos devem concordar em gênero e número com o substantivo a que se referem Ex.: Os documentos vão anexos. / As fotos vão anexas. Ex.: Muito obrigado, disse ele. / Muito obrigada, disse ela. Ex.: A própria autora virá para o debate. Ex.: O comprovante vai incluso ao documento. / Minha foto vai inclusa à carta. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

17 Concordâncias Especiais
Alerta / menos “Alerta” e “menos” são palavras invariáveis Ex.: Fiquem alerta. Faça menos força. Mesmo Concorda com o elemento a que se referem Ex.: Elas mesmas fizeram o relatório. / Eles mesmos fizeram 56 relatórios. Obs.: Quando mesmo significar realmente - advérbio Ex.: Os jovens resolveram mesmo a situação. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

18 Concordâncias Especiais
Caro / barato / meio As palavras “caro”, “barato” e “meio” são invariáveis quando funcionam como advérbios Quando funcionam como adjetivos, numerais ou pronomes concordam com o nome a que se referem Ex.:Estas passagens custam caro. / Estas passagens estão caras. Ex.:Estes doces custam barato. / Estes doces estão baratos. Ex.: Ficaram meio nervosas. / Bebi meia xícara de leite. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

19 POR QUE preposição (por) + pronome interrogativo (que). Usado em
perguntas também É equivalente a "por qual motivo", "por qual razão" Ex.: Não sei por que você acha isso. (por qual motivo) / (por qual razão) Ex.: Por que você não veio? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

20 POR QUÊ Monossílabo tônico – antes de ponto final, de interrogação
ou exclamação ou reticências. Ex.: Não sei por quê! Ainda não terminou? Por quê? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

21 PORQUE Conjunção – une duas orações. Usado em respostas também.
Ex.: Você continua implicando comigo! É porque eu faltei na reunião ontem? Ex.: Por que você faltou ontem? Porque tive compromissos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

22 PORQUÊ Substantivo- significa causa, razão, motivo.
Normalmente acompanha uma palavra determinante: Um artigo Ex.: Creio que os verdadeiros porquês mais uma vez não vieram à luz. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

23 MAS / MAIS Mas - conjunção adversativa, equivalendo a porém, contudo, entretanto Ex.: Tentou, mas não conseguiu. Ex.: O país parece ser viável, mas não consegue sair do subdesenvolvimento. Mais - pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se normalmente a menos Ex.: Ele foi quem mais tentou; ainda assim, não conseguiu. Ex.: É um dos países mais miseráveis do planeta. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

24 MAL / MAU Ex.: Tem um coração mau. Mal - advérbio. Oposto de bem:
Ex.: Era previsível que ele se comportaria mal. A seleção brasileira jogou mal, mas conseguiu vencer a partida. Mal - substantivo, pode significar "doença, moléstia, nocivo" Ex.: A febre amarela é um mal de que já nos havíamos livrado e que, devido ao descaso, voltou a atormentar as populações pobres. Mau - adjetivo. Oposto de bom (forma feminina – má) Ex.: Trata-se de um mau administrador. Ex.: Tem um coração mau. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

25 A PAR / AO PAR A par - bem-informado, ciente
Ex.: Mantenha-me a par de tudo o que acontecer. Ex.: É importante manter-se a par das decisões parlamentares. Ao par – relação, equivalência, igualdade (operações cambiais) Ex.: As moedas fortes mantêm o câmbio praticamente ao par. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

26 A e HÁ (EXPRESSÃO DE TEMPO)
Verbo Haver é usado em expressões que indicam tempo já transcorrido Ex.: Tais fatos aconteceram há dez anos. Obs.: Nesse sentido, é equivalente ao verbo fazer Ex.: Tudo aconteceu faz dez anos. A preposição A indica tempo futuro (a substituição pelo verbo fazer é impossível) Ex.: O lançamento do satélite ocorrerá daqui a duas semanas. Ex.: Partiriam dali a duas horas. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

27 UM DIA DE DOMINGO Eu preciso te falar Te encontrar de qualquer jeito
Pra sentar e conversar Depois andar de encontro ao vento Eu preciso respirar O mesmo ar que te rodeia E na pele quero ter O mesmo sol que te bronzeia Eu preciso te tocar E outra vez te ver sorrindo Te encontrar num sonho lindo Já não dá mais pra viver Um sentimento sem sentido Eu preciso descobrir A emoção de estar contigo Ver o sol amanhecer E ver a vida acontecer Como um dia de domingo Faz de conta que ainda é cedo Tudo vai ficar por conta da emoção E deixar falar a voz do coração Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital


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