A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
FORMAÇÃO CIENTÍFICA PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO

2 CATEGORIAS os cursos de pós-graduação dividem-se em duas vertentes, o lato sensu e o stricto sensu

3 LATO SENSU são cursos mais direcionados à atuação profissional e atualização dos graduados no nível superior ;  cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de no máximo 360 horas ;  cursos de especialização, com carga horária de no mínimo 360 horas, bem como os cursos designados como  MBA (do inglês Master in Business Administration, ou mestre em administração de empresas); diferentemente do que é o caso nos EUA, eles não são equiparáveis aos mestrados.

4 STRICTO SENSU são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa; Existem no nível de mestrado e doutorado e são voltados para a pesquisa;

5 MESTRADO O curso de mestrado tem a duração recomendada de dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma dissertação e cursa as disciplinas relativas à sua pesquisa ; O aluno passa por uma seleção que consta das etapas de: prova específica, prova de inglês, projeto de pesquisa, avaliação de currículo e entrevista.

6 MESTRADO PROFISSIONAL; ACADÊMICO;

7 MESTRADO PROFISSIONAL
A conceituação do Mestrado Profissional se constitui no objeto da Portaria Normativa no. 17 de 28 de dezembro de 2009 da CAPES. o Mestrado Profissional voltado ao emprego do método científico para a solução de problemas reais e multidisciplinares das organizações . O trabalho acadêmico para obtenção do título de mestre profissional é uma dissertação com defesa diante de uma banca, mas existem outras exigências (como construção de protótipos e desenvolvimento de softwares funcionais, entre outras). Portanto, deve ser demonstrado neste trabalho a competência do mestrando em defender sua pesquisa de resolução de problemas reais utilizando os métodos e técnicas atuais aplicando-as na prática. Destina-se a profissionais com alguma experiência, que atuam em empresas ou instituições públicas e que manterão suas atividades durante o curso. Por este motivos as aula são finais de semana.

8 MESTRADO ACADÊMICO O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada nas disciplinas estudada em todo um curso de graduação. Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo. Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas e anais de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos pares acadêmicos.

9 DOUTORADO Os doutorados têm a duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração da tese. Para entrar o aluno faz prova conforme fez no mestrado e alguns centros pedem uma segunda lingua.

10 PÓS DOUTORADO Um pós-doutorado Ou pós-doutoramento  consiste em uma atividade especializada ou estágio de pesquisa em universidade, realizado após a conclusão do doutorado. Quem termina um doutorado e quer continuar se aprimorando como pesquisador tem a opção de fazer um pós-doutorado, que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento. Ao contrário da pós-graduação (mestrado e doutorado), o estágio de pós-doutorado não visa obtenção de um título.

11 LIVRE DOCÊNCIA Livre-docência é um título concedido no Brasil por uma instituição de ensino superior, mediante concurso público aberto, desde 11 de setembro de 1976, apenas para portadores do título de doutor, e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa. O concurso de livre-docência é aberto por edital e o candidato inscrito deverá, além de submeter-se a uma prova escrita e a uma prova didática, desenvolver também uma tese monográfica ou cumulativa sobre um tema acadêmico e defendê-la perante uma banca examinadora. Dependendo da área, uma prova prática pode também ser exigida no concurso de livre-docência. A livre-docência é regulada pelas Lei nº /72 e nº /74 e pelo Decreto /75 e pelo Parecer 826/78 do extinto Conselho Federal de Educação.

12 ALUNO ESPECIAL No Brasil, é possível cursar, geralmente, duas disciplinas do Programa de Mestrado ou até mesmo da graduação sem passar pelo exame de seleção. As inscrições costumam acontecer no mesmo período do Processo Seletivo para Mestrado. Após seleção dos aprovados regulares, o candidato não regular poderá matricular-se nas duas disciplinas sem que, porém, haja algum vínculo efetivo com a Instituição de Ensino Superior. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento das duas disciplinas cursadas como Aluno Especial . O candidato inscrito e aceito poderá matricular-se nas disciplinas obrigatórias, arcando com as mesmas responsabilidades financeiras e acadêmicas dos Alunos Regulares do Programa.

13 CAPES CURSOS RECONHECIDOS


Carregar ppt "PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google