A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos de um triângulo retângulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos de um triângulo retângulo"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos de um triângulo retângulo
Todo triângulo que tem um ângulo de 90°(ângulo reto) é denominado triângulo retângulo. O triângulo ABC tem um ângulo reto e é denominado triângulo retângulo: Onde: a: hipotenusa; b e c: catetos; h: altura relativa à hipotenusa; m e n: projeções dos catetos sobre a hipotenusa.

2 Teorema de Pitágoras O Teorema de Pitágoras é considerado uma das principais descobertas da Matemática, ele descreve uma relação existente no triângulo retângulo. Pitágoras (569 a. C a. C.) foi um filósofo e matemático grego nascido na ilha de Samos. Por razões políticas abandonou a ilha, passando alguns anos no Egito e em Itália. O teorema de Pitágoras tem esse nome porque sua descoberta encontra-se com a escola pitagórica . 

3 O Teorema de Pitágoras afirma que o quadrado do comprimento da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados, chamados catetos (a² = b² + c²). A hipotenusa é o lado oposto ao ângulo reto do triângulo retângulo. Por exemplo, vamos demonstrar esse teorema no triângulo retângulo, de hipotenusa com 5 cm, e catetos com 3 cm e 4 cm. a = 5 c = 3 b = 4

4 Temos: (5 x 5) = (3 x 3) + (4 x 4); 25 = ; 25 = 25 Sugue então o Teorema de Pitágoras : a² = b² + c²

5 Exemplos: Determine o valor de x nos triângulos retângulos abaixo

6

7 FIM!!!


Carregar ppt "Elementos de um triângulo retângulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google