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PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.

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1 PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa

2 Revolução Industrial: ciência e tecnologia
Nesse capítulo, vamos continuar tratando do termo “revolução”, mas agora ele terá um significado um pouco diferente. Revolução, aqui, será acompanhada dos termos “ciência”, “tecnologia” e “industrialização”. A Revolução Industrial foi um processo histórico durante os séculos XVII a XIX, mas que de certa forma existe ainda hoje. Observe a fórmula abaixo: O que essa imagem pode significar pra você? Escreva em seu caderno.

3 Matéria prima disponível Mercado consumidor
Revolução Industrial: política e economia A industrialização só foi possível quando a humanidade ultrapassou o regime biológico que estabelecia limites (alimento, vestuário, clima) e passou a criar meios para a sua sobrevivência. O carvão foi um dos primeiros elementos que comprovam essa análise. Essa matéria prima tirou a sociedade do antigo regime biológico e possibilitou grandes avanços tecnológicos. Atividades Mais História pág. 70 A Revolução Industrial significou, portanto, “intensas transformações técnicas produtivas, realizadas na Inglaterra e em parte da Escócia no século XVII.” Pioneirismo inglês: Oferta de mão de obra Matéria prima disponível Mercado consumidor Disponibilidade de capital pra se investir Desenvolvimento cientifico Ter uma classe mercantil

4 Revolução Industrial: política e economia

5 Revolução Industrial: política e economia
No século XVIII, a Inglaterra possuía condições políticas e econômicas para a Revolução Industrial. A condenação de um rei e a mudança de atitude da população que passou a cuidar mais e melhor de seus interesses. A economia inglesa deixou de ser fonte de subsistência para ser fonte de obtenção de lucros. Assim, puderam aumentar o excedente de sua produção, por meio de aprimoramento e melhor cultivo da terra. Atividade Pesquisa pág. 73 A Inglaterra, no ano 1800, havia superado a produção agrícola de toda a Europa, com menos . Adam Smith afirmava que a abundância barateia as mercadorias, estimulando grande número de trabalhadores a se estabelecer, considerando que seu trabalho, ali, pode render-lhe mais do que em outros lugares.

6 Revolução Industrial: inventos e progresso
Uma série de desenvolvimentos científicos e tecnológicos ganhou espaço e foi sendo aceita pela população em geral. Essas invenções modificaram não só as fábricas, mas toda a sociedade. Máquina a vapor, Barco a vapor Locomotiva Telégrafo Eletricidade Atualmente, os meios de transporte e comunicação são reflexos da Revolução Industrial. Os meios de transporte, por exemplo, começaram com a navegação. Depois vieram a locomoção pelas ferrovias, que facilitou a locomoção das pessoas em poucas horas. A invenção da máquina a vapor foi fundamental para o crescimento das ferrovias. Leitura pág. 75

7 Revolução Industrial: inventos e progresso
No Brasil, o crescimento das ferrovias é de responsabilidade do empresário, industrial e banqueiro Irineu Evangelista (Barão de Mauá) Atividades Mais História (pág. 70) Conhecimento em ação (pág )

8 Revolução Industrial: fábricas e trabalhadores
Algumas mudanças são significativas entre o modelo de produção antes da Revolução Industrial e a partir desse processo. Um artesão mantinha em sua casa um modelo de fábrica ou indústria doméstica. Na Revolução Industrial, a fábrica ou indústria contou com ferramentas e com máquinas que substituíram o trabalho pesado do homem e pelo aumento do número de trabalhadores. Outros fatores: Especialização do trabalho. Divisão das tarefas no trabalho Fabricação em maior quantidade e em menor custo Essas mudanças impactaram a vida das pessoas, por isso pode ser considerada uma “revolução”.

9 Revolução Industrial: fábricas e trabalhadores
Começou na Inglaterra, em meados do século XVIII. Passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. Ela também foi um processo histórico de radical transformação econômica e social. 1760 a 1850: Restrita à Inglaterra. Predominam a produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e a energia a vapor. 1850 a 1900: Espalha-se para outros países. Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem; surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. Invenção da locomotiva e do barco a vapor. 1900: A produção se automatiza; surge a produção em série; e explode a sociedade de consumo, com a expansão dos meios de comunicação. Avançam a indústria química e eletrônica, a engenharia genética, a robótica.

10 Revolução Industrial: fábricas e trabalhadores
Consequências sociais: surgimento de gravíssimas questões sociais jornada de trabalho de 15/16h por dia salários miseráveis péssimas condições de trabalho salários pagos em vales habitações de péssimas condições exploração do trabalho infantil e feminino aumento do desemprego, exploração excessiva dos trabalhadores, surgimento das ideologias revolucionárias... Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis: em torno de 80 horas por semana horas por semana horas por semana Atividade Conhecimento em Ação pág. 79

11 Fim...?

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