A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GÊMEOS SIAMESES Wingi M. Olivier TUTORA : Dra. Ana Graça 6 – 10 – 09

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GÊMEOS SIAMESES Wingi M. Olivier TUTORA : Dra. Ana Graça 6 – 10 – 09"— Transcrição da apresentação:

1 GÊMEOS SIAMESES Wingi M. Olivier TUTORA : Dra. Ana Graça 6 – 10 – 09

2 sumário Introdução Fecundação normal Formação dos gémeos
Complicações da gemelaridade Gémeos teratópagos ( siameses )

3 INTRODUÇÃO Gestação múltipla é um desvio do padrão humano normal !
Há maior incidência de problemas neonatais em gêmeos; Malformações congênitas, ACIU, prematuridade e mortalidade perinatal aumentada são mais comuns em gêmeos.

4 INTRODUÇÃO 1 Em cada 100 mil nascimentos, um é de gêmeos siameses;
Sugeriu-se que eram filhos de mães que tinham tido pensamentos impuros; Eram sinal de má sorte para a comunidade em que surgiam.

5 INTRODUÇÃO 2 Termo ̋siameses ̋ foi criado para os famosos gemeos Chang e Eng, que nasceram em no Sião (actual Tailândia) e tinham o mesmo umbigo e fígado; Residiam em Carolina do Norte, onde casaram com as irmãs Adelaide e Sarah Yates, filhas de um padre local; Passavam metade do tempo na casa de cada esposa e tiveram 22 filhos entre eles.

6 Chang e Eng

7 INTRODUÇÃO 3 Eng era calmo e Chang bebia muito;
Estavam quase sempre zangados um com o outro e chegaram aos 63 anos; Em 17 de Janeiro de 1874, Chang morreu de bronquite e Eng faleceu duas horas depois.

8 FECUNDAÇÃO NORMAL 2º glóbulo polar 1º glóbulo polar Óvulo

9 FECUNDAÇÃO Zona pelúcida Células foliculares Grânulos
Fusão dos núcleos Grânulos Zigoto Zona pelúcida Vagina Fecundação Útero Ovulação Ovário Cervix Trompa de falópio

10 Estadio de Blastocisto Camada superficial de células
Depois da Fecundação Trompa de falópio Fecundação 1º dia Implantação Endométrio 2º dia 3º dia Trofoblasto Parede uterina Estadio de Mórula Botão embrionário Estadio de Blastocisto 4º dia Massa celular interna Cavidade do blastocisto 5º dia Cavidade uterina Camada superficial de células

11 A FORMAÇÃO DE GÊMEOS

12 GÊMEOS DIZIGÓTICOS (DZ)

13 GÊMEOS DIZIGÓTICOS (DZ)
No momento da ovulação são expelidos dois ovócitos, ao invés de um, e ambos são fecundados; são oriundos de pares de zigotos distintos; Gêmeos fraternos (do latim, frater = irmão); Por terem origem biovular, podem ter o mesmo sexo ou ser discordantes quanto ao sexo (MF);

14 GÊMEOS DIZIGÓTICOS (DZ)→PLACENTA
Nem sempre apresentam duas placentas distintas; As placentas podem, aparentemente, fundir-se em uma única; A comunicação vascular entre as duas circulações não ocorre.

15 GÊMEOS MONOZIGÓTICOS (MZ)

16 GÊMEOS MONOZIGÓTICOS (MZ)
Um único zigoto sofre desenvolvimento irregular, dando origem a 2 indivíduos que são considerados idênticos do ponto de vista genético; São oriundos de uma única célula-ovo ou zigoto; É formado no período entre 1 e 14 dias depois da Fecundação .

17 GÊMEOS MONOZIGÓTICOS (MZ)
A divisão precoce resulta em gêmeos dicoriônicos; A divisão mais tardia dá origem a placentação monocoriônica, porém diamniótica (tipo mais comumente visto de gêmeos monozigóticos); A divisão um pouco mais tardia resulta em gêmeos monocoriônicos e monoamnióticos; Uma divisão ainda mais tardia resulta em gêmeos unidos por alguma parte do corpo.

18 Dizigóticos: dicoriônicos – diamnióticos
Monozigóticos < 4 dias : dicoriônicos – diamnióticos 30% 4-8 dias: monocoriônica-diamniótica (65%) 9-13 dias: monocoriônica-monoamniótica(5%) > 13 dias: siameses(1: )

19 GÊMEOS DICORIÔNICOS MZ
Têm diferentes placentas; Podem estar separadas ou fundidas; A anastomose vascular não ocorre e a identificação de cada placenta pode ser grosseiramente feita.

20 GÊMEOS MONOCORIÔNICOS MZ
Têm uma placenta comum; Existe sempre comunicação vascular entre as duas circulações; Assim, fica evidente que gêmeos monocoriônicos devem ser sempre monozigóticos, são invariavelmente do mesmo sexo e têm o mesmo grupo sanguíneo.

21 COMPLICAÇÕES DA GEMELARIDADE
Mortalidade perinatal; Prematuridade; Baixo peso; ACIU; Síndrome de transfusão fetal; Malformações congénitas;

22 Mortalidade perinatal
É 4 vezes maior do que em produtos de gestação única; Em gêmeos monocoriônicos, é aproximadamente 2 a 3 vezes maior que em dicoriônicos.

23 Prematuridade Aproximadamente 40 – 50% dos partos gemelares ocorrem antes de 37 semanas.

24 Baixo peso Sua incidência entre gêmeos é da ordem de 50 – 60%;
5 a 7 vezes maior que a incidência de baixo peso em gestações únicas; Mortalidade perinatal é 2,5 vezes maior em gêmeos cuja diferença de peso ao nascimento é > 25%, do maior para o menor.

25 ACIU Na população estudada por Manlan et al, a incidência de ACIU foi 10 vezes maior em gêmeos do que em fetos únicos; ACIU ocorre mais frequentemente entre gêmeos monocoriônicos do que dicoriônicos.

26 SÍNDROME DE TRANSFUSÃO FETAL
Em consequência de anastomoses placentárias artério-venosas, que podem permitir o estabelecimento de um fluxo sanguíneo preferencial de um gêmeo para outro; A anastomose vascular é responsável pelas altas taxas de morbilidade e mortalidade associadas a gêmeos monocoriônicos.

27 SÍNDROME DE TRANSFUSÃO FETAL

28 SÍNDROME DE TRANSFUSÃO FETAL
É diagnosticada quando existe uma diferença de hemoglobina > 5g/100 ml entre os gêmeos; Pode ser suspeitada quando um dos gêmeos parece pletórico e o outro pálido ao nascimento; Pode existir também discordância entre os PN, sendo o gêmeo receptor bem maior.

29 MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS

30 MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS
Maior prevalência de malformações ao nascimento em gêmeos do que em fetos únicos; As malformações são mais frequentes entre pares de gêmeos monozigóticos; Gêmeos dizigóticos apresentam taxas similares de malformações congênitas com a gestação única.

31 MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS
São divididos em 3 sub-grupos: Defeitos impostos tardiamente devido do limitado espaço intra-útero. Exºs: assimetria facial, torcicolo congênito, pé torto congênito; Anastomoses vasculares na placenta com risco de CID ao nascimento no feto monocoriônico sobrevivente; Defeitos precocemente adquiridos na morfogênese;

32 DEFEITOS PRECOCEMENTE ADQUIRIDOS NA MORFOGÊNESE
Os defeitos mais frequentes são: Anomalias do SNC, Sistema cardiovascular e Defeitos do trato gastrointestinal. O exemplo mais conhecido deste grupo é de gêmeos siameses, uma anormalidade provavelmente secundária à divisão incompleta dos blastocistos.

33

34 GÊMEOS SIAMESES Quando a gemelaridade monozigótica ocorre tardiamente na segunda semana depois da concepção, a divisão incompleta dos embriões pode ocorrer, resultando em gêmeos siameses; São sempre unidos por pontos idênticos.

35 DENOMINAÇÃO Siameses =teratópagos;
Em grego, téras = monstro; pagos = unido.

36 factores associados História de patologia de tiróide;
Tratamento para infertilidade das gestantes; O uso frequente de esteróides sexuais no início da gestação.

37 CLASSIFICAÇAO Toracópagos (40%) : unidos pelo tórax;
Xifópagos ou Onfalópagos (34%) : unidos pela parede anterior do abdomen; Pigópagos (18%) : unidos pelas nádegas; Ischiópagos (6%) : unidos pelo ísquio; Craniópagos (2%) : unidos pela cabeça.

38

39

40

41 Abigail e Brittany Hensel

42

43

44

45 tratamento Vai depender da extensão da área unida e, especialmente, dos órgãos compartilhados; Tem suscitado grandes debates entre médicos e teólogos de diversas religiões.

46 CONCLUSÕES Gêmeos têm alta taxa de mortalidade peri-natal, prematuridade, baixo peso ao nascimento, ACIU e malformações congênitas; Gêmeos monozigóticos apresentam menor peso ao nascer e maiores taxas de malformaçoes congênitas do que os dizigóticos;

47 CONCLUSÕES Gêmeos monocoriônicos apresentam maior taxa de mortalidade peri-natal, discrepância de peso ao nascimento e ACIU do que gêmeos dicoriônicos.

48 BIBLIOGRAFIA Katharine D et al. Incidence, morbidity and mortality and diagnosis of twin gestations. Clin Perinatol 15;1, 2008 Bardawil WA et al. Placental considerations in multiple pregnancy. Clin Perinatol 15;13, 2005 Bleker, OP & Huidekoper, BL. A study of birth weight, placental weight and mortality of twins as compared to singletons. Br J Obstet Gynecol 2002; 86:111

49 Obrigado !


Carregar ppt "GÊMEOS SIAMESES Wingi M. Olivier TUTORA : Dra. Ana Graça 6 – 10 – 09"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google