A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE LINGUAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE LINGUAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE LINGUAGEM

2 Metáfora A metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas: Ex.: “O tempo é uma cadeira ao sol, e nada mais” Carlos Drummond de Andrade  “Sua boca é um cadeado E meu corpo é uma fogueira”. Chico Buarque “O samba é o pai do prazer O samba é filho da dor”. Caetano Veloso

3 COMPARAÇÃO Comparação é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. É mais facilmente entendida como a aproximação de dois termos que se assemelham. O Amor queima como o fogo  Luís de Camões A chuva cai como lágrimas. A mocidade é como uma flor. A vida vem em ondas como o mar.

4 METONÍMIA Metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. O efeito pela causa: Sócrates tomou a morte. (O efeito é a morte, a causa é o veneno). A causa pelo efeito: Sou alérgica a cigarro. (O cigarro é a causa: a fumaça, o efeito. Podemos ser alérgicos à fumaça, mas não ao cigarro). A marca pelo produto: O meu irmãozinho adora danone.(Danone é a marca de um iogurte; o menino gosta de iogurte).

5 METONÍMIA O autor pela obra: Lemos Machado de Assis por interesse. (Ninguém, na verdade, lê o autor, mas as obras dele em geral). O lugar pelo produto do lugar: Quero tomar um porto na temperatura certa. (vinho do Porto). O continente (o que está fora) pelo conteúdo: Bebeu o cálice todo. (Bebeu todo o líquido que estava no cálice).

6 METONÍMIA A parte pelo todo: Várias pernas passavam apressadamente. (Várias pessoas passavam apressadamente). O singular pelo plural: A mulher foi chamada para ir às ruas na luta por seus direitos. (As mulheres foram chamadas, não apenas uma mulher). A matéria pelo objeto: Ao cair da tarde, o bronze soa lento e triste. (o sino).

7 Sinédoque Variação da metonímia; quando se troca a palavra que indica o todo de um ser por outra que indica apenas uma parte dele, ou o singular pelo plural. Nunca tive um teto próprio. (casa) O francês cultiva a arte culinária (os ...) O rebanho tinha mil cabeças. (parte do...)

8 Antonomásia Variante também da metonímia; substituir o nome próprio da pessoa por uma característica pela qual ela se tornou notória, ou seja, a substituição de um nome por outro que com ele tenha afinidades semânticas. O Aleijadinho deixou esculpida na pedra a história de uma época. O Salvador é que redimirá os homens.

9 Perífrase Variação também; substitui o nome comum ou próprio por uma expressão mais longa. O Rei do Futebol foi imortalizado em uma estátua. A cidade-luz continua bela e majestosa. O poeta dos escravos morreu cedo.

10 Antítese Emprego de palavras ou expressões de sentidos opostos.
Trocando o amargo pelo mel... Vida e morte se encontram.

11 Personificação ou Prosopopeia
Atribuição de características animadas a seres inanimados. A floresta gesticulava bravamente. . Um grão de areia mirava o céu. As ruas estavam alegres no carnaval.

12 Hipérbole Eufemismo Consiste na suavização da linguagem.
Caracteriza-se pelo exagero da linguagem, a fim de intensificar uma ideia. Queria gritar mil vezes se fosse preciso. Chorou tanto que inundou o quarto. Eufemismo Consiste na suavização da linguagem. . Faltava-lhe inteligência para isso. . Ele descansou em paz.

13 Apóstrofe - Evocação de alguém ou de determinada
entidade em meio ao discurso. É o chamamento imaginário ou não da mensagem. . Ó Deus, quanta miséria! . E você, amada minha, não vá embora.

14 Ironia Aliteração Consiste em dizer o contrário do que se pensa.
Muito competente aquele candidato! Que belo corte de cabelo! Aliteração Consiste na repetição de um mesmo fonema para realçar sons consonantais. . Acho que a chuva ajuda a gente se ver. . Vozes veladas, veludosas vozes. Cruz e Sousa

15 Assonância Onomatopeia É a repetição de sons vocálicos.
E bamboleando em ronda dançam bandos tontos e bambos de pirilampos. Guilherme de Almeida Onomatopeia Reprodução do som de um objeto ou situação. Blem... Blem... Cantam os chocalhos. O bumbum do tambor...

16 Assíndeto Polissíndeto Consiste na repetição de conectivos
Consiste na ausência de conectivos entre termos ou orações. Foi apanhar gravetos, arrancou as plantas, cheirou-as e colocou-as no vaso. Vim, vi, venci. Polissíndeto Consiste na repetição de conectivos entre termos ou orações . O amor que a exalta e a pede e a chama e a implora.

17 Inversão É a alteração da ordem normal dos termos da oração ou da frase. Também conhecida por Anástrofe. Das minhas coisas cuido eu. Tão leve estou(=Estou tão leve), que nem sombra tenho. Mário Quintana

18 Hipérbato Inversão brusca. . “ Passeiam, à tarde,as belas na avenida.”
Drummond . Vendo o triste pastor que com enganos lhe fora assim negada a sua pastora.” Camões Ordem direta: O triste pastor vendo que a sua pastora lhe fora negada assim com enganos.

19 Anáfora Consiste na repetição de uma mesma
palavra para dar ênfase a uma ideia. Noite – montanha – Noite vazia Noite indecisa – Confusa noite Noite à procura, mesmo sem alvo. Drummond

20 Anacoluto Interrupção da estrutura sintática da frase, iniciando um pensamento sem ligação alguma com o anterior. Deixe-me ver... É necessário começar por... Não, não, o melhor é tentar novamente o que foi feito ontem. Essa sua mania, suas preocupações com detalhes me irritam.

21 Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilhão de vezes repito isso.
Gradação ou clímax Sequência de ideias em sentido crescente ou decrescente. Mais dez, mais cem, mais mil e mais um bilhão de vezes repito isso. A raiva, o ódio, a ira o consumiam. Catacrese Metáfora desgastada . Enterrou a espada no dorso dela. . Chegou ao aeroporto e embarcou às 9h.

22 Sinestesia Consiste na mistura de sensações. O sol de outono caía como uma luz pálida e macia. Seu olhar tinha um gosto amargo. Zeugma Omissão de uma ou mais palavras já expressas anteriormente. . Um deles queria saber, o outro não. A garota estava chorando; a outra rindo.

23 Elipse Pleonasmo Repetição de um termo para realçar o sentido.
Omissão de uma ou mais palavras, sem que se comprometa o sentido. A praia deserta, ninguém àquela hora. Dormimos todos em paz. Pleonasmo Repetição de um termo para realçar o sentido. . Eu canto um canto matinal. Viveu uma vida feliz.

24 Paradoxo ou oxímoro Trata-se de uma antítese com maior intensidade no contraste de ideias. . Amor é um fogo que arde sem se ver, É ferida que dói e não se sente. . Claro enigma (título de um livro de Drummond)

25 Silepse (concordância ideológica)
Gênero Vossa Excelência está enganado. . Número A plateia aplaudiram o cantor. . Pessoa Os jovens precisamos participar da política.


Carregar ppt "FIGURAS DE LINGUAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google