A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7
Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos na UBS Maria Sofia de Souza Cruz, Rio Branco/AC Especializando: Anilse Rodríguez Cruzata Orientadora: Lenise Menezes Seerig Pelotas, 2015

2 Introdução A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e às alterações metabólicas, com aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais.

3 Introdução Diabetes Mellitus (DM), transtorno metabólico de etiologia heterogênea, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. (Cadernos de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, p) Os profissionais da Atenção Básica têm importância primordial nas estratégias de prevenção, diagnóstico, monitorização e controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus.

4 Importância da ação programática
Ampliação da cobertura e melhoria dos registros dos hipertensos e diabéticos; Capacitação dos profissionais da saúde na UBS; Maior organização no atendimento desses pacientes, proporcionando um acompanhamento adequado segundo os manuais técnicos do MS; Incremento das atividades educativas de prevenção de saúde, com as consequentes mudanças dos estilos de vida inadequados.

5 Caracterização do município
Localização: O município de Rio Branco, capital do estado Acre, região norte do Brasil, é cortado pelo rio Acre que divide a cidade em duas partes denominadas primeiro e segundo Distritos. População: habitantes. Serviços de saúde: 59 UBS URAP CAD 3 UPA NASF HOSMAC PS CEO SAMU

6 Caracterização da UBS A unidade tem boa estrutura para os usuários com deficiências físicas, com ausência de barreiras arquitetônicas. População: 2752 pessoas, em 688 famílias (muitos deficientes da hanseníase). Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7 às 12h da manhã e das 14 às 17h da tarde. Composição da equipe: Médico de ESF, enfermeira, técnica de enfermagem e sete ACS, não tem equipe de odontologia.

7 Situação da ação programática na UBS antes da intervenção
Estimativa: 419 hipertensos e 103 diabéticos. Índices de cobertura: 115 hipertensos (27%) e 43 diabéticos (42%). Registros inadequados, falta de planejamento, coordenação, avaliação e monitoramento das ações dispensadas a pacientes Hipertensos e Diabéticos. Falta da equipe de odontologia para melhorar a saúde bucal e as ações da ESF neste grupo específico.

8 Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos na UBS Maria Sofia de Souza Cruz, Rio Branco/AC.

9 Objetivos Específicos:
Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. 2. Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. 3. Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. 4. Melhorar o registro das informações. 5. Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular. 6. Promover a saúde de hipertensos e diabéticos.

10 Metodologia e Logística
Período: projeto estruturado para ser desenvolvido em 16 semanas, mas foram só 12 semanas, com inicio em de 16 de março até 04 de junho de 2015. Público alvo: usuários hipertensos e/ou diabéticos da área de abrangência. Instrumentos: Ficha espelho, Planilha de Coleta de Dados, Prontuário clínico. Definidas as atribuições de cada membro da equipe.

11 Metodologia e Logística
Para alcançar os objetivos e metas foram estabelecidas ações nos quatro eixos: monitoramento e avaliação, organização e gestão de serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica. Confeccionado cronograma de trabalho. Manual técnico utilizado para as capacitações dos membros da equipe: Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, n.36 Diabetes Mellitus e n.37 Hipertensão Arterial, 2013.

12 Objetivos, Metas e Resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1. Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Resultados: Mês 1: 83 hipertensos Mês 2: 145 hipertensos Mês 3: 253 hipertensos

13 Meta 1.2. Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Resultados: Mês 1: 28 diabéticos Mês 2: 50 diabéticos Mês 3: 69 diabéticos

14 Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 2.1. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos. Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Meta 2.3. Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4. Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

15 Meta 2.5. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6. Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Todas atingidas em 100% nos três meses. Mês 1: 83 hipertensos Mês 2: 145 hipertensos Mês 3: 253 hipertensos

16 Meta 2.7. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Resultados: Mês 1: 80 hipertensos Mês 2: 145 hipertensos Mês 3: 253 hipertensos Meta 2.8. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Atingida em 100% nos três meses.

17 Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 3.1. Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2. Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Não tivemos faltosos durante a intervenção.

18 Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4. 1
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2. Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingidas em 100% nos três meses da intervenção.

19 Objetivo 5: Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular. Meta 5.1. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2. Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Atingidas em 100% nos três meses da intervenção.

20 Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e/ou diabéticos.
Meta 6.1. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 6.2. Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 6.3. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.4. Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos pacientes diabéticos.

21 Meta 6.5. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.6. Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos. Meta 6.7. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes hipertensos. Meta 6.8. Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos. Atingidas em 100% nos três meses da intervenção.

22 Discussão Propiciou a ampliação da cobertura da atenção aos hipertensos e/ou diabéticos. Melhoria dos registros e a qualificação da atenção com destaque para a ampliação do exame dos pés dos diabéticos e para a classificação de risco cardiovascular de ambos os grupos. Maior rigor e sistematização na realização de exames complementares segundo os protocolos do MS e quanto a garantir as prescrições de medicamentos da rede e/ou Farmácia Popular.

23 Discussão Aumento e sistematização das orientações sobre prevenção em saúde. Maior engajamento com a comunidade. Conscientização da população sobre a importância do acompanhamento de saúde para os hipertensos e/ou diabéticos. A equipe tornou-se mais organizada, unida, engajada e mais capacitada.

24 Reflexão crítica sobre processo pessoal de aprendizagem
Gerou grande ansiedade por ser desconhecido, além das dificuldades com o idioma, a computação e o acesso à Internet, indispensáveis para o desenvolvimento adequado do curso. Significado imensurável na minha prática profissional, com ampliação dos conhecimentos sobre o SUS. Proporcionou conhecimentos sobre ferramentas de trabalho na atenção primária, sobre a carta dos direitos dos usuários, as atribuições dos membros da equipe. Aumento do vínculo com a comunidade.

25

26 OBRIGADO!


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google